[OLHARES SOBRE O ESC2021] Rússia

Rússia
Intérprete(s): Manizha
Tema: "Russian Woman"


André Almeida - Sinto que esta é, sem sombra de dúvida, a música que “every russian woman needs to know” (toda a mulher russa deve saber). Acho o tema da Manizha bastante interessante, não adorasse também a língua russa. Mais do que a própria canção, acho que a presença em palco da intérprete e a força que a música tem, devido ao contexto social da Rússia e a todas as polémicas à sua volta, também tornam “Russian Woman” numa das minhas favoritas desta edição. Espero que tenha um bom resultado e que consiga calar todos os seus críticos no seu país.

Posição no ranking de André Almeida: 9


Cláudio Guerreiro - Inesperadamente, a Rússia trouxe-nos este ano uma escolha feita através de uma final nacional. E em bom hora, visto que não era o maior fã dos Little Big. “Russian Woman” é uma escolha arrojada, com uma mescla muito interessante de estilos que acaba por resultar fantasticamente ao vivo. É até uma proposta que funciona melhor na atuação do que na versão estúdio da canção. E uma das principais razões para que tudo funcione muito bem é, claro está, o talento incrível da Manizha. O nível de presença em palco e o carisma são características que ela carrega naturalmente consigo. A atuação na final nacional acabou por nos mostrar já plenamente o que podemos esperar no palco em Roterdão. E é assim que um coro eleva ainda mais uma canção. Já sabemos que esta proposta tem muitos haters por terras russas (em grande parte devido à mensagem emancipadora que possui), mas creio que, em maio, muitos se renderão ao resultado que Manizha lhes dará. E merecidamente…

Posição no ranking de Cláudio Guerreiro: 13


Gonçalo Canhoto - Após uma final nacional de qualidade duvidosa engendrada secretamente, “Russian Woman” ganhou o direito de representar o país em Roterdão. Longe de partilhar do entusiasmo de alguns fãs esta proposta, confesso que acabou por ser uma escolha óbvia - mais pela fraca concorrência que enfrentou do que pelo seu valor individual. É uma proposta que equiparo a uma manta de retalhos, com um instrumental confuso e pouco coeso, que apenas é valorizado pelos elementos étnicos. Manizha é uma intérprete carismática e vocalmente competente, embora os últimos 30 segundos me deixem bastante desconfortável. O ponto mais forte da aposta russa acaba por ser a mensagem do tema: a celeuma causada pela letra evidencia as razões pelas quais ainda são precisas muitas mais mensagens de empoderamento feminino no palco eurovisivo. Está longe de figurar entre as minhas favoritas do ano, mas, tratando-se da Rússia, acredito que será candidata a uma posição no top 10 em maio.

Posição no ranking de Gonçalo Canhoto: 30


Hugo Sepúlveda - Rússia traz-nos Manizha, que se sagrou vencedora de uma final nacional bem reduzida, onde os Little Big fizeram apenas parte do espetáculo e não da competição. “RUSSIAN WOMAN” é uma canção que se estranha, ao início, parecendo uma “mixórdia” com partes coladas de músicas diferentes. Mesmo não se entranhando totalmente, sempre me puxou para reouvir e querer perceber, especialmente pela parte mais étnica. Conforme o fui fazendo, a canção foi subindo no meu top e a grande velocidade! Manizha e “RUSSIAN “WOMAN” trazem-nos garra e uma mensagem polémica para alguns, apoiada por tantos outros, como as avozinhas mais acarinhadas no mundo eurovisivo, Buranovskiye Babushki – e a sua atuação na final mostrou isso mesmo, onde aqui realço a dinâmica com os coristas, que não se limitaram a ficar a um canto.

Posição no ranking de Hugo Sepúlveda: 3


Luís Coelho - Não sou fã da música da Rússia este ano, mas penso que por ser o país que é irá passar à final, mesmo achando que para já esteja a passar um pouco despercebida. Na final prevejo que fique acima do vigésimo lugar. 

Posição no ranking de Luís Coelho: 35


Patrícia  Gargaté - A Rússia ganha não só pela sua mensagem e pelo significado da canção mas também pela grande atitude da intérprete em palco! A Manizha é simplesmente fantástica e entrega tudo o que pode em palco. Creio que a atuação da final nacional é uma boa base para se trabalhar para a atuação na Eurovisão e que esta é uma das canções que não precisa de grandes floreados pois com a garra da intérprete entrega tudo o que é preciso para captar o espectador. Creio que poderão ser introduzidos mais elementos para que a mensagem passe para o espectador que está a ouvir a canção pela primeira vez. A canção é cativante e convida a um pezinho de dança, não necessita de uma performance vocal estonteante para brilhar pois não é o principal foco desta apresentação. Está fora do meu top 10... mas por pouco.

Posição no ranking de Patrícia Gargaté: 15


Rodrigo Pinto - Está a meros passos de se tornar a minha canção favorita deles de sempre...Talvez a atuação/escolha que mais me surpreendeu do ano inteiro - tem um sentimento tão genuíno, uma tamanha força! Eu que normalmente não escolho em primeiro lugar um estilo de música mais "falado", fico muito feliz por ver a Mother Russia a saudar os seus com uma canção tão bonita (em todos os sentidos)! E aquele refrãoÉ como a muitos: ARREPIA. 

Posição no ranking de Rodrigo Pinto: 4

 Média de Classificação: 17,55

Melhor classificação: 3

Pior classificação: 35

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. RÚSSIA - "Russia Woman", por Manizha: se traz mensagem é para mulher russa entender, neste momento o descontentamento é geral por toda a desorganização que anda por aí que eu me recuso a comentar, só quero saber da música e esta para mim é um desperdício. Votação: 0 pontos.

    ResponderEliminar