[OLHARES SOBRE O JESC2020] Bielorrússia


Bielorrússia
Intérprete(s): Arina Pehtereva
Tema: Aliens



André Pereira - Canção muito interessante! Muito ao estilo da canção de 2017, "Aliens" poderá vir a surpreender no concurso. Arina tem uma voz excelente e destaco também o instrumental do tema, que é igualmente excelente.

8 pontos

Carina Ferreira - Música potente e que, na minha opinião, terá um belo efeito se esse poder vocal conseguir ser atingido ao vivo. Acredito que seja daquelas canções que já prometem na versão estúdio e acabam por confirmar ao vivo e, em alguns casos, superar mesmo as expetativas. Arina Pehtereva possui uma voz forte e madura e a meu ver este tema é um dos que possivelmente teria lugar na Eurovisão "adulta". Se tiver uma boa classificação, será merecido.  

12 pontos

Carlos Fernandes - Canção moderna com um "rap" que encaixa de forma natural. Os arranjos modernos dão um tom de mistério à melodia.

12 pontos

Cláudio Guerreiro - Sempre que oiço uma música bielorrussa no JESC penso: “É isto que vocês têm de ser no ESC”. Mais um ano em que a Bielorrússia vem com tudo. Um instrumental poderoso, que começa algo misterioso e que vai crescendo ao logo da música. É uma canção que requer uma grande prestação vocal da cantora para passar o impacto que ela pretende transmitir. Esperemos para ver como será ao vivo, mas tem tudo para ser mais uma grande atuação do país. Sou suspeito, por ser um grande fã da música que se faz no leste da Europa, mas é sempre delicioso ouvir a língua russa em propostas desta qualidade.

12 pontos

Daniel Cunha - Uma balada bastante sentida e emocionante. O arranjo desta canção é algo extraordinário para o Festival Eurovisão Júnior, não sendo de todo esperado. Tem tudo para uma grandiosa atuação.

12 pontos

Emanuel Filipe - Se se conseguir reproduzir ao vivo, a força, e aquele caráter épico que a música tem em estúdio, a Bielorússia é uma potencial vencedora. A música comporta diversas mudanças ao longo dos três minutos, que impedem que se torne enfadonha ou previsível. Pode resultar muito bem com o júri, e pode igualmente obter um bom resultado com a votação online. Se bem que, a segunda poderá ser o maior obstáculo a uma possível vitória. Sem ter visto qualquer performance ao vivo, tem por enquanto todos os elementos necessários que uma música vencedora deve reunir.

12 pontos

Fábio Ventura - Tendo participado em todas as edições do JESC, a Bielorrússia, que está a atravessar um período de grandes conturbações políticas, democráticas e sociais, optou por descartar a sua selecção nacional e escolher internamente Arina Pekhtereva para representar aquele país. “Aliens” mantém-se fiel ao evento pandémico, tentando transmitir uma mensagem de esperança para que sejam os mais novos a salvar o mundo, um mundo no qual se sentem quase como extraterrestres. Quer a voz quer o instrumental têm imenso potencial e deveriam servir como exemplo da qualidade que as canções que o país envia ao ESC deveriam ter.   

10 pontos

Hugo Sepúlveda - Bielorrússia presenteia-nos com uma mensagem esperança e está novamente nos lugares cimeiros do meu top! Aliens pode parecer um pouco confusa, com demasiada gritaria nuns momentos e estranhamente falada noutros, mas tem vindo a conquistar-me! O instrumental é o ponto mais forte de toda a proposta e pode ainda crescer mais com uma presença forte e vozeirão por parte de Arina. Acredito que a actuação seja semelhante ao vídeo, e que Arina consiga encher o palco! Provavelmente não vai ficar tão bem classificada como eu gostaria, mas é pena! 

10 pontos

João Barateiro - Arrasadora. Independentemente do resultado que vá conseguir, a canção bielorrussa é reconhecida por muitos como uma das mais fortes de 2020. Completamente diferente de qualquer outra a concurso, tem uma estrutura muito interessante, atinge os seus pontos altos nos momentos certos - excelente equilíbrio entre o experimental e qualidade. Arina é muito talentosa e o vídeo oficial é simples mas muito efetivo. Seria incrível ver como seria apresentada em palco e talvez o sistema de voto atual não seja favorável à Bielorrússia, mas é um grande esforço.

12 pontos

João Diogo - Canção poderosíssima esta que a Bielorrússia nos traz nesta edição da Eurovisão Júnior. Tem uma estrutura um pouco estranha, confusa talvez, mas depois de ouvirmos algumas vezes é algo que já não incomoda. Tem imenso potencial para uma apresentação em palco grandiosa e dramática que a poderá fazer ganhar muitos votos

10 pontos 

Luís Coelho - A Bielorrússia traz-nos uma melodia excepcional. Adoro tanto a voz, como a parte musical. A conjugação de vários estilos musicais está muito bem conseguida. 

12 pontos 

Luís Nepomuceno - “Aliens”, interpretado em bielorrusso e em inglês por Arina Pehtereva, é a representante deste país do leste europeu na competição dos mais jovens. É a típica canção vinda de um país desta zona do continente, que funciona, quase sempre, bem. Para a Bielorrússia, esta é uma das melhores canções já enviadas pelo país. A mensagem da letra de “Aliens” é muito tocante e põe qualquer um a pensar (“The sky is crying, but we are blind aliens. We believe only in luck!”). A aliar a este facto, a excelente orquestração e a poderosa voz de Arina. Provavelmente, ficará bem posicionada (não seria um choque a sua vitória), mas não está no grupo das favoritas.  

8 pontos 

Márcia Santana - Arina Pehtereva tem a canção mais forte e com mais aspiração a vencedora do concurso. Seria a minha vencedora, se não fosse a parte do 'rap', estilo musical que pessoalmente não aprecio. É quase inacreditável que seja tão jovem e consiga colocar a alma nas palavras que canta. A canção possui imensos pontos chave no instrumental que a tornam memorável. Estou super curiosa para ver a atuação, mas prevejo uma classificação desmerecida por ser uma música que os fãs consideram pesada. Para mim, é das melhores a concurso.

12 pontos 

Nuno Carrilho - A Bielorrússia não brinca no que diz respeito ao Festival Eurovisão Júnior... e claramente está lançada para a sua terceira vitória no concurso. Uma canção bastante poderosa (e com tanto ou mais potencial para uma grande atuação), Arina Pehtereva apresenta-nos também uma grande interpretação. A repetir ao vivo, acredito que seja uma das principais candidatas à vitória.

12 pontos 

Pedro Fernandes - Uma aposta segura que acaba por não surpreender mas também não envergonha. A parte de rap da canção acaba por ser a componente mais fora da caixa e o pacote no seu todo acabará por ser suficiente para garantir um lugar satisfatório.

8 pontos 

Ricardo Matias - Pela primeira vez a Bielorrússia apresenta-se sem realizar uma final nacional, resultando na escolha interna de Arina para este ano. A amplitude, versatilidade e força vocal da Arina é notável, e o instrumental é bastante impactante e forte, sendo sem dúvida superior à média das canções concorrentes. Contudo, existe uma demasiada variedade de estilos que penso que tornam a canção algo confusa e não tão percetível para o júri e o público. Neste sentido, no meu ponto de vista espero uma posição a meio da tabela classificativa.

7 pontos 

Rodrigo Pinto MYSTERY IN 3 MINUTES. Partilho que, na primeira vez, que ouvi escrevi o seguinte: "jesus que poder, what the f-, que mix, que é isto, peça brut." Creio que nunca ouvi peça musical como esta. Este ano parece que sinto que não tenho muitas palavras para partilhar sobre as canções que mais gosto. Voz, estrutura, melodia - 5 STARS, or more, if possible. Que a Bielorrúsia brilhe este ano - é MUITO merecido.

12 pontos 

Total: 181 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

1 comentário:

  1. Bielorrússia: Bom tema, muito bem dramatizado pela bonita voz da intérprete Arina. Tem os meus 10 pontos.

    ResponderEliminar