[OLHARES SOBRE O ESC2020] Ucrânia


Ucrânia
Intérprete(s): Go_A
Tema: Solovey




Daniel Cunha -  A canção da Ucrânia tem tudo de excêntrico, com música que nos leva numa viagem contagiante pelo pais. A mistura de sons faz prender todos os que a ouvem. Merece ser distinguida pela sua originalidade e prestação.
 
4 pontos
 
Diogo Resgate -  Canção étnica, que reconheço qualidade na sua composição. Mas, para mim, é extremamente irritante. A voz da cantora é extremamente aguda e isso torna-se um fator repulsivo à sua audição (pelo menos para mim). A atuação pedia outro tipo de trabalho, com mais movimento. Não é uma atuação memorável, como a Ucrânia já nos habituou noutros tempos… Atribuo nota negativa para os últimos 30 segundos da canção que são uma mistura de sons pouco agradável. Pessoalmente não é uma música nem uma atuação do meu gosto.
 
2 pontos

Emanuel Filipe - Tenho tendência a valorizar músicas que sejam cantadas na língua materna do país que representam, e que nos tragam um pouco do panorama cultural do mesmo. Por essa razão, penso que foi uma escolha feliz por parte da Ucrânia. É uma fusão muito inteligente entre música tradicional ucraniana, e sons contemporâneos. No entanto, não me parece que fossem arrecadar os lugares cimeiros a que o país está habituado. Já há muito tempo que queria ver a Ucrânia a apostar na sua língua, mas penso que já tiveram melhores oportunidades para o fazer, inclusive com músicas dentro deste estilo. Penso também que o timbre da cantora faz com que a música se torne menos acessível a um público mais amplo. Provoca opiniões extremas: ou se gosta, ou se odeia. É um fenómeno que já resultou muito bem em diversas ocasiões, mas não me parece que o mesmo fosse acontecer.


 
7 pontos
 
Fábio Ventura - “Solovey”, ou “Rouxinol” em português, é o nome da canção ucraniana e é também um dos símbolos mais marcantes do folclore e cultura daquele país. Juntando a tradicionalidade do folk ucraniano com ritmos contemporâneos, “Solovey” é um registo étnico hipnotizante, defendido pela voz tradicional da Katerina Pavlenko, que lembra o tema polaco do ano passado. Ainda que este tenha falhado o apuramento, “Solovey” tem uma composição mais cativante e a modernidade do instrumental chegaria com certeza a uma maior audiência, apesar de reconhecer que é talvez uma daquelas canções que ou se ama ou se detesta. A performance na gala final do Vidbir demonstrou uma preparação cuidada, havendo pouco a melhorar – gostei particularmente dos movimentos de dança subtis da vocalista e o jogo de luzes realizado. Sendo defensor da diversidade cultural e linguística no palco eurovisivo, fiquei muito feliz com a escolha dos ucranianos que era aliás também a minha. Não creio que fosse disputar a vitória, mas iria muito provavelmente disputar um lugar bastante agradável na classificação final em Roterdão.

10 pontos

Marcel Pessoa -   Primeira canção totalmente em ucraniano, parabéns ao país. Quase todos gostam do instrumental, mas quando a vocalista começa a cantar, há um divisor de águas. Eu particularmente consigo apreciar este estilo de canto (adorava a Polónia no último ano), porém compreendo que não é para todos. O que na verdade me faz desconectar de Solovey são as expressões faciais e corporais da vocalista. Ainda assim, percebo mais pontos positivos do que negativos, como a mistura de étnico e moderno. Merecia ir à final
 
8 pontos

Nuno Carrilho - Talvez a canção mais intrigante do ano! "Solovey" é o exemplo claro do primeiro estranha-se, depois entranha-se. Resultante de uma mistura entre sons étnicos e de sons atuais, a canção ucraniana ganhou entidade própria e não parecia uma manta de retalhos como outras que vimos no alinhamento... O facto de ser interpretada em ucraniano era, para mim, mais um ponto a favor. Contudo, sejamos sinceros: muito dificilmente a Ucrânia lutaria pela vitória com uma canção assim... mas era óptima! Uma das melhores do ano!

12 pontos

Patrícia Gargaté - Vou tentar focar-me apenas nesta canção, porque na final nacional ucraniana tinha um claro favorito... e não era a "Solovey". O certo é que esta canção primeiro estranha-se e depois (quase) se entranha. Digo quase porque não consegui ainda adorar esta canção, ainda que a prefira antes de outras que são muito mais populares. Espero que este flow seja transportado para a canção do ano que vem, mas com as melhorias que são necessárias.

7 pontos

Pedro Maia - "Solovey" é talvez a música com mais identidade desta Eurovisão, é impossível ficar indiferente a esta música, tanto porque se pode adorar como odiar. Na minha opinião esta música traz-nos um pouco do que é a cultura musical ucraniana, com um mix de sonoridades modernas o que dá destaque á música e a torna realmente diferente dos resto das propostas deste ano. A Ucrânia muito provavelmente teria um lugar na grande final e mais uma vez uma grande classificação.
 
8 pontos

Ricardo Matias - Este ano a Ucrânia apresenta a canção mais tradicional/cultural da Eurovisão, com uma mistura de modernismo que torna a canção dos Go_A tão misteriosa, impactante e interessante, que o júri irá gostar e o público irá ficar intrigado mas interessado, nem que seja para tentar perceber o que é dito na letra, toda ela na língua materna. Comparava eventualmente esta canção a Polónia 2019 (Tulia, “Fire of Love”), contudo acho a canção da Ucrânia bem melhor, e até dou os parabéns à Ucrânia por levar pela primeira vez uma canção cantada unicamente em ucraniano. Por todas as razões aqui indicadas, a minha aposta seria para um top10 para a Ucrânia, que regressaria forte à Eurovisão.
 
10 pontos

Rui Duarte - Uma entrada que eu adoro! Aqui está presente a perfeita harmonia entre a cultura ucraniana, a sua etnicidade e os arranjos Pop que fazem desta representação algo intemporal.  A prestação vocal da interprete não é a melhor mas poderia com alguma facilidade ser melhorada caso esta edição ocorresse.  Tenho dúvidas em relação à pontuação que o júri daria.

8 pontos

Total dos 33 comentadores: 203 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. UCRÂNIA:Go_A "Solovey" (Rouxinol)- Não atino muito com o género folk, quase sempre com vozes muito estridentes que eu abomino. Estas estrofes podem ter muito significado para os próprios mas a mim não me dizem nada. Talvez digam também ao rouxinol que gosta muito de cantar. Dou: 1 ponto.

    ResponderEliminar