[OLHARES SOBRE O JESC2020] Cazaquistão


Cazaquistão
Intérprete(s): Karakat Bashanova
Tema: Forever



André Pereira - Forte mensagem. Uma excelente canção com uma voz poderossíssima. Sempre que ouço esta canção, fico sem palavras! Espero uma fantástica atuação.

12 pontos

Carina Ferreira - Karakat Bashanova começa de forma suave e de alguma forma faz transportar-nos para um ambiente paralelo enquanto ouvimos o tema, talvez também devido à floresta escura que surge como background exatamente na primeira parte da canção. A variação entre crescendos e diminuendos resultam muito bem neste tema que, a meu ver, se tiver uma atuação bem pensada, poderá conseguir um resultado interessante.

12 pontos

Carlos Fernandes - "Forever" é uma balada emocional lindíssima. Os arranjos, a melodia, a voz e o carisma da Karakat funcionam em perfeita sintonia!  A letra é emocional, mas os versos em Inglês deveriam ser melhorados... O videoclip é lindíssimo! 

12 pontos

Cláudio Guerreiro - Finalmente uma música deste país no JESC que posso dizer que é do meu agrado. E aqueles primeiros versos em cazaque?! Como não ficar apaixonado? Aqui não temos gritos só porque sim para mostrar o poder vocal da cantora, tal como o país fez questão de mostrar na edição anterior. Uma balada algo Disney, em certos momentos, mas muito bem orquestrada e produzida. Talvez lhe falte um refrão que fique mais na cabeça, mas é a única coisa que tenho a apontar de negativo.

8 pontos

Daniel Cunha - Passa uma mensagem de algo que merece todo o nosso respeito. Uma música completamente sentida e que, em palco, pode tornar-se algo com uma emoção enorme. Além disso, a voz conjuga muito bem com toda a música.

8 pontos

Emanuel Filipe - É uma boa balada, e ela parece ser uma cantora excelente, o que tem sido, aliás, uma característica comum a todos os pequenos cantores que o Cazaquistão tem escolhido. Não tenho qualquer dúvida de que mais uma vez irão gastar o equivalente ao PIB de São Marino para conseguirem uma performance memorável. No que à música diz respeito, não está para mim ao nível de "Òzine sen", mas pode perfeitamente competir pela vitória. 

8 pontos

Fábio Ventura - Provavelmente a canção mais comovente do festival deste ano, “Forever” foge ao tema do ano. É uma homenagem a todos os pais que já não estão entre nós e aos filhos, que esperando por eles, continuam a levantar-se todos os dias. Karakat Bashanova pediu especificamente ao compositor que escrevesse uma canção em honra do seu pai, que faleceu há alguns anos, na expectactiva que ele a possa ouvir e ficar orgulhoso, esteja onde ele estiver. “Forever”, por acarretar sentimentos tão profundos, obriga a uma performance exemplar, sentida e genuína, tarefa que a jovem de 12 anos desempenha com quintessência. A produção, o instrumental e a voz dão facilmente xeque-mate à maioria das restantes canções. Bravo!

12 pontos

Hugo Sepúlveda - Cazaquistão mais uma vez a mostrar aos outros como se entra na competição. Forever  traz-nos um tema delicado, mas de uma forma suavizada, sentida e adequada.É uma canção que, apesar de se reconhecer a sua qualidade no imediato, pode não arrebatar tudo logo à primeira. Vai crescendo e vamo-nos sentindo cada vez mais ligados a ela. E este vai  ser o trunfo de Karakat - o sentimento- e como ele vai ser despoletado na actuação! Penso que seja certo mais um bom lugar para Cazaquistão

12 pontos

João Barateiro - É impossível ficar indiferente ao vídeo oficial de "Forever", e ainda mais sabendo a história por detrás da letra, do vídeo e de Karakat em particular. Em relação à canção em si, tem versos e um instrumental bastante bonitos, mas o refrão, na minha opinião, deixa bastante a desejar comparativamente ao restante. O aspeto visual vai contar muito, o vídeo oficial é absolutamente fantástico. Apesar do balanço francamente positivo, não considero a proposta particularmente apelativa e longe de ser das melhores. 

6 pontos

João Diogo - Mais uma aposta fortíssima do Cazaquistão nesta sua participação na Eurovisão Júnior. Tal como a canção do ano passado, tem um forte som Disney, mas é muito mais moderna e mágica. É candidata a lutar pela vitória, não tenho dúvidas, e merece-o. Tem imensa qualidade, transporta-nos para uma viagem deliciosa e os três minutos passam a correr. É fantástica.

12 pontos 

Luís Coelho - O Cazaquistão vem para ganhar. Uma melodia linda e uma voz angelical! Adoro este instrumental. Apetece ouvir uma e outra vez

12 pontos 

Luís Nepomuceno - “Forever”, interpretada em cazaque e em inglês por Karakat Bashanova, é a canção representante do Cazaquistão. O Cazaquistão é daqueles países que anda a apostar bem alto nesta competição. “Forever” é exemplo disso. Provavelmente, “Forever” terá das melhores letras a concurso, com uma intensidade tão grande que poria esta canção a competir, facilmente, em voos mais altos. Pode não ser uma letra extensa, mas é poderosa. Também a orquestração não lhe fica atrás. O conjunto de cordas e o piano dão um toque a esta canção que muito poucas conseguem atingir. Em suma, trata-se de uma belíssima canção. Possivelmente irá sair-se muito bem na pontuação atribuída pelo júri, mas o público tenderá a votar noutros países. Será a vencedora surpresa? 

10 pontos 

Márcia Santana - O Cazaquistão quer ganhar. E é isto que nos traz este ano à semelhança do ano passado: uma canção vencedora. Uma música com imensa qualidade e sentimento. Não acho que a voz da Karakat esteja ao mesmo nível da bela canção que nos apresenta.  Acho honestamente que o direto dela, vocalmente, foi desastroso. No entanto, é impossivel não nos emocionarmos com a história que ela conta. Um belo poema para o pai, já falecido. Pela canção em si, quero uma boa classificação para o Cazaquistão.

7 pontos 

Nuno Carrilho - Pelo terceiro ano consecutivo a concurso no certame, o Cazaquistão continua a apostar na mesma receita. Uma canção forte, com bastante carga dramática e muito bem defendida. "Forever" estaria melhor no alinhamento do Festival Eurovisão do que no Festival Eurovisão Júnior. No entanto, é uma das mais fortes da edição e deverá estar na luta pela vitória.

10 pontos 

Pedro Fernandes - O Cazaquistão continua a apostar na qualidade das suas propostas e isso é bastante evidente nas músicas que tem trazido nas suas participações. Acredito que tenha argumentos suficientes para discutir um dos lugares de pódio, senão até mesmo vencer.

12 pontos 

Ricardo Matias - Cazaquistão a querer demonstrar-se uma potência no JESC. De entre as baladas deste ano, é sem dúvida a melhor, no meu ponto de vista. Karakat canta com muita emoção, não fosse esta canção dedicada a um ente querido. Consequentemente, o instrumental e toda a composição e produção ajudam a que esta canção (e sobretudo a emotividade da mesma) não passe despercebida pelo júri e pelo público. Prevejo um top 5, mas com dúvidas ao nível de vencedor, tendo em conta o histórico da votação público para com o Cazaquistão.

8 pontos 

Rodrigo Pinto - Por um lado, sinto-me mal por não dar os 12 pontos ao Cazaquistão este ano. Mas conhecendo-me, algo me diz que depois de ouvir ao vivo, vai ser um enorme "douze points"! Das mensagens mais tocantes, uma voz tão distinta/frágil/delicada... Uma estruturação melódica lindíssima. Mas fico à espera de ver como é que serão os últimos 30 segundos... Já agora, aquele "refrão pós refrão" e a paragem instrumental com o violino: APLAUSOS.

10 pontos 

Total: 171 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

1 comentário:

  1. Cazaquistão - "Forever", Karakat Bashanova: Uma intérprete medíocre que me faz lembrar algumas interpretações do concurso dos adultos que praticamente se limitam a berrar, convencidos que estão realmente a cantar, a fazer uma interpretação de um tema que envolve não só a instrumentalização mas também a letra que pode ou não trazer uma mensagem mais ou menos implícita. Não vejo transparecer quer no seu semblante quer na voz qualquer tipo de emoção e este número para ser apreciado por uma pessoa muito jovem torna-se assim muito enfadonho. Apesar das minhas ideias atribuo-lhe 1 ponto, porque é a menos culpada.

    ResponderEliminar