[Olhares sobre o FC2021] Ana Tereza - "Com Um Abraço"


Intérprete(s): Ana Tereza
Tema: Com Um Abraço


Alexandre Lopes - “Com um Abraço” é uma mensagem de esperança, uma mensagem de que tudo vai ficar bem. Confesso que a música foi as que me passou mais despercebida na versão estúdio, portanto não tinha muita expetativa em relação à atuação ao vivo. “Com Um Abraço” acaba por ser uma atuação simples, com uma interpretação profissional. O tema acaba por não ser competitiva o suficiente para o Festival, por isso a sua permanência nas semis-finais, acaba por não ser surpreendente.

4 pontos


Cláudio Guerreiro - Todos os anos cada um de nós tem aquela música que até simpatizamos, mas que ao mesmo tempo sabemos que não irá longe. E este “Como um abraço” é claramente um desses casos. Não posso deixar de destacar a segurança vocal da Ana Tereza, que foi o melhor que esta proposta apresentou. Até aquele som de respiração, que ouvimos em muitos cantores, aqui nem se notou. Também deu para notar que é uma cantora bastante habituada ao palco, tendo mostrado isso através da forma como se expressou. Quanto à música em si, é daquelas que lhe reconheço a qualidade, mas que ao mesmo tempo sinto que falta ali algo na parte instrumental. E talvez tenha sido mesmo esse “algo” que impossibilitou um melhor resultado para esta canção.

7 pontos


Emanuel Filipe - É daquelas músicas que me passam completamente ao lado. Boa voz, gosto de som da guitarra portuguesa, mas é tudo o que posso elogiar. Para mim a segunda semi-final era muito mais fraca que a primeira, e mesmo assim não estava entre as minhas finalistas. Não vou dizer que aquele refrão não fica na cabeça, porque fica. Mas não é suficiente para o Festival da Canção, e muito menos para a Eurovisão. 

5 pontos


Gabriel Ribeiro - A Ana Tereza teve a capacidade de mostrar como a versão ao vivo pode elevar a qualidade de uma canção. O instrumental estava impecável e o palco conseguiu fazer jus à canção. Num desfile de dez boas músicas, passou um bocado despercebida. Só peca por ser uma música repetitiva.

5 pontos


Gonçalo Canhoto - 
“Com Um Abraço” não tem muita história a contar. Confesso ter-me passado bastante despercebida na sua versão estúdio, não lhe tendo prestado muita atenção até à noite da segunda semifinal. Positivamente, destaco dois aspetos. A guitarra portuguesa, que rendeu alguns momentos instrumentais interessantes; e o último refrão, que a mudança de tom tornou mais melodioso e impactante. Fiquei agradavelmente surpreendido com a atuação, reconhecendo que a transposição do tema para palco o fez crescer. A Ana Tereza foi competente e teve uma boa postura, todavia tal foi insuficiente para a canção merecer a qualificação para a Final. 

4 pontos


Hugo Sepúlveda - Ana Tereza traz-nos “Com um abraço”, mas infelizmente, não conseguiu retirar esta música da zona da indiferença! Não descartei a sua passagem à final, ainda assim, pensei que eventualmente fosse cair na graça de alguma parte do jurado ou televoto, pelo menos o suficiente para conseguir consagrar-se finalista! “Com um abraço” não é uma má canção ou que careça de qualidade., simplesmente é demasiado linear e não há algo que nos agarre a ela... ou nos abrace. 

3 pontos


Inês Cipriano - O meu último lugar desta semifinal. Muito linear e repetitivo, não há nada de memorável neste tema. Em termos de atuação não tenho nada a apontar. A Ana Tereza teve uma boa prestação e o cenário em si até foi dos melhores da noite, contudo esta música não me diz mesmo nada. Percebo o porquê de ter ficado por aqui. 

4 pontos
 

João Diogo - Infelizmente esta canção sempre me passou um pouco ao lado e isso não mudou com a atuação na semifinal. Nem o facto de ser bastante repetitiva a torna menos inofensiva. Acho que a maioria do público não lhe terá dado muito valor e a eliminação estava quase pré-anunciada. Nota positiva para a interpretação de Ana Tereza que esteve muito bem.

2 pontos
 

João Vargas - Um dos temas que mais ouço deste FC, pois o refrão fica facilmente na cabeça e é bastante orelhudo. Ana Tereza, tem uma voz bastante bonita e segura, estando bastante próxima da versão estúdio. Em algumas partes da canção, notei a Ana um pouco desconfortável, pois desviou várias vezes o olhar. Carisma e interpretação não faltou em palco e na minha opinião, merecia ser  uma das finalistas.

7 pontos

 
Nuno Carrilho - Não é fácil de gostar de "Com um abraço" mas, desde cedo, a canção composta pela Viviane foi uma das que mais me cativou, especialmente com a entrada do refrão. A Ana Tereza esteve bastante bem em palco, mas (novamente) a atuação não tornou a prestação diferente. Deverá ter ficado nos últimos lugares da semifinal, mas é uma proposta bastante dignificante.

6 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - Gostei imenso da presença da Ana Tereza em balcão e achei que transmitiu verdade na sua interpretação. Tenho alguma pena da não passagem à final contudo era algo esperado. Esteve bem a nível vocal contudo temos que admitir que ficou aquém no que diz respeito a competitividade. 
 
6 pontos


Pedro Caramba - Mais uma canção interessante. Destaco o instrumental, gostei muito. Porém, esta proposta tinha algumas adversárias de peso, o que fazia com que a sua passagem à final fosse, a meu ver, complicada. Gostei muito da graciosidade da cantora em palco.

4 pontos


Ricardo Matias - Esta canção estava nos meus últimos lugares deste ano no Festival da Canção. Com a performance da Ana Tereza, essa minha opinião mudou significativamente. Apesar de mesmo assim no meu ponto de vista não ser impactante o suficiente para passar à final, elogio o esforço e a voz da cantora, e a qualidade musical da Viviane, e só desejo o melhor para ambas as artistas. 

5 pontos
 

Ricardo Rodrigues - Esta canção sofreu imenso pela ordem de atuação, por estar exatamente no meio de duas favoritas da noite. Posto isto, foi talvez aquela que mais passou despercebida. Não há muito a acrescentar, o staging também me pareceu algo desinpirado, muito a lembrar algumas atuações do Festival da Canção de 2009/2010. 


4 pontos

Total: 66 pontos

1 comentário:

  1. "Com Um Abraço" por Ana Tereza: confesso que não tinha prestado muita atenção a esta bonita canção, acho que só pecou porque a música daquele refrão precisava de ter um bocadinho mais de força. Talvez esse pequeno senão lhe tivesse sido prejudicial. Dou: 8 pontos.

    ResponderEliminar