[OLHARES SOBRE O ESC2020] Itália


Itália
Intérprete(s): Diodato
Tema: Fai Rumore



Ana Branco - Quando Diodato apresentou Fai Rumore em Sanremo, não entrou no meu top. Confesso-o que fiquei triste quando ele venceu o certame, apesar de o considerar um excelente vocalista. Achei que não era o ano de vencer uma “balada” como a dele. Mas errei. Redondamente. Pouco a pouco esta canção cresceu em mim, ainda mais devido à situação actual. Fai Rumore deixou de ser uma canção sobre um relacionamento falhado e passou ser o soundtrack de um povo que resiste e luta contra uma pandemia cruel. Não consigo deixar de me emocionar sempre que a oiço. Não consigo ser imparcial em relação à Itália este ano. Merecia ganhar a Eurovisão. Merece ser escutada vez e vez sem conta. Itália merece a nossa solidariedade
 
12 pontos
 
André Almeida - Como já nos habituou, a Itália voltou a trazer ao festival o melhor que se faz na indústria musical italiana. Mesmo não sendo tão entusiasta com a proposta que trouxeram este ano, como era no ano passado, tenho que reconhecer a belíssima composição da música e a poderosa interpretação de Diodato. Se tivesse que descrever a canção em apenas duas palavras, diria que “madura” e “emotiva” serviriam que nem uma luva. O tom melódico que a língua italiana confere às canções joga também bastante a favor de “Fai Rumore”. Acredito veemente que esta faria bastante barulho a 16 de maio e quiçá poderia lutar pela vitória.
 
8 pontos

Bruno Roque - A minha aposta para ganhar a Eurovisão deste ano e não era só por ser a minha favorita. A língua italiana é uma das mais bonitas e via o júri e o público a votar em massa nesta bella
canzone. Ouvir esta canção pela primeira vez tocada pela orquestra em San Remo deu-me a sensação de ter andado uns anos para trás na Eurovisão e desta vez, no bom sentido. O refrão é um grito que se quer fazer ouvir e que podia muito bem ser o hino da luta italiana das últimas semanas.

12 pontos

Carlos Fernandes - "Fai rumore" tem uma melodia bem Italiana, um som que se ouve muito da Itália, portanto, para mim, não traz nada de novo e excitante ao mundo do Eurofestival. É uma  canção que me deixa frio.

2 pontos

Cláudio Guerreiro - Analisando diferentes fatores como segurança vocal, melodia e entrega na interpretação, “Fai Rumore” é das propostas mais interessantes do ano. Pode não ser a canção mais original da edição, mas o Diodato coloca tanta carga emocional ao cantá-la que acabo por me sentir sempre arrebatado de cada vez que a oiço. Este país acaba por ser valorizado em demasia em algumas edições, mas este ano um top 10 ficaria perfeito no currículo da participação do país. Veremos como será a escolha do método de seleção de Itália no próximo ano, mas não me incomodaria minimamente que optassem por escolher o Diodato internamente.

10 pontos

Diogo Cabral - A Itália estava no leque das minhas favoritas a vencer o ESC 2020, pese embora penso que não viesse a acontecer. Gosto da voz do cantor, da letra, apesar de ser já gasta, e do facto deste país se continuar a representar pela língua materna. É mais uma daquelas canções que não me canso de ouvir. Penso que o vídeo oficial revela aquilo que a RAI tinha ideia de fazer no palco - o cantor e uma bailarina. Simples e eficaz. Não acredito que Diodato volte em 2021, pois a emissora italiana não deve abdicar do seu Festival Di Sanremo. É pena!

12 pontos

Hugo Sepúlveda - Itália volta a manter o seu legado e mantém a qualidade nos seus representantes eurovisivos. Fai Rumore é uma belíssima e muito sentida balada italiana (não fosse a sua inspiração estar a concurso no Sanremo também) e isso ninguém lhe tira, juntamente com uma quase certa boa classificação. No entanto, apesar de toda a sua qualidade e sentimento é daquelas músicas que não procuro e nem me dá vontade de ouvir, mas que quando calha, consigo desfruta-la e aprecia-la. Há uns mixed feelings, mas não deixa de ser uma das boas músicas que ficaram perdidas nesta edição.

7 pontos

Luís Nepomuceno - Diodato, vencedor da 70.º edição do mítico Festival Di Sanremo, representaria a Itália com o tema “Fai Rumore”, uma das poucas canções deste ano interpretadas na língua materna.
É mais uma balada. Mas há que separar as baladas italianas das restantes. A língua italiana tem uma doçura que poucas línguas no Mundo têm. E esta doçura conquista qualquer um. “Fai Rumore” não é exceção. Com uma letra incrivelmente vem escritas (das mais bonitas que li), aliada à excelente orquestração (algo comum a todos os participantes do Festival Di Sanremo), “Fai Rumore” é uma autêntica obra de arte. Para além disso, Diodato tem uma capacidade vocal acima do normal. Muito boa mesmo! Sendo finalista e sendo uma bela canção, estaria entre as favoritas a vencer o certame. E para terminar... Forza Italia!
 
10 pontos
 
Patrícia Gargaté - Esta é a minha canção favorita de 2020 e devo confessar que não me conquistou à primeira audição, porque não a ouvi como deve ser. Fai Rumore tem tudo quanto é bom: Melodia, voz, potência, letra. Uma qualidade claramente acima da média das restantes canções deste ano. A Itália tem sido mal tratada na Eurovisão há anos e merecia vencer, finalmente, este ano. É pena que não possamos ver isso a acontecer.
 
12 pontos

Rodrigo Pinto - País de excelente música, não só na Eurovisão, mas esta é mais uma fonte que confirma as boas qualidades que a música italiana transmite. Apesar de não ser a minha favorita no Festival di Sanremo é mais uma daquelas canções com composição fenomenal, uma balada autêntica com instrumental bem melódico e poderoso. “Che fai rumore qui”? A Itália faz, e faz-me bem.

12 pontos

Total dos 33 comentadores: 315 pontos
 
Ver pontuações na íntegra AQUI


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. ITÁLIA: Diodato "Fai Rumore" ("Diz qualquer coisa" tradução livre)- Todos os países, julgo eu, adoram o romantismo e se servem dele para comporem músicas que serão tanto mais belas quanto mais inspiradora for a poesia que alguém criou. A Itália tem bastos exemplos de canções muito fortes também graças às letras que para elas foram criadas. Mas o Festival da Eurovisão nem sempre dá o devido valor a esses portentos de inspiração. Estou a lembrar-me de Domenico Modugno que levou, salvo erro em 1966, uma extraordinária melodia intitulada "Dio Como Ti Amo", mais tarde popularizada por Gigliola Cinquetti, que para o "grande" júri da Eurovisão valeu o mesmo que valem na maioria das vezes os grandes trabalhos das equipas portuguesas, ou seja, nada, um ignóbil zero. Este ano a Itália prestava-se para apresentar um portento de canção romântica numa interpretação sem mácula do charmoso Diodato mas destas vez foram as estirpes virais que não lhe permitiram tentar mais uma glória eurovisiva, seria apenas a 3ª, muito pouco, digo eu, porque merecia muito mais. Dou: 12 pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vastos, e não bastos! ��

      Eliminar
    2. Não, é mesmo bastos que eu quis dizer que significa numerosos. Ou será que não tem um dicionário completo? Mas não estou zangado consigo, pelo menos teve a gentileza de ler a minha prosa.

      Eliminar
    3. Eu conheço a palavra e foi mesmo bastos que eu quis dizer. Os professores de português que sem pedirem licença resolvem dar um ar de sabões deviam primeiro confirmar o que querem corrigir, porque às vezes pode sair-lhes o tiro pela culatra e já não é a primeira vez que acontece quando querem mudar os meu textos.

      Eliminar
    4. Bastos = Numerosos
      Vastos = Amplos
      Conclusão: Não se precipite a corrigir o que ignora. E ficamos por aqui.

      Eliminar