[OLHARES SOBRE O ESC2021] Bélgica

Bélgica
Intérprete(s): Hooverphonic
Tema: "The Wrong Place"


André Almeida - Penso que o tema belga não vai ser de fácil acesso para todos, até porque traz um ar de “A matter of Time”, que não teve um bom resultado em 2018. De qualquer das formas, gosto bastante desta canção, e gostaria de a ver a seguir para a final. Os Hooverphonic também não têm falta de palco, por isso podem conceber um grande momento de televisão. A voz da vocalista do trio, Geike Arnaert, penso que não irá deixar ninguém indiferente. “The Wrong Place” traz uma vibe misteriosa à competição, que bem aproveitada poderá render à Bélgica um bom resultado.

Posição no ranking de André Almeida: 17


Cláudio Guerreiro - Inicialmente, fiquei um pouco de pé atrás com a mudança de vocalista, porque sou grande fã da voz da Luka Cruysberghs. Quando ouvi este “The Wrong Place” pela primeira vez, também fiquei com a sensação de que preferia a música do ano passado devido a esse fator. Digerida a ausência da Luka, dei por mim a ser conquistado progressivamente por esta melodia, que tem algo de muito dark, ao ponto de se tornar viciante. A letra é, sem sombra de dúvida, uma das melhores do ano, a qual apresenta um refrão com uma mensagem muito forte e que foge aos clichés habituais deste tipo de canções. Devido à experiência em palco, vocalmente não haverá qualquer problema. O desafio será sim conseguir colocar toda a aura da canção em palco. E, infelizmente, a Bélgica tem dado alguns tiros ao lado no que diz respeito às atuações.

Posição no ranking de Cláudio Guerreiro: 1


Gonçalo Canhoto - “The Wrong Place” marca um importante crescimento face à proposta de 2020, que me passou completamente despercebida. A elegância na voz da Geike assenta brilhantemente na instrumentação forte e enigmática do tema, construindo uma atmosfera envolvente e misteriosa, que não existia em “Release Me”. O refrão demora algumas audições a ser assimilado, sobretudo por representar uma ligeira quebra no crescendo que os versos constroem, mas não compromete a qualidade da canção. Apesar do enorme valor do tema, julgo que ainda não dispomos de todos os elementos que nos permitem prever o seu futuro em maio. À proposta belga falta o imediatismo que muitas vezes é fundamental no palco eurovisivo e, embora acredite que a sua qualificação para a final seja possível, tal apenas acontecerá caso esteja ancorada numa encenação em palco sólida e bem idealizada.

Posição no ranking de Gonçalo Canhoto: 26


Hugo Sepúlveda - Hooverphonic, uma banda com muita experiência musical e retornados belgas, trazem também a sua ex-vocalista de volta (todo um “inception” de retornos). Se eu já gostava da canção de 2020, “The Wrong Place” superou as minhas expectativas! A Bélgica já é conhecida pelo seu lado mais alternativo e este ano não fogem à regra. Sendo parcial, é uma das músicas mais desvalorizadas desta edição! “The Wrong Place” traz-nos uma “one night stand” que correu mal, onde a música e a voz nos envolvem numa ambiência obscura! Não estou seguro do desfecho belga este ano, mas espero que se faça justiça!

Posição no ranking de Hugo Sepúlveda: 2


Luís Coelho - Os Hooverphonic trazem-nos um dos melhores temas deste ano, acho que ficaram a ganhar com a troca da vocalista. Um excelente instrumental conjugado com a voz da cantora. É daquelas músicas que não me importo nada se vencer a Eurovisão este ano.

Posição no ranking de Luís Coelho: 11


Patrícia  Gargaté - A Bélgica tem, este ano, o que eu considero a fórmula perfeita: não há como não dizer que esta é uma má canção e só por aí a aposta está ganha. A mudança de vocalista traz uma roupagem mais autêntica à banda e isso reflete-se a todos os níveis, em especial na interpretação da canção e na atmosfera em palco. É um tema que à primeira vista pode não ser favorita para os lugares cimeiros... mas que pode surpreender. Pelo que vimos ao vivo não desilude e não precisa de grandes apetrechos para se destacar. Qualidade acima de "quantidade", algo que já nos habituámos nas canções deste país. 

Posição no ranking de Patrícia Gargaté: 1


Rodrigo Pinto - Continuo, cada vez mais até, grande fã do trabalho destes mestres Hooverphonic… Trazem-nos um estilo que é tão preciso na Eurovisão (mas sou suspeito com esta frase). Uma melodia que demonstra com veracidade a grande carreira, estruturação lírica com muita classe.  Apoio-os a 100%, não só na Eurovisão, mas no seu futuro artístico! 

Posição no ranking de Rodrigo Pinto: 3

 Média de Classificação: 14,59

Melhor classificação: 1

Pior classificação: 34

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. BÉLGICA - "The Wrong Place", por Hooverphonic: Parece-me a mim que o encontro numa festa não terminou muito bem e mais shot menos shot aí temos uma ressaca com alguma frustração à mistura. Esta música não se diferencia muito da que trouxeram no pretérito ano com outra vocalista. É um estilo um bocado misantropo que está visto veio para ficar. Não me encanta muito. Votação: 3 pontos.

    ResponderEliminar