[OLHARES SOBRE O ESC2021] Croácia

Croácia
Intérprete(s): Albina
Tema: "Tick-Tock"


Aan Branco - “Tick-Tock” é uma canção que sofreu um revamp muito cedo, e bem. Confesso que a Final Nacional da Croácia, Dora 2021, não me deixou muito entusiasmado, e a vitória da Albina, apesar de ter sido a minha número dois (a minha favorita era Mia Negovetic com “She’s Like a Dream”), não alterou o meu estado de espírito. Contudo, o revamp da canção transformou-a de medíocre para bop croata. É bem possível que a Croácia possa ser o “dark horse” da primeira semifinal, especialmente se, de certa forma, conseguirem replicar a magia do videoclipe para o palco da Eurovisão. Aguardemos quando começarem o ensaio, mas estou esperançoso.

Posição no ranking de Aan Branco: 26


Inês Nunes - Embora seja das melhores músicas que a Croácia já mandou, não é de todo das minhas favoritas este ano. Gosto muito da voz da Albina, mas acho que este tema não é o adequado para ela e não faz justiça à sua capacidade vocal. A música tem uma batida moderna, catchy, mas é muito linear e não acho que se vá destacar no meio de tantas outras que estão dentro do mesmo registo. Se passar à final, fica pelo lado esquerdo do scoreboard.

Posição no ranking de Inês Nunes: 32


João Diogo - Ultrapassada a frustração de não ver Nina Kraljic de volta à Eurovisão, devo dizer que "Tick-Tock" não foi nada má escolhida pela Croácia. A canção tem um groove poderoso, que fica na memória, a produção é bastante boa e Albina vende-a muito bem. Tem imenso potencial para uma apresentação em palco que a eleve ainda mais. Gosto também da forma como combinaram o croata com o inglês. Vejo a Croácia na final, e a atingir uma posição bastante confortável no sábado. 

Posição no ranking de João Diogo: 19


João Vargas Confesso que na final nacional, nunca pensei ver "Tick-Tock" como a canção representante da Croácia no ESC 2021. Este tema tem-me conquistado dia após dia, e é um dos temas do ESC 2021 que mais ouço atualmente. Albina é bastante carismática, e defende este tema na perfeição. Caso para dizer que foi um "match" perfeito. "Tick-Tock" é um tema bastante viciante e orelhudo, que não deixa ninguém indiferente. Com um bom staging, acredito que a Croácia consiga o apuramento para a grande final. 

Posição no ranking de João Vargas: 13


Paulo Lima - A Croácia aposta na modernidade de uma canção, e na graciosidade e juventude da sua interprete, Albina. “Tick-Tock” reveste-se de originalidade no facto apenas de não estar na linha das propostas croatas de anos anteriores, pois toda a sua sonoridade não me parece apresentar nada de muito criativo. Todavia, esta proposta está muito bem produzida e reconheço, por ser uma canção que se pode compor bem em palco, a sua capacidade de interessar e muito aos telespectadores, e espero-a naturalmente na final. Não é das minhas favoritas, mas aproxima-se do meu Top 20. 

Posição no ranking de Paulo Lima: 21


Pedro Caramba - Ao contrário dos restantes países da ex-Jugoslávia presentes no Eurofestival, que continuaram internamente com os seus cantores de 2020, a Croácia decidiu realizar o seu festival, o Dora 2021. E dessa edição, saiu vencedora a cantora Albina e a sua canção "Tick-Tock". Uma boa canção, num estilo pop bem atual. A Albina mais os seus bailarinos vão de certeza abanar o palco de Roterdão. Quase certa na final.

Posição no ranking de Pedro Caramba: 18


Ricardo Rodrigues - Talvez das canções mais subvalorizadas deste ano. Vejo um percurso que pode ser semelhante a "Fuego" em 2018, caso o staging surpreenda a comunidade de fãs/jornalistas. "Tick-Tock" é um dos maiores bops desta edição e parece que ninguém tem essa noção.

Posição no ranking de Ricardo Rodrigues: 19


Tomás Nabais - A aposta da emissora croata HRT vai contra aquilo que a mesma tinha levado aos palcos do ESC nos últimos anos, notando por isso mesmo uma diferença no género musical: das canções tradicionais/baladas e cantadas em croata, para um pop mainstream e bilingue. Gosto desta proposta com um refrão q.b. orelhudo e a nível instrumental é eficaz, fazendo-nos lembrar os anos 80, devido à presença dos sintetizadores no pré-refrão. De certeza que será finalista e terá muitos votos do público. Somente não aprecio muito do timbre vocal da Albina, que não é dos melhores, mas em Maio pode melhorar. 

Posição no ranking de Tomás Nabais - 11

 Média de Classificação: 22,10

Melhor classificação: 8

Pior classificação: 37

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. CROÁCIA - "Tick-Tock", por Albina: música para dançar ao ritmo dos ponteiros de um relógio, a letra revela essa intenção desabrida de uma vontade crescente. Não tem nada de chocante nem de imprevisível, tudo se passará sempre de igual forma até o relógio silenciar. Votação: 5 pontos.

    ResponderEliminar