[OLHARES SOBRE O JESC2020] Espanha


Espanha
Intérprete(s): Soleá
Tema: Palante



André Pereira - Mais um ano, mais uma excelente canção vinda da Espanha! Gosto imenso de "Palanté", bem como da vibe que Solea transmite ao cantar a canção.

12 pontos

Carina Ferreira - Música catchy e que certamente não passará despercebida, sobretudo o refrão. Soleá tem um timbre interessante e a meu ver é precisamente o seu timbre que ajuda em parte para a qualidade que este tema possui. Destaco também a mensagem alegre e positiva que a canção transmite. 

8 pontos

Carlos Fernandes - A Soleá traz-nos uma canção moderna com sons espanhóis que se misturam na perfeição, e a sua voz adiciona charme ao tema.

7 pontos

Cláudio Guerreiro - É assim que se deve fazer uma participação num concurso nestas andanças eurovisivas. Isto é ritmo, é Espanha, é urbano, é cool… Tudo aqui resulta muito bem. Em primeiro lugar, um ritmo contagiante e muito atual. Depois, uma cantora cheia de carisma e de alma espanhola, com aquela mistura de criança já muito madura (o que não tem de ser necessariamente mau, como muita gente pinta), muito ao género do que María Isabel nos mostrou quando deu a única vitória a Espanha no concurso. A melhor do ano, sem sombra de dúvidas. E não há como negar que Espanha arrisca-se a fazer parte daquele grupo de países com mais sucesso no concurso dos miúdos do que dos adultos. 

10 pontos

Daniel Cunha - Podemos dizer que é das canções com um ritmo mais atual e que terá uma atuação de destaque. Merece um dos primeiros lugares, conforme podemos prever pelo que esta música apresenta.  

12 pontos

Emanuel Filipe - Pelo que tenho lido, parece ser a grande favorita. É um estilo completamente diferente das restantes canções a concurso, o que jogará decerto a ser favor. Confesso que o início da música é tão bom, que quando chega o refrão esperava algo mais, mesmo achando ser um bom refrão. Pessoalmente, gosto mais de "Marte" do ano anterior, mas há que louvar a mudança de gênero musical, quando podiam perfeitamente tentar repetir a fórmula do ano passado. 

10 pontos

Fábio Ventura - Mais uma proposta relacionada com a pandemia-que-todos-sabemos-qual-é e cuja letra se assemelha à da canção alemã, “Palante” (que significa algo como “Avançar/Adiante”) é a canção que defenderá as cores do país vizinho. Pontos muito positivos para o instrumental urban-pop contemporâneo com influências do flamenco e ainda para a escolha da língua nacional para a totalidade da letra. Porém sinto que há uma repetição exagerada do refrão e que a voz não é a melhor para contrabalançar essa repetição. Ainda assim, a canção tem um ritmo alegre que colocará qualquer um a dançar. Será suficiente para vencer o JESC? Tenho as minhas dúvidas. 

5 pontos

Hugo Sepúlveda - Espanha a dar tudo que não dá na Eurovisão dos adultos! Confesso que nas primeiras audições, Palante não foi muito além no meu gosto, mas agora, ouvindo o lote por inteiro, Espanha está mesmo na dianteira! Soleá e Palante trazem ao JESC o que, por norma, esperamos de uma aposta espanhola: ritmo e alma! É impossível não dançarmos e ficarmos com ela na cabeça!  Será que é desta que temos uma España Gañadora? “tira palante”.

12 pontos

João Barateiro - Se há algo que o mundo eurovisivo precisava, era de um bop radio-friendly com um toque latino. Grande candidata à vitória final (será certamente fortemente beneficiada pelo voto online), Espanha apresenta algo extremamente competitivo mas também polarizante, certamente nem todos irão achar piada a "Palante". Não sendo o maior fã deste estilo de música, reconheço que "Palante" iria colocar o público ao rubro. Como é óbvio, o instrumental não é dos mais ricos mas a melodia fica no ouvido e isso é meio caminho andado para o sucesso.

10 pontos

João Diogo - Espanha continua a sua sonda de ser (bastante) mais forte na Eurovisão Júnior do que na dos adultos. Uma canção cativante, que prende desde o início, com um ritmo que nos infeta. O refrão é orelhudo, facilmente decorável. Solea e a sua personalidade e doçura também ajudam muito. Tem tudo para ter um grande resultado no JESC2020 e, quem sabe, até vencer. 

12 pontos 

Luís Coelho - A Espanha traz-nos uma canção que a mim não desperta grande interesse. Parece algo étnico, mas depois não vai mais longe...

3 pontos 

Luís Nepomuceno - “Palante”, a representante espanhola no Junior Eurovision Song Contest deste ano, interpretada totalmente em castelhano, é, sem sombra de dúvidas, a favorita desta edição. De facto, Espanha continua a apostar forte na competição infanto-juvenil e a querer mesmo vencê-la. “Palante” é exemplo disso. É uma música muito ritmada, muito ao estilo de Rosalía. É uma música tipicamente espanhola, destacando-se dos restantes países a concurso. Soleá, apesar de ser bastante jovem, tem uma excelente voz e uma presença extremamente carismática. Disputará a vitória com o país anfitrião, a Polónia, muito provavelmente. Veremos se é desta! 

10 pontos 

Márcia Santana - A fan favorite a mim não me diz nada. De ressalvar a energia da Soleá. Uma menina com um talento inegável, mais do que uma cantora, uma performer. A canção em si, não me enche as medidas, talvez por não se enquadrar nos estilos músicais que usalmente oiço e gosto. Acho que repetirá o feito de 2019 e ficará nos primeiros lugares. Pode até mesmo vencer, mas não vejo a Polónia perder para Espanha.

3 pontos 

Nuno Carrilho - É dos casos raros em que, aos primeiros segundos do instrumental, é possível identificar o país de onde vem a canção. "Palante" é uma canção espanhola do início ao fim, algo que não vemos desde "Antes Muerta Que Sencilla". Festiva, animada e ritmada, "Palante" vai ser uma das mais prejudicadas por atuar num estúdio vazio. Apesar de ter algumas ressalvas sobre a atuação ao vivo, sinto que (infelizmente) não deve estar na luta pelo triunfo. Contudo, é a minha favorita.

12 pontos 

Pedro Fernandes - Ay qué guay es esta chica. “Palante” me suena mucho a Rosalía, mas devo dizer que gostava muito mais da proposta do ano passado, que na minha opinião devia ter ganho. Não obstante, eu acredito que a Espanha é capaz de ter um bom resultado porque se diferencia completamente das restantes propostas porque tem uma identidade muito própria, muito Latina. 

8 pontos 

Ricardo Matias - Espanha finalmente a apresentar uma canção que espelha a cultura musical espanhola, e isso percebe-se na aprovação internacional que se verifica. A Soleá espelha muito bem o ritmo latino que esta canção espelha, e a sua atitude infantil associada a uma canção juvenil, bem produzida, divertida e dançável, sem descurar o voto público espanhol (que deve votar com força) devem reunir todas as condições para um top 3 este ano, e talvez para uma possível vencedora este ano.

10 pontos 

Rodrigo Pinto - Custa-me tanto, mesmo dando 6 pontos, que a Espanha seja a minha última classificada deste ano… Vos quiero hermanos y hermanas, mas é um estilo musical que muito dificilmente me atrai, logo sinto que não consigo dar o valor à canção que ela merece. Kudos, sim à mini "Ana Malhoa" (por favor não me matem, mas para mim a ligação foi quase que automática), por mostrar tanta energia e dar jus à cultura característica deste grande povo!

6 pontos 

Total: 152 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JESC

2 comentários:

  1. Espanha - "Palante", Soleá: A pequena é simpática, aprendeu bem os trejeitos daqueles curtos passos de dança, mostra-se sempre sorridente, mas não apresenta nada de original. Só lhe consigo arranjar 3 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho alguma dificuldade em assimilar certos comentários a propósito desta composição como "...uma excelente canção", "canção moderna","um ritmo muito atual (o facto de ser contagiante ou não já tem a ver com a sensibilidade musical de cada um, por isso este passo não posso comentar)"Depois há aqui comentários que me parecem muito sinceros e verdadeiros, são eles os da Márcia Santana, do Nuno Carrilho e do Rodrigo Pinto.Também há outros que pelo meio dizem algumas coisas interessantes, apesar de não concordar com todas elas.

    ResponderEliminar