[Olhares sobre o FC2021] Karetus & Romeu Bairos - "Saudade"

 


Intérprete(s): Karetus & Romeu Bairos
Tema: Saudade


Alexandre Lopes - E aqui está a minha favorita do Festival da Canção!! Após a 1ª audição, foi a que me destacou mais no meu ouvido e eu disse que a música dos Karetus & Romeu Bairos era a que estava mais pensada para o palco eurovisivo, portanto claro, a expetativa era alta para perceber o que é que iam apresentar no palco do Festival. Após a atuação ao vivo, eu continuo a achar que é a que tem mais potencial, de todas as canções em concurso. Karetus & Romeu Bairos foram para o palco com uma ideia pensada de staging e conseguiram aplicar bem. Não está perfeito, de maneira alguma, haverá sempre condições para melhorias, mas nota-se o conceito aplicado. É a atuação que tem mais bem preparado o seu “package” para a Eurovisão. Faltou aquela energia de palco entusiasmante que conhecemos dos Karetus, os planos de câmara achei bastante estranhos, mas estes pontos poderão ser corrigidos para a final, RTP já sabem o que fazer. O Romeu entrou nervoso e muito desconfortável na atuação, ele precisa de estar mais relaxado e soltar-se um bocadinho mais. Eu continuo a achar que a música é uma das principais candidatas à vitória, se houver esse “upgrade” da semi para a final.

10 pontos


Cláudio Guerreiro - Se há meia dúzia de anos me dissessem que iríamos ouvir algo deste género no Festival da Canção, chamaria essa pessoa de louca. Com uma mistura entre sons mais atuais e outros mais a remontar ao fado (inclusive pela própria maneira como o Romeu interpreta a canção nos primeiros versos), é uma melodia que acaba por funcionar bem e não passa despercebida. O refrão, apesar de repetitivo, fica bastante na cabeça. No entanto, para “vender” o produto em palco é preciso uma encenação com energia, inclusive vocal, que foi coisa que não vimos na primeira semifinal. Ainda assim, seria uma música que não me importaria de ver como nossa representante em Roterdão.

8 pontos


Emanuel Filipe - Era a minha favorita antes das atuações ao vivo, mas mesmo tendo sido uma boa atuação, não correspondeu às minhas expectativas. Tenho de elogiar o empenho e o cuidado que tiveram com o staging, mas penso que algumas coisas não resultaram muito bem, e faltou um certo dinamismo. Penso que aquele momento do cravo vermelho não é necessário, a coreografia dos caretos não é a mais adequada para a música, e também não sou grande fã das máscaras usadas. Claro que tenho noção de que um palco tão pequeno não é o mais favorável para este tipo de músicas, e que em caso de vitória haveria tempo para aperfeiçoar a atuação ao vivo. Contudo, só posso avaliar o que nos mostraram na semifinal, e no meu entender, é um pouco aquém do que a canção precisa. A canção está lá, há que melhorar a parte visual.

8 pontos


Gabriel Ribeiro - Era a atuação mais esperada da noite e foi aquela que também teve mais atenção à direção artística. Podemos afirmar que os artistas fizeram jus à versão estúdio. A música continua com qualidade e a interpretação do Romeu foi exemplar. As luzes jogaram bem, mas não percebi a utilidade do cubo – eu apostaria em algo mais dinâmico para a final que aproveitasse de facto o adereço. E, claro, os Caretos dançarinos foram a melhor parte da performance!

10 pontos


Gonçalo Canhoto - 
 “Saudade” é mais do que um tema que vai beber inspiração a diversos géneros musicais e que os funde de uma forma a que regularmente não assistimos. É, indubitavelmente, a proposta com mais arrojo e ousadia da edição de 2021, mas consegue sê-lo sem que tal comprometa a sua acessibilidade ao público geral.  Sobre a prestação ao vivo, tivemos uma das melhores atuações da noite, marcada pela solidez e por um excelente jogo de luzes e de LED. Todavia, há espaço para fazer melhor. O Romeu teve uma performance vocal competente, mas transpareceu nervosismo e aquele cravo não deveria claramente ter saído da algibeira. Ademais, tivemos uns caretos que não podem esperar pelo último terço da atuação para entrarem em palco, sob pena de a fazerem cair na monotonia. Em suma, apesar da existência de pequenas arestas, estas não foram suficientes para comprometer um dos melhores momentos musicais da primeira semifinal. Por ter visto empenho e por acreditar que estes detalhes serão revistos a tempo da Final, atribuo-lhes: 12 pontos!

12 pontos


Hugo Sepúlveda - “Saudade” era das que mais curiosidade tinha por ver como ia resultar ao vivo! Infelizmente, senti que algo ficou aquém. E volto a referir o problema do “som contido” como com mema.! “Saudade” tinha potencial para ser banger (algo raro no festival), mas lá está, não alcança a força que poderia ter! Acredito que na final esse problema possa ser ultrapassado e Karetus & Romeu Bairos justifiquem ainda mais o seu favoritismo! Já nos mostraram que pensaram minimamente no conceito visual, é só levá-lo mais além! Até pediram o cubo de Oscar Enestad (Melodifestivalen, Suécia, 2019) emprestado! Romeu também precisa de mostrar mais presença em palco, como já estava mais no fim da actuação! Continuam a ser uma das melhores apostas para Roterdão!

10 pontos


Inês Cipriano - “Saudade” foi desde o início um dos meus temas favoritos desta edição. Tinha grandes expectativas para a atuação e confesso que fiquei um pouco desiludida. Os nervos condicionaram imenso a prestação do Romeu, a iluminação não foi a melhor e os planos de câmara com os Karetus não funcionaram. Para além disso, faltou a energia que este tema tanto pedia. Penso que este tipo de música é o que mais perde com a ausência de publico em estúdio, que podia puxar pelo artista e acrescentar energia à performance. Também não gostei nada da cena com o cravo que só me traz flashbacks da atuação da Bielorrússia em 2018, e todos sabemos como isso acabou. Ainda assim, tem uma batida que fica no ouvido e é sem dúvida uma das candidatas à vitória. Vamos ver como corre na final.


8 pontos
 

João Diogo - Karetus era um dos nomes para os quais tinha mais expectativas nesta edição do Festival. Essas expectativas foram cumpridas quando ouvi a versão estúdio de Saudade mas defraudadas quando vi a atuação na semifinal. A canção é muito boa, faz a junção perfeita de modernidade com tradição, é muito catchy e diferente, o que é bom. Acho que seria uma grande escolha para Portugal. Arriscada? Sim, muito, mas talvez desta vez nos corresse bem. No entanto, como já referi, a atuação deixou-me com um pé atrás. Gosto do conceito mas precisa de imenso trabalho. O Romeu precisa de estar mais à vontade, precisa de dançar um pouco e perder a postura tao rígida que teve; os planos de câmara têm de melhorar 200% porque foram muito maus; e os caretos deviam entrar em cena muito mais cedo. Caso melhorem para a final gostava imenso que saíssem vencedores.

10 pontos
 

João Vargas - Um dos meus temas favoritos da noite. Confesso que tinha as expectativas bastantes elevadas e por isso esperava muita coisa desta atuação. "Saudade" tem um instrumental fantástico e étnico, que pode muito bem funcionar no ESC. No entanto, notei alguma insegurança em palco do Romeu e em algumas partes um pouco perdido, pois desviava muitas vezes o olhar. Cenicamente tiverem bastante bem, mas penso que os bailarinos deveriam entrar mais cedo em palco, para captar mais cedo a atenção do espectador. Faltam 2 semanas e por isso têm tempo para melhorar. Pode estar aqui o nosso representante no ESC 2021 e ficariamos muito bem entregues. 

10 pontos


Nuno Carrilho - A atuação mais esperada da noite que não convenceu... mas não desiludiu. O Romeu Bairos mostrou-se bastante nervoso algo que o prejudicou durante toda a atuação, mas sinto que o grande problema foi a realização. Planos demasiado grandes e pouco (ou nenhum) destaque para certos detalhes em palco prejudicaram a atuação que, por si só, já era demasiado complicada para o palco em questão. Sinto que irão melhorar para a Grande Final onde são, sem dúvidas nenhumas, um dos grandes favoritos ao triunfo.

12 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - Para mim uma das favoritas da noite, mas adianto já que não surpreendeu (pelo menos a mim). Senti o nervosismo no Romeu e isso notou-se do início ao fim da atuação. Gostei da preocupação com a apresentação em palco contudo acho que a "ação" começa demasiado tarde. Grande parte da atuação é focada num Romeu nervoso visivelmente desconfortável. Acredito que estes pontos possam ser melhorados na final e espero muito que isso aconteça. 
 
10 pontos


Pedro Caramba - Esta era outra das interpretações que mais curiosidade me despertava.  Eram boas as expectativas. Mas, ao ver o nervosismo do Romeu, temi o pior. Para mim, foi este o ponto menos positivo, que foi de menos a mais. Destaque para o aspecto cénico da actuação (se bem que os bailarinos deveriam ter entrado em cena mais cedo). Nunca duvidei da sua qualificação. Fortes candidatos à vitória.

10 pontos


Ricardo Matias - Uma das favoritas pré-concurso, dado o interesse na composição sui generis dos Karetus nas suas canções. Verifica-se também o interesse e empenho na performance em palco e em toda a cenografia, que é de elogiar. Contudo, o nervosismo de Romeu Bairos foi de facto notável, e sinto que os ângulos de câmara e a entrada dos Caretus podia ser melhorada. Adicionalmente, na minha opinião é pedido um power que não surge, sendo o seu ponto forte a qualidade instrumental da canção. Com a performance atual não acredito que vença o Festival da Canção, mas a diferença que esta canção traz para o leque de canções deste ano pode refutar a minha decisão.

8 pontos
 

Ricardo Rodrigues - Continuo a achar que esta é a canção com mais potencial para melhor se traduzir para um bom espetáculo a nível internacional e, por isso, para nos representar na Eurovisão 2021. Os Karetus tiveram cuidado com o palco e é tão refrescante ver que em Portugal e no Festival da Canção já há artistas genuinamente preocupados com o staging: desde as luzes, à utilização do cubo, da flor e, por fim, dos caretos a dançar, o pacote total é bastante interessante e pode ser muito bem trabalhado para Roterdão. A única questão de lhe dar 8 pontos é porque acredito mesmo que podem melhorar muitos dos aspectos desta atuação para a final, principalmente a do ritmo: para mim não fez sentidos os caretos entrarem tão tarde, os LEDS precisam de ser melhorados e o uso da câmera também. O Romeu Bairos também transmitiu algum nervosismo, o que é normal numa semifinal mas que terá de ser melhorado para a final. Mas são 8 pontos de uma enorme confiança em saber que é algo que podem ensaiar mais e brilhar na final do Festival da Canção e ganhar a noite. Estou muito curioso para o que vão fazer.


8 pontos

Total: 134 pontos

1 comentário:

  1. Esta música é demasiado monótona tal como um dia de chuva num dia muito enevoado. Para este tema que deixa imensas saudades de uma grande música aqui deixo os meus 4 pontos.

    ResponderEliminar