[Olhares sobre o FC2021] Fábia Maia - "Dia Lindo"

 
Intérprete(s): Fábia Maia
Tema: Dia Lindo


Alexandre Lopes - Confesso, que das músicas que ouvi após a 1ª audição, foi das que mais passou despercebida para mim, não tinha muita expetativa para a atuação ao vivo. Eu acho que este tema, é um daqueles, na qual se precisa de ouvir várias vezes para se saber a sua verdadeira essência, o verdadeiro significado da música. Na performance ao vivo, conseguiu transmitir a magia e a emoção da música com a sua linda voz. “Dia Lindo” acaba por ser uma história contada em pleno palco com muita emoção e entrega da Fábia. Confesso eu não percebi muito bem a escolha da roupa na performance, qual era a ideia que queria transmitir, mas acabaria por se destacar neste aspeto também. Achei desnecessário, a presença dos extras, eu colocava apenas a Fábia sozinha como o centro das atenções e deixar a voz dela, fazer o trabalho. Confesso que “Dia Lindo” não é muito o estilo de música que oiço, mas percebo quem goste. No entanto, se colocaria esta música entre as finalistas, como tantas ao mesmo nível de “Dia Lindo”? Provavelmente não.

5 pontos


Cláudio Guerreiro - É uma música que pouco me diz. Considero até que a composição e a própria forma de ser cantada tem uma evolução demasiado monótona e que faz parecer que nunca mais vai acabar. Uma pena, porque até gosto bastante da voz da Fábia e com um instrumental mais rico e inspirado seria capaz de não me passar ao lado. 

2 pontos


Emanuel Filipe - A Fábia foi a surpresa da noite. Foi uma música que sempre passou despercebida, pelo menos para mim, mas que me conquistou completamente com a atuação ao vivo. Eu já perdi a conta à quantidade de vezes que vi aquela atuação. Lembro-me de estar a ouvir e pensar "como é que é possível eu ter ignorado esta música durante todo este tempo", como se até me sentisse culpado por não lhe ter dado o devido valor. Aquela voz consegue transmitir o sentimento da música, adorei a interpretação da Fábia, e gostei muito de ver os instrumentos em palco. Um staging simples e intimista, tal como a canção pedia. Esta frase é quase um clichê do Festival da Canção, e muitas vezes nem sequer corresponde à realidade, mas com a Fábia resultou muito bem. 

12 pontos


Gabriel Ribeiro - Para mim, a maior surpresa da noite. A música que passou despercebida inicialmente entre as 20 versões de estúdio conseguiu bater o pé e marcar uma posição no Festival da Canção. A Fábia cantou com emoção e a sua interpretação pessoal e intimista transformou a canção numa nova música. A qualificação surpreendeu-me, mas positivamente. Fico feliz que o júri e o público também tenham percebido a qualidade do seu tema. Duvido que gere consenso na final, mas vou continuar a acompanhar a artista, com certeza.

10 pontos


Gonçalo Canhoto - 
Se antes de sábado me dissessem que voltaríamos a ouvir “Dia Lindo” na Final, claramente consideraria que se tratava de um delírio coletivo. Para mim, a versão estúdio do tema nunca passara de uma composição simples, que não chega a lugar algum e que já ouvira antes. Contudo, e de forma surpreendente, não consegui desviar o olhar da televisão durante os três minutos da atuação. A Fábia transmitiu-me sinceridade, fragilidade e fez-me querer ouvir mais - o que acredito ter sido apreciado de igual modo entre público e jurados.  Ainda que figurar entre os finalistas seja, a meu ver, uma consagração exagerada, a interpretação conseguiu elevar a canção e dar-lhe vida.  

5 pontos


Hugo Sepúlveda - “Dia Lindo” foi sem dúvida a grande finalista que (quase) ninguém esperava! O áudio não faz de todo jus à actuação! Na altura, reconheço que não percebi o motivo de se ter qualificado, mas reouvindo e vendo, “Dia Lindo” vai crescendo em mim. A interpretação de Fábia Maia acrescenta-lhe uma dimensão emocional, mostrando a sua vulnerabilidade de uma forma mais sentimental e tocante, pecando apenas pela pronúncia de algumas partes que não é perceptivel! Não sei se poderá surpreender na final com o seu resultado final!

6 pontos


Inês Cipriano - Uma surpresa agradável. Passou completamente despercebida quando saíram as versões de estúdio, mas ganhou vida em palco. Tem um instrumental e letra lindíssimos e a voz da Fábia encaixa muito bem na música. Ainda assim, não é das minhas favoritas. Há que melhorar a dicção de certas palavras e repensar o guarda roupa, que na minha opinião não combina nada bem com o tema. 

6 pontos
 

João Diogo - "Dia Lindo" não me conquistou na versão estúdio mas devo confessar que cresceu um pouco em mim com a atuação ao vivo. Continua a não ser das minhas favoritas e a qualificação para a final surpreendeu-me bastante. Ainda assim, mostro o meu apreço por  Fábia Maia que teve uma interpretação de alto nível. A única coisa que mudaria na apresentação em palco seria a roupa da Fábia. Distrai até um pouco de toda a atuação.

4 pontos
 

João Vargas - Foi o apuramento que mais me surpeendeu.  "Dia Lindo" tem um instrumental que nos faz viajar ao mundo Disney. Pessoalmente, tinha fora dos meus qualificados, mas assim que vi a atuação ao vivo, comecei com algumas dúvidas.  A Fábia entregou toda a sua emoção em palco e teve muito segura vocalmente e muito próxima da versão estúdio. Como ponto menos positivo, destaco o staging pouco impactante e espero que a Fábia altere o "dress code" na final, pois não se conecta com a canção. Pessoalmente, não a incluiria nos finalistas, mas pode muito bem ser um "dark horse" na final.

6 pontos

 
Nuno Carrilho - Uma das maiores surpresas da noite. Ao contrário de muitos, nunca coloquei "Dia Lindo" fora dos potenciais finalistas da primeira semifinal. É uma canção díficil de entender: é preciso espírito e os ouvidos bem abertos para perceber a mensagem que tenta passar... Sobre a Fábia Maia, foi emoção e sentimento durante os três minutos. Foi um momento lindo que a Fábia nos deu... sem perceber, fazendo alusão à canção. 

10 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - A Fábia transpirou sentimento durante a sua apresentação em palco e esse foi um dos pontos mais positivos. Confesso que senti algum nervosismo por parte da cantora, especialmente ao início. Para mim foi uma inesperada finalista pois considero que tínhamos propostas mais fortes nesta semifinal. Apesar disso considero que a melodia simples e forte tenha arrecadado alguns pontos. Estou muito curiosa para perceber se esses pontos vieram do público, do júri ou se é foi um misto de ambos. Desejo a maior sorte à Fábia na final. 

 
5 pontos


Pedro Caramba - Boa interpretação por parte da Fábia, que mesmo mostrando algum nervosismo no início da canção , soube contornar esse obstáculo e mostrou uma interpretação decente. Gostei de ver o acompanhamento dos músicos em palco. Nota menos positiva para o visual da cantora.

3 pontos


Ricardo Matias - Fiquei deveras surpreendido com a interpretação da Fábia no Festival da Canção. Apesar de a canção pecar por ser algo constante com um momento mais impactante no meio da canção (deixando na minha opinião um desejo de algo mais que não vem a acontecer), é das melhores baladas deste ano, e a interpretação da Fábia ajudou para melhorar e salientar ainda mais essa qualidade. Na minha opinião ficou confirmado um borderline de passagem à final, que se veio a suceder, e ainda bem para a Fábia.

6 pontos
 

Ricardo Rodrigues - Além de gostar da iluminação (que na verdade esteve sempre muito bem ao longo da noite) e da escolha da indumentária, não acho que tenha sido uma música relevante nesta primeira semifinal. Não entendo bem como foi uma das classificadas, acho que não houve espaço para haver uma conexão com o público, pelo que só posso concluir que foi salva pelo júri. 

4 pontos

Total: 84 pontos

2 comentários:

  1. Faço parte do público, isto a propósito das opiniões que estão mais inclinadas para a passagem poder ter sido mais da responsabilidade do júri, acredito sim que o júri terá votado muito em "Dia Lindo", mas acredito que também o público.
    Foi a atuação que, de entre as que mexeram comigo, por um motivo ou outro, mais me tocou na primeira semifinal. Foi a que me fez ficar completamente quieta a ouvir, em suspenso, captou completamente a minha atenção. É a música que já ouvi umas quantas vezes e fico sempre com vontade de ouvir mais. Relaxa e leva para sítios bonitos, transmite paz, harmonia.
    Para não ir já influenciada, digamos assim, também só vou ouvir as músicas da segunda semifinal no próprio dia. Não sei o que irá acontecer, mas, se as músicas fossem só as da primeira semifinal, os meus 12 pontos seriam para a Fábia, sem dúvida, porque, nos três minutos que tinha para cativar, para agarrar a nossa atenção, a mim cativou-me.

    Nota negativa: A roupa. Também detestei. A Fábia correu o sério risco de fazer-nos distrair do mais importante enquanto estávamos desconcentrados a tentar perceber o que lhes teria passado pela cabeça quando decidiram escolher aquela roupa. Não serve a simplicidade bonita da canção, demasiado pesada, nada que ver com o ar jovem da Fábia. Enfim, é só uma opinião, claro, afinal, gostos também se discutem :).

    ResponderEliminar
  2. A letra desta canção para mim constitui um enigma porque cheguei ao fim da canção sem conseguir perceber qual a verdadeira razão de ela se sentir num dia lindo ou se o dia é mesmo lindo. Não sei se se trata de um regresso, de um perdão, de um arrependimento, mesmo os grandes poemas têm sempre alguma expressão que nos conduza a um bom entendimento da base que o fez despoletar para versos repletos de imagens lindas como o dia que ela idolatra. A música tem uma certa melodia a condizer com a suavidade da sua voz. Talvez a sua postura demasiado tímida tenha refreado os meus impulsos e não me permitisse encontrar pontos positivos nesta atuação. Ainda assim deixo-lhe 3 pontos.

    ResponderEliminar