[Olhares sobre o FC2021] Miguel Marôco - "Girassol"



Intérprete(s): Miguel Marôco
Tema: Girassol


Alexandre Lopes - Finalmente uma canção alegre neste lineup de músicas desta semi-final! Era preciso alguma animação neste leque de canções. Infelizmente, acabaria por ser prejudicada pelas caraterísticas do palco, uma canção chamada Girassol ser atuada, num palco que parecia muito escuro é algo, que não compreendo, confesso. Faltou um jogo de luzes colorido para tornar a atuação mais colorida. Houve uns planos muito interessantes com os girassóis e o próprio Miguel a serem destaque, que gostei bastante. A timidez é notória durante a atuação, dado que não comunica muito com as câmeras, mas para uma pessoa que está a dar os primeiros passos na música, fez aqui um excelente trabalho no palco e na qual terá de sentir-se muito orgulhoso. Tenho pena que não tenha se qualificado para a final, porque este tipo de canções faz falta numa final. Esta canção nunca ganharia o Festival, mas ter este tipo de canções é sempre uma boa adição. E é sempre mais uma música que vai diretamente para a minha playlist!

8 pontos


Cláudio Guerreiro - Parece que está a virar tradição termos anualmente uma homenagem a um tipo diferente de flor no Festival da Canção. Vou ser bastante direto. Até há quem possa gostar do estilo e achar que tem qualidade, mas esta é, na minha opinião, a canção mais desinspirada de todo este festival. O cantor não se mostrou muito seguro na interpretação vocal. Logo, não haveria nada por onde pegar para a salvar da previsível eliminação. 

1 ponto


Emanuel Filipe - É uma canção que a princípio não fazia sequer parte do meu top 10 deste Festival da Canção, mas que a pouco e pouco me foi conquistando. Cheguei a uma fase em que a ouvia todos os dias. Penso que foi uma performance muito bem conseguida: gostei do jogo de luzes no início da atuação, gostei do styling, e aqueles planos de câmera tripartidos resultaram muito bem. Não estava à espera que passasse à final, nem tampouco era uma das minhas finalistas, mas apenas porque considero esta primeira semifinal muito forte. Por mais que eu seja fã de baladas, penso que precisamos de mais canções com esta leveza, com esta frescura, nos próximos anos.

7 pontos


Gabriel Ribeiro - “Girassol” é o estilo a que o Festival da Canção já nos habituou desde sempre. Apesar de não ser uma música inovadora ou diferente, o Miguel conseguiu elevar a qualidade em palco e confesso-me fã. A melodia é muito enjoyable e destacou-se com uma atuação entre duas músicas mais calmas. Não me surpreende a não-qualificação, mas é altura de abrirmos mais vagas para a livre submissão de candidaturas, ok, RTP?

6 pontos


Gonçalo Canhoto - 
Primeiramente, não possuo quaisquer dúvidas que nos restantes 691 originais recebidos pela RTP constassem temas de sonoridade mais comercial e internacional que “Girassol”. Contudo, classifico o massacre a que esta proposta foi sujeita durante as últimas semanas como tremendamente excessivo e disparatado. Miguel Marôco trouxe-nos uma lufada de ar fresco e uma das canções mais leves e animadas da edição de 2021. Pecou, evidentemente, por uma atuação simplória e demasiado estática, que lhe anulou quaisquer hipóteses de seguir em frente.

5 pontos


Hugo Sepúlveda - Miguel Marôco trouxe-nos “Girassol” de várias formas… cantada, vestido, em ecrãs…e valeu a pena! A versão estúdio passava-me despercebida, mas Miguel Marôco conseguiu eleva-la e trazer algum dinamismo e ritmo com a actuação, mesmo estando sozinho em palco! Por breves momentos considerei que poderia ser uma das surpresas da noite e qualificar-se! Pelo menos Portugal ficou a conhecer um potencial novo artista!

5 pontos


Inês Cipriano - “Girassol” foi para mim dos temas que mais se destacou nesta semifinal. Com uma melodia alegre e que fica facilmente na cabeça, foi uma lufada de ar fresco no meio de tantas baladas. Acho que a RTP devia apostar mais na submissão livre de temas, são sempre boas surpresas! Tenho pena que não tenha passado à final, mas espero que o Festival tenha aberto algumas portas ao Miguel.

7 pontos
 

João Diogo - "Girassol" é uma das minhas canções favoritas desta edição e a sua prematura eliminação deixou-me triste. Miguel Marôco merecia a presença na final por ter trazido um tema mais alegre do que a maioria e um registo diferente de todos os outros. A apresentação em palco foi simples e talvez tivesse ganho com alguns efeitos no ecrã e melhores animações nos ecrãs LED

6 pontos
 

João Vargas - "Girassol" era um dos temas que menos reunia a minha preferência nesta semi. Miguel fez o seu trabalho de forma competente e trouxe alguma alegria ao palco. Vocalmente teve bastante seguro. No entanto, faltou alguma conexão com a câmara, que lhe poderia proporcionar votos no televoto, sendo um dos temas mais "alegres" desta semi. Espero que futuramente, possamos ouvir vários trabalhos do Miguel nas rádios portuguesas.

5 pontos

 
Nuno Carrilho - Escolhida através da livre submissão de temas, "Girassol" é (de longe) a canção mais animada da edição do Festival da Canção. Bem defendida e descontraída, a canção do Miguel Marôco foi uma verdadeira frescura no alinhamento e, na minha opinião, merecia ter ido à Final. Pecou pela realização e por um cenário demasiado escuro para uma canção tão animada. Nota positiva para alguns planos tripartidos, que deram dos melhores momentos das atuações da semifinal. Prova clara que o Festival da Canção precisa de ter mais presença do público no lote de participantes. Parabéns Miguel!

8 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - O Miguel Marôco foi a lufada de ar fresco desta semifinal. Depois do peso do fado e das canções "mais sérias", este girassol caiu tão bem... que nem sei até que ponto não merecia estar na final. O Miguel estava na sua praia e no seu mundo, transpareceu verdade e esse foi um dos pontos mais positivos de toda a atuação. Pontos negativos: O cenário estava demasiado escuro e a canção pedia mais luz. 
 
6 pontos


Pedro Caramba - Uma boa lufada de ar fresco foi-nos trazida pelo Miguel. Mais uma canção "radio friendly", que nos deixa com vontade de cantar e começar a bater o pé. Gostei da interpretação em palco e do visual do Miguel.

3 pontos


Ricardo Matias - De entre quase 700 canções de submissão aberta, Miguel Marôco foi um dos 2 escolhidos para fazer parte do Festival da Canção. Apresenta uma canção bastante agradável e fácil de ouvir ao vivo, e de facto destacou-se das canções mais melancólicas e tradicionais existentes nesta semifinal. Contudo, a inexperiência do cantor associado à falta de performance faz com que não se destaque da restante concorrência. Prevejo um bom futuro para o Miguel, mas acho que foi justa a sua não passagem para a final.

6 pontos
 

Ricardo Rodrigues - Esta atuação do Miguel Marôco supreendeu-me pela positiva, achei a versão de estúdio sempre muito despida e com uma produção algo questionável, mas a sua transportação para o palco do Festival da Canção correu-lhe muito bem e também a veria muito bem a ir à final. Além de na atuação não acontecer muita coisa, foi uma prestação caristmática que captou, de certeza, a atenção do público. Penso que o júri possa não ter recebido tão bem.

7 pontos

Total: 80 pontos

2 comentários:

  1. Será que esta foi realmente uma das duas melhores canções das mais de 600 da submissão livre de temas? Quem são as pessoas que foram responsáveis pela escolha dessas 2 canções? Escportugal, conseguem responder-me?

    ResponderEliminar
  2. Gostei do intérprete mas não gostei do tema e por esse motivo não o incluí no meu grupo de finalistas, mas foi mesmo por um triz. Quando vi o título comecei a pensar no que se poderia fazer com o girassol de diferente que não se pudesse fazer coma uma gerbera amarela do sul, além do óleo, é claro. Não percebi muito bem aonde queria levar a letra martelada a toda a pressa porque a isso exigia o ritmo da música pouco melodiosa. Sem ter muito em conta a qualidade deste trabalho mas apenas a presença e a voz bonita e segura do intérprete dou-lhe 6 pontos.

    ResponderEliminar