[Olhares sobre o FC2021] Graciela - "A Vida Sem Acontecer"


Intérprete(s): Graciela
Tema: A Vida Sem Acontecer


Alexandre Lopes - Quando ouvi os primeiros 15 segundos da atuação, pensei a mim mesmo: Uma canção destas num palco tão escuro só com a Graciela lá, e com pouca luz? Pensei mesmo que não ia resultar, mas acabou por resultar, muito graças ao uso do jogo de luzes muito inteligente (para mim foi a que melhor aproveitou o jogo de luzes, de ambas as semi-finais). Planos de câmara, staging, postura, atitude, tudo funcionou na perfeição na Graciela. Foi uma autêntica montanha-russa de emoções e uma performance de se tirar o chapéu. A concorrência desta semi-final era muito forte e infelizmente acabou por prejudicar as hipóteses de qualificação a este tema, o que é pena, porque sem dúvida que merecia estar na final.

10 pontos


Cláudio Guerreiro - Ora aqui está a atuação que mais me surpreendeu nesta segunda semifinal. Se no início até era a canção que menos gostava deste lote, agora considero que a atuação ao vivo acabou por dar outra vida a uma música que, de certa forma, nos faz viajar para outras décadas do século passado, devido às influências que apresenta. A própria Graciela pareceu querer aproveitar bem os três minutos no palco e, mesmo com uns vocais não tão seguros em algumas partes, só pode ficar orgulhosa por ter dado tudo na atuação. Até fiquei com a sensação que ela queria dar bem mais. E como não ficar apaixonado por aquele movimento de ombro?!

6 pontos


Emanuel Filipe - Era um dos meus últimos lugares desta edição, mas aprendi a gostar da canção com a atuação ao vivo. O ponto alto desta atuação para mim nem foi a música, foi a Graciela. Aquela presença em palco foi fantástica, e adoro o timbre dela. Mesmo estando sozinha em palco, não senti qualquer vazio, resultou muito bem. No que a mim me diz respeito, voto para que a Graciela regresse no ano que vem, com uma música que consiga vôos mais altos na competição.

7 pontos


Gabriel Ribeiro - Graciela deu-nos aquilo que já queríamos há muito e transformou “A Vida Sem Acontecer” numa das melhores atuações ao vivo desta edição. A direção artística fez jus à música e a voz da artista não parou de surpreender. Sem dúvida que merecia a qualificação, principalmente num dos lugares do pódio. É uma pena que não possamos ver isto na final. Mas o mérito ninguém lhe tira: foi das melhores performances do ano.

8 pontos


Gonçalo Canhoto - 
A não-finalista mais injustiçada da edição de 2021 do Festival da Canção. Não sou o maior fã de “A Vida Sem Acontecer”, mas reconheço que é um tema bem produzido e cuja sonoridade me relembrou de uma forma bastante positiva António Variações. Esta canção é mais uma prova do quanto uma boa atuação pode elevar um tema e evidencia que não é preciso um grande orçamento para fazer um staging moderno e eficaz. O uso das luzes foi feito de forma inteligente e proporcionou-nos um momento visualmente incrível e digno de palco da Eurovisão. Pelo que aconteceu em palco, merecia ser finalista.

7 pontos


Hugo Sepúlveda - Graciela viu-se entalada pelos dois grandes favoritos, o que não ajudou a esta causa! A vida ficou sem acontecer, bem como a final. O melhor de tudo isto foi sem dúvida a vontade, a garra e a entrega de Graciela a esta actuação! Se muitos fizessem o mesmo, as músicas ganhariam uma nova dimensão! Não sou grande fã da música, ainda assim reconheço que foi das que conseguiu crescer muito ao vivo, conseguiu destacar-se entre as demais e até foi uma das que conseguiu tirar mais proveito do palco, a nível de staging! 

5 pontos


Inês Cipriano - “A Vida Sem Acontecer” evoca muito a música portuguesa nos anos 80, o que me faz gostar deste tema. Tem um instrumental muito bem construído e é das músicas com o ritmo mais contagiante desta edição. Tinha tudo para ter uma atuação memorável, mas claro que optaram por mandar a Graciela sozinha para palco. Isto podia ter corrido tão melhor se o staging tivesse sido mais elaborado! A entrega da Graciela e o bom jogo de luzes não foram suficientes para apresentar um tema destes. Fiquei desiludida, e compreendo que não tenha sido apurado.

6 pontos
 

João Diogo - "A Vida Sem Acontecer" trouxe o ritmo que tantas vezes falta as canções do festival da canção. Gostei logo da canção na versão estúdio e é  provavelmente das que mais vezes ouvi no YouTube. Na semifinal faltou algo na atuação ao vivo. O espetáculo de luzes foi muito bem feito devo dizer, provavelmente o melhor de todos. Mas faltou um pouquinho de movimento da intérprete para tornar tudo mais convincente. Tenho imensa pena que não tenha conseguido o apuramento. 

8 pontos
 

João Vargas - Um dos temas que menos ouvi na versão estúdio, mas que para mim foi a SUPRESA da noite. Que carisma, que entrega e que groove nos foram apresentados por Graciela. Foi uma autêntica máquina de palco e defendeu o tema na perfeição. Quero destacar o jogo de luzes que funcionou na perfeição com a canção. Merecia claramente ser finalista, para podermos voltar a ver todo aquele espetáculo em palco.

8 pontos

 
Nuno Carrilho - Nunca foi uma canção que me chamasse à atenção, mas admito que foi uma das canções que mais me impressou em palco. Se tivesse passado, não me chocaria e seria, sem dúvida, uma justa finalista. Mas infelizmente "cresceu" tarde de mais.

6 pontos
 
 
Patrícia Gargaté - Esta era aquela canção que, de toda esta semifinal, menos me chamou à atenção. Porém, depois de ver a actuação no sábado, a minha opinião mudou. Gostei da interpretação. Talvez estivesse na outra semifinal e teríamos a Graciela na final.
 
3 pontos


Pedro Caramba - Na minha opinião, esta foi uma das propostas menos apelativas da noite. A canção não me parece forte e a interpretação vocal idem. Percebo perfeitamente porque não passou à final e sinto que me escapou algo, pois no geral as críticas a esta canção são boas. Pessoalmente soou-me tudo muito confuso e descontextualizado, nada de impactante e de qualidade inferior comparativamente às canções rivais. 

3 pontos


Ricardo Matias - Para mim foi a surpresa da noite. Adoro todo o vibe retro eletrónico a tender para os anos 80, mas que na minha opinião até que funciona e bem  Talvez tenha pecado por na minha opinião necessitar de ter algo mais do que somente a própria cantora com um jogo de luzes de louvar, mas mesmo assim adorei toda a capacidade vocal e a energia transmitida pela Graciela durante toda a atuação, que conseguiu transmitir de forma plena todo o vibe que era solicitado. Na minha opinião deveria ter passado à final. Acredito que vamos ouvir falar muito desta canção num fundo extra-Festival, e só tenho elogios a dar à canção.

8 pontos
 

Ricardo Rodrigues - A grande surpresa da noite foi, sem dúvida, a Graciela e também aquela que mais merecia ter um lugar na final dos artistas que não se conseguiram qualificar. Infelizmente também foi colocada no meio de duas grandes favoritas, pelo que o seu trabalho ainda era mais difícil de se destacar. Mas destacou-se, e bem. O jogo de luzes feito para esta atuação foi dos melhores que vimos em todo o Festival da Canção, a entrega da Graciela foi também incrível de ver e de sentir a partir de casa. Um grande espetáculo televisivo e uma atuação com imenso potencial.

8 pontos

Total: 92 pontos

1 comentário:

  1. "A Vida Sem Acontecer" por Graciela: A vida afinal aconteceu mesmo porque a Graciela mostrou que não é assim tão difícil. Ela mostrou garra e vontade e aconteceu uma voz que saiu da letargia em que se mantêm muitas vozes que apagam as canções sem deixá-las mostrar todo o seu valor e houve movimento e da escuridão se passou por vezes para a luz e o céu abriu-se em tons de azul e branco. Gostei e poderia perfeitamente ter passado mais uma meta mas às vezes morre-se logo quase ao nascer. Dou: 8 pontos.

    ResponderEliminar