[OLHARES SOBRE O ESC2021] Eslovénia

Eslovénia
Intérprete(s): Ana Soklič
Tema: "Amen"


Aan Branco - Ana traz-nos uma balada em inglês estereotípica da Eurovisão, acompanhada principalmente por piano e coro. Não traz nada de original, exceto a sua voz, que tem uma força incomparável. Contudo, as temáticas religiosas, a melodia já mais que feita no certame, e a letra cliché, são o suficiente para que eu, pessoalmente, pense que Ana Soklič e a Eslovénia terão muitas dificuldades em passar à final, apesar de adorar a voz da Ana. "Voda", de 2020, era apesar de tudo uma canção muito mais interessante do que "Amen" é. No entanto, a Ana é uma excelente performer e, se passar à final, será por mérito do seu trabalho em palco.

Posição no ranking de Aan Branco: 23


Inês Nunes - A “Amen” superior. A Eslovénia teve, para mim, das maiores evoluções entre os países com o mesmo representante do ano passado. “Amen” é um tema muito bem construído, que encaixa perfeitamente na voz da Ana. Gosto da maneira como vai crescendo e culmina com o coro no terceiro refrão, que é sem dúvida a melhor parte da música, contudo gostava que este momento alto chegasse mais cedo, pois tenho receio que a parte inicial do tema não consiga prender a atenção do público. Gostava muito de ver a Eslovénia na final, mas estando numa semifinal tão competitiva, tenho as minhas dúvidas quanto à qualificação.

Posição no ranking de Inês Nunes: 14


João Diogo - Devo ser dos poucos que prefere a canção que Ana Soklič traz à Eurovisão este ano em comparação com 2020. O meu maior problema com "Voda" era a forma como se arrastava e que tornava difícil ouvi-la pois parecia que durava 6 minutos. "Amen" não sofre disso, pelo contrário. Tem uma melodia muito mais interessante, na minha opinião, e a voz poderosa de Ana faz-lhe justiça. Não sei se terá hipóteses de seguir para a final, ainda por cima vai atuar na posição da morte na semifinal, mas gostava que isso acontecesse. É também a "Amen" mais forte este ano.

Posição no ranking de João Diogo: 20


João Vargas Da Eslovénia, chega este ano uma balada pouco original, que apesar da voz poderosa da Ana Soklič, não consegue impactar, nem despertar em mim aquele lado mais emocional. "Amen" foi produzida especialmente para a voz da Ana, mas pouco pensada para uma Eurovisão, que tem um historial de baladas muito fortes. Dificilmente a Eslovénia conseguirá o apuramento para a grande final.

Posição no ranking de João Vargas: 32


Paulo Lima - A Eslovénia apresenta-nos uma poderosa canção de encorajamento, acreditar e agradecer a um sentido da vida. Positividade pois claro, numa atmosfera poderosa, é o que se pode sentir nesta proposta. A canção é servida também de uma poderosa harmonia de vozes e a Ana Soklič, bem como o seu suporte coral merecem todo o nosso respeito pela força que colocam no seu direto. Parece-me uma prestação sem falhas técnicas, conto com ela para a final, mas não entra de facto nas minhas propostas preferidas deste ano. Não me emociona este "Amen".

Posição no ranking de Paulo Lima: 19


Pedro Caramba - A televisão eslovena, tal e qual como a grande maioria das emissoras, decidiu em 2021 continuar com o mesmo artista da edição anterior. A meu ver, o ponto mais forte da representação deste país dos Balcãs é a voz da sua cantora. Ana Soklič tem um grande poder vocal, apoiada por uma boa orquestração, que transmite alguma emoção nesta "power ballad", principalmente no seu refrão. No entanto, não sei se esta emoção será suficiente para levar a Eslovénia e a sua canção "Amen" à final.

Posição no ranking de Pedro Caramba: 32


Ricardo Rodrigues - "Amen" da Eslovénia este ano é talvez das músicas que mais me passam despercebidas. Além dos vocais da Ana Soklič sobressaírem bastante sempre que atua em palco, é uma canção pouco inspirada e melodicamente bastante básica. Neste caso é impossível comparar com "Voda", canção que seria defendida pela mesma na edição de 2020 não fosse cancelada, e é claramente um downgrade.

Posição no ranking de Ricardo Rodrigues: 38

Tomás Nabais - Após o cancelamento do ESC 2020, devido à pandemia, Ana Soklič volta a representar a Eslovénia. Todavia, desta vez com uma balada ao jeito de hino, que pode resultar muito bem no palco da Eurovisão se o staging for bem conseguido e impactante, e se ganhar votos dos júris. Contudo, poderá cair facilmente no esquecimento do público. Pessoalmente, esta canção causa-me estranheza, muito devido à voz de Ana, que parece que não se sente confortável a cantá-la integralmente em inglês. A nível lírico a composição da letra parece-me ser o ponto mais fraco desta proposta.

Posição no ranking de Tomás Nabais - 17

 Média de Classificação: 24,28

Melhor classificação: 14

Pior classificação: 38

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. ESLOVÉNIA - "Amen", por Ana Soklič: A canção torna-se muito desagradável porque a intérprete berra muito e ofende os meus tímpanos. Bem sei que ela quer chegar muito longe mas não é preciso tanto. Votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar