[OLHARES SOBRE O ESC2021] Noruega

Noruega
Intérprete(s): TIX
Tema: "Fallen Angel"


Alexandre Lopes - A Noruega teve este ano, uma das finais nacionais mais competitivas dos últimos anos, com várias temas de enorme qualidade, todas elas merecedoras de representar o país. No final, acabaria por ser TIX com “Fallen Angel”, a garantir o passaporte para Roterdão, derrotando a forte concorrência dos KEiiNO. “Fallen Angel” é uma tema bem produzido, com uma mensagem de luta e esperança, contra as dificuldades enfrentadas por TIX, ao longo da sua vida. O staging da final nacional pode parece algo cliché, com o uso de asas no outfit, mas tendo em conta o contexto e mensagem da canção, são apropriadas neste caso. Numa semifinal muito competitiva, a performance visual será muito importante para ver se este tema consegue ficar na memória das pessoas, após todas as canções terem sido ouvidas.

Posição no ranking de Alexandre Lopes: 16


André Pereira - "Fallen Angel", foi uma das canções sobre a quais nunca entendi o seu hype durante a final nacional. Claramente, havia melhores propostas no MGP, e não, não era a dos KEiiNO. Entre as duas propostas no top2 da final nacional, "Fallen Angel" era sem dúvida a melhor. Gosto imenso de toda a envolvência da canção. Espero uma excelente performance do TIX na Eurovisão!

Posição no ranking de André Pereira: 18


Carina Ferreira - Esta música convence-me. É agradável e dá vontade de ouvir novamente, ainda que, não seja sem parar. Parece-me um pouco subvalorizada, possivelmente também pelo facto de que TIX não era o favorito a ganhar o Melodi Grand Prix. Aliás, em relação à final nacional norueguesa, confesso que me chocou um pouco quando soube que TIX esteve para desistir. Relativamente ao staging, penso que será algo semelhante ao que se viu ainda na Noruega – se assim for, gostei do contraste entre o anjo e os demónios negros que surgem em palco, bem como a utilização das correntes. Não é a melhor música deste ano eurovisivo, isso não considero, mas espero que consiga qualificar-se.

Posição no ranking de Carina Ferreira: 13


Diogo Resgate - Inofensiva: É a palavra que define a opinião que eu tenho da canção da Noruega. Gosto da melodia e da prestação do cantor (que tem um estilo bastante peculiar, no bom sentido!). Pessoalmente não gosto muito da temática dos anjos na performance em palco. Ainda assim, penso que os anjos vão abençoar o país a ir até à final!

Posição no ranking de Diogo Resgate: 21


Emanuel Filipe - Longe de ser o meu favorito no Melodi Grand Prix deste ano, a vitória de TIX foi um tanto ou quanto previsível. Sim, é certo que os KEiiNO reuniam quase um consenso entre os fãs da Eurovisão, mas é ao público norueguês que cabe escolher o seu representante. E tenho quase a certeza que agradar a fãs da Eurovisão não é um dos critérios a ter em conta aquando da votação. A acessibilidade de "Fallen Angel", a par da grande popularidade de TIX na Noruega, foram mais que suficientes para garantir uma vitória numa final nacional fortíssima. Sei que o visual de TIX, bem como o staging são demasiado excêntricos para muitas pessoas, e compreendo perfeitamente tal posição, mas a mim não me incomoda minimamente. A única coisa que a mim me incomoda é a escolha da versão em inglês em detrimento da versão em norueguês. A versão norueguesa tinha, no meu entender, muito mais identidade. Mas mais uma vez, o meu gosto pessoal não é critério para ninguém. Em norueguês, inglês ou checo, estará com certeza na final. 

Posição no ranking de Emanuel Filipe: 16


Marcel Pessoa - Particularmente, gostava mais da versão em norueguês de "Fallen Angel". E mesmo esta versão não era minha favorita no MGP2021. Acredito que a Noruega perdeu uma grande chance de TOP10 ao desperdiçar os KEiiNO. E com esta última frase se torna claro que não considero a canção do TIX uma candidata a brilhar no palco de Roterdão. "Fallen Angel" possui na letra um significado que até me agrada (sobre alguém que se considera ruim, e encontra alguém bom), é um bom argumento, no entanto me soa um pouco genérica. Talvez seja o idioma escolhido, é como se a proposta perdesse o brilho na língua inglesa. O forte da canção norueguesa deste ano é seu staging. Muitos podem considerá-lo ultrapassado, vibes Eurovisão da primeira década dos anos 2000, mesmo assim não deixa de ser chamativo e curioso de se acompanhar sua progressão. Se o TIX classificar será pelo voto do público, que comprará a ideia de sua figura e sua prestação em palco. Caso não se classifique, não sentirei muito sua falta na grande final.  

Posição no ranking de Marcel Pessoa: 30


Rui Duarte - Não tenho muito a dizer em relação a esta canção. Havia muito melhor no MGP, mas respeito o intérprete e toda a composição. A música não faz, de todo, o meu género, e mesmo com o espetáculo montado em torno desta proposta na final nacional (que provavelmente continuará na Eurovisão) não penso que terá uma aceitação tão boa quanto esperado por parte do público e dos júris. Admiro o facto da Noruega sempre fazer bons stagings, e isso poderá sair a favor da canção e ajudar um pouco à sua exaltação.

Posição no ranking de Rui Duarte: 25

 Média de Classificação: 20,48

Melhor classificação: 3

Pior classificação: 39

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. NORUEGA - "Fallen Angel" por TIX: É mau demais para ser verdade. Um tipo de história cantada com muitos anos e que por isso mesmo já não consegue comover ninguém. Ele é um anjinho com asas gigantescas que defronta uns demónios enormes que povoam a sua mente sórdida porque se considera inferior à sua amada platónica. Sim, só pode ser porque como toda a gente sabe os anjos não têm sexo, segundo rezam as beatas. Quanto à música menciono-a apenas para dizer que é cúmplice na simplicidade desta história inócua. Votação: 2 pontos.

    ResponderEliminar