[Olhares sobre o FC2021] Carolina Deslandes - "Por um Triz"

 

Intérprete(s): Carolina Deslandes
Tema: Por Um Triz


Alexandre Lopes - “Por Um Triz” acaba por dar-nos um ar hollywoodesco dos anos 60, um ar nostálgico. A atuação da Carolina por ser brilhante, emocionante e impactante, tudo na atuação dela pareceu genuinamente real. Os planos de câmara estão muito bons (foi talvez a que mais aproveitou este aspeto). É uma música muito especial e cativante. A única coisa que achei, a mais, foi a atuação ser toda a preto e branco, eu acho que a atuação ganhava mais se fosse a cores, com um jogo de luzes muito intimista a focar-se exclusivamente na Carolina. É um tema com muita qualidade e sem dúvida, uma das principais candidatas à vitória do Festival.

10 pontos


Cláudio Guerreiro - A Carolina Deslandes é uma cantora, que não possuindo uma voz com muito alcance, acaba por se destacar pelo seu timbre e pela verdade que coloca na forma como conta histórias através da música. “Por um triz” é uma balada em que ela consegue passar mais uma vez isso mesmo, aliando uma suavidade de interpretação que só está ao alcance de quem já tem muitos anos disto. Foi, sem dúvida, uma das atuações mais profissionais desta segunda semifinal e, inclusive, de todo o concurso. A maioria afirma que esta participação desiludiu e que ela não vencerá, mas eu acho que isto tem todos os ingredientes para agradar de forma unânime ao júri e público. Até as pequenas fragilidades vocais em certos momentos não ficam mal e acrescentam a tal verdade que poucos conseguem colocar nas palavras. Ainda assim, só peço mais uma pitada de emoção na atuação da final e fica tudo no ponto certo para nos representar em Roterdão.

12 pontos


Emanuel Filipe - Gosto imenso da música da Carolina: um bom instrumental, e uma letra que considero muito bonita. Na verdade, eu tenho sempre um fraquinho por músicas mais clássicas. De certo lutará pela vitória, não por ser a Carolina Deslandes, mas porque a canção assim o merece. Há quem se esqueça que os votos não provêm apenas dos seguidores habituais do Festival da Canção, e "Por um triz" tem tido sucesso muito para além do concurdo em si. Não sendo a minha favorita, seria uma boa vencedora. Era uma chapada de luva branca para muito boa gente, que não sabe o que é criticar de forma construtiva.

12 pontos


Gabriel Ribeiro - Não tinha grandes expectativas para esta música, mas até que me conseguiu surpreender. Os tons a preto e branco funcionaram muito bem e a Carolina conseguiu transmitir o sentimento que pretendia. Será uma das canções a lutar pelo lugar no pódio e conta com uma grande base de fãs para isso. Acredito que tanto o júri como o televoto lhe darão uma boa pontuação. Não considero, no entanto, o melhor tema desta edição

7 pontos


Gonçalo Canhoto - 
Sendo a Carolina Deslandes um dos maiores nomes da pop nacional, foi com enorme expetativa que encarei a sua participação na edição de 2021 do Festival da Canção. Ainda assim, decidi não criar ilusões e preparar-me para que algo semelhante ao que ocorrera com o último grande nome da pop em Portugal a pisar o palco do Festival - Diogo Piçarra em 2018.  Foi uma decisão acertada, convenhamos. Contrariamente ao seu mais recente e extraordinário EP “Mulher”, a Carolina optou por submeter à competição um tema mais cru, minimalista e sem tanta produção.  “Por Um Triz” é uma bonita balada que pretende chegar ao coração dos muitos que se identificarão com a história que nos conta. A Carolina é uma excelente vocalista e a sua atuação evidencia uma forte preocupação com a realização, embora a decisão de optar pelo preto e branco durante toda a performance lhe tenha tirado magia. Sem tirar o mérito à canção, que figura nitidamente entre as melhores da edição, acredito que “Por Um Triz” não teria uma tão grande base de fãs caso fosse defendida por uma intérprete desconhecida do grande público.

8 pontos


Hugo Sepúlveda - Eis que chega uma das grandes favoritas, um nome que muita gente já pedia para o Festival! Consigo gostar de “Por um triz”, mas não o suficiente para votar e querer que seja a vencedora! No entanto, é de realçar que estaremos bem representados com várias das finalistas, “Por um triz” incluída! É de realçar também que uma boa representação não é sinónimo de final eurovisiva, infelizmente! Carolina Deslandes conseguiu transmitir a emoção, a fragilidade que esta letra acarreta. Não fiquei embalado por ela, ainda assim! Espero que na final seja melhor nesse sentido! Não tenho dúvidas que muito provavelmente conseguiu os 12 do televoto – no mínimo os 10- e, por isso, estou convicto que o júri é que fará a diferença na final. Qualquer 2ª ou 3ª lugar nesta edição não vai vencer por um triz, disso estou quase certo.

7 pontos


Inês Cipriano - Nunca fui grande fã das músicas da Carolina Deslandes e esta não é exceção. Reconheço que tem uma melodia bonita e uma letra capaz de transmitir muita emoção, mas estou convencida que se fosse outro artista a interpretar este tema não teria sequer chegado à final. Não percebi a necessidade de a atuação ser toda a preto e branco e nem tenho palavras para a indumentária, acho que estes dois fatores combinados foram imensamente distrativos e impediram que a mensagem da canção fosse bem passada. Ou não, porque pelos vistos resultou. Vamos ver como corre na final. 

6 pontos
 

João Diogo - Carolina Deslandes é o maior nome em competição este ano e isso sozinho já traz consigo uma grande carga de expectativas. Devo confessar que Por Um Triz nunca me conquistou totalmente. Considero a canção boa, a orquestração é muito interessante, a letra é tocante e a interpretação da Carolina muito boa. Mas...falta algo que me agarre totalmente. Que me faça dizer adoro isto, que me faça arrepiar. Estará sem dúvida na luta pela vitória e se vencer representar-nos-à muito bem. Quanto à apresentação em palco, não deixava o filtro a preto e branco durante toda a atuação e faz falta um momento diferente que torne a atuação interessante durante os 3 minutos

8 pontos
 

João Vargas - Uma das grandes favoritas a noite, mas não no meu gosto pessoal. Carolina é uma grande artista e gostava bastante de a ver um dia representar Portugal no ESC, mas com outra canção, pois a mesma não faz jus ao seu potencial como artista. "Por um triz" é uma balada sem grande impacto e sinceramente, não tem força suficiente para se destacar numa competição como ESC. Não fiquei fã do staging a preto, pois a Carolina tem uma imagem bastante bonita e forte e isso poderia ser um ponto a seu favor. Apesar de não estar no meu top5, vai lutar pela vitória no FC (por ser a Carolina e não pela canção).

6 pontos

 
Nuno Carrilho - "Por Um Triz" foi, desde cedo, a canção que mais me cativou, sendo das poucas que ouvi diversas vezes ao longo dos últimos meses... No entanto, admito que tinha algum receio da prestação de Carolina Deslandes em palco, tendo as espectativas bastante em baixo para a atuação. Se foi essa a razão ou não, o que sei é que foi a atuação que mais me surpreendeu... Bastante simples, mas ao mesmo tempo complexa, a atuação conseguiu o que poucas conseguiram na edição: identidade. O nervosismo evidente da cantora deu outro brilho à canção. Para mim, era a canção vencedora do Festival da Canção 2021.

12 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - A Carolina esteve bem contudo acho que ficou um pouco aquém das expectativas. Talvez por ser a artista com mais buzz desta semifinal. Não houve grande pensamento na performance como espetáculo de televisão, o que a faz perder pontos. Gostei ainda da interpretação. Melodia e composição belíssimas, ainda que acredite que seja mais para consumo interno que para internacional. 
 
8 pontos


Pedro Caramba - E chegava a vez da intérprete mais mediática deste festival. Uma balada muito ao estilo do anterior álbum da Carolina, interpretada com grande competência e segurança. Pessoalmente, teria gostado mais de uma canção mais ao estilo do último álbum dela. Porém, era uma óbvia finalista. Gostei do staging e das imagens a preto e branco. Bom trabalho de câmaras.

10 pontos


Ricardo Matias - A performance da Carolina é perfeita e o impacto visual na TV é a cereja no topo do bolo. Tudo funciona, desde a voz (que se apresentou algo nervosa mas pode facilmente ser melhorada na final) até à canção sensível, delicada e doce, sem descurar a performance a preto e branco (que se destaca às restantes atuações) e à qualidade profissional e simplista mas perfeita de toda a performance. Não gostei do instrumental dos primeiros 3 segundos (que parece que foi colado à pressa), mas caso ganhe o Festival é algo que poderá ser facilmente melhorado. Para mim é a minha favorita para ganhar o Festival.

10 pontos
 

Ricardo Rodrigues - Muito, muito competente. A Carolina Deslandes bem que demonstrou ser dos intérpretes mais bem preparados e habituados aos palcos. É sempre muito interessante quando o compositor convidado defende a sua própria canção porque se nota desde logo uma maior dedicação ao Festival da Canção. A Deslandes conseguiu um feito que nenhuma outra balada nesta edição conseguiu fazer: o de criar a perfeita ambiência intimista que é necessário para este tipo de atuações através da iluminação do palco - e logo este ano que a RTP oferece um palco tão versátil. A única questão para mim que não resultou foi mesmo o filtro preto&branco, acho que ver as cores das luzes seria ainda mais impactante e beneficiaria a atuação.


8 pontos

Total: 124 pontos

3 comentários:

  1. O que ela diz é verdade mas também se diz que há sempre um testo para cada panela. A música é bonita e a Deslandes interpreta-a como ninguém, mas não sei se na Eurovisão teria grande impacto pois aparecem sempre muitas composições deste género. Dou: 10 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Uma actuação a preto e branco num espectáculo televisivo não faz sentido. Acho que isso e a roupa XL da Carolina vai impelir menos o pùblico a votar na canção. É preciso muita coragem para admitirmos que erramos!...

    ResponderEliminar
  3. Para mim, foi precisamente a apresentação em palco a cereja no topo do bolo, a servir e a destacar uma canção que é bonita. Para mim, o ambiente criado não só resulta como é fundamental para fazer destacar a canção.

    ResponderEliminar