[OLHARES SOBRE O ESC2021] Macedónia do Norte

Macedónia do Norte
Intérprete(s): Vasil
Tema: "Here I stand"


Aan Branco - Outro artista de 2020 que regressa ao certame, desta vez com uma balada
completamente diferente da canção “You” de 2020. “Here I Stand” é claramente a praia de
Vasil, no seu registo de teatro musical/ música épica da Disney. Vasil demonstra todo o seu
range vocal e qualidade de artista. “Here I Stand” não será do agrado de todos, certamente,
mas a mensagem de esperança, a dinâmica clara e clássica, a voz inconfundível de Vasil e a
melodia doce da canção irão cativar votos de vários pontos da Europa. Competente e
emocionante são as palavras que escolho para sumarizar a canção da Macedónia do Norte.

Posição no ranking de Aan Branco: 21


Inês Nunes - Pessoalmente, é dos temas que menos gosto este ano. Monótono, sem nenhum momento marcante, não há nada na música que me cative. Conseguimos perceber pela introdução do videoclip que o Vasil se revê muito na mensagem transmitida na música, e sendo ele um vocalista competente, de certeza que a vai defender muito bem em Roterdão, mas não creio que seja suficiente para ser apurado à final.

Posição no ranking de Inês Nunes: 38


João Diogo - A Macedónia do Norte lá decidiu apoiar Vasil e "Here I Stand" após alguma polémica nacionalista que infelizmente se alastra pelo mundo. Dito isto, não sou fã desta canção. De todo. É demasiado teatral para o meu gosto, demasiado desprovido de emoção. A canção é mecânica, feita para que Vasil atinja certas notas e mostre a sua voz, apelando ao júri descaradamente. Não os condeno, visto que não costumam ter os melhores resultados do televoto, e em 2019 venceram o júri com uma balada poderosa. Mas, desta vez, o tiro saiu-lhes muito ao lado na minha opinião. 

Posição no ranking de João Diogo: 38


João Vargas Depois de "YOU" em 2020, confesso que estava com bastantes expectativas este ano, e no final foi grande a minha desilusão. Vasil tem uma capacidade vocal tremenda, e uma enorme presença de palco. No entanto, "Here I Stand" é mais uma balada que nada acrescenta de novo ao ESC, e que não prima pela originalidade. Apesar de ser uma balada que relembra muito as baladas "Disney", no conjunto torna-se bastante aborrecida. Destaque positivo para a mensagem da canção. Dificilmente a Macedónia do Norte conseguirá o apuramento para a grande final. 

Posição no ranking de João Vargas: 34


Paulo Lima - A Macedónia vem este ano com uma elaborada e clássica proposta, no bonito timbre de Vasil. Sendo uma canção de encorajamento, esta canção conduz-nos num mergulho de uma excelente orquestração, pondo em destaque toda a sua musicalidade, que a transforma num autêntico hino à música. Não vi ainda a apresentação ao vivo desta canção, pois penso que o vídeo de promoção é uma gravação, mas imagino que Vasil estará muito bem num direto. Não a sinto finalista. e não faz parte das minhas favoritas. Todavia, a Macedónia do Norte tem o meu respeito pela coragem de nos propor um tema clássico e nostálgico, entre a imensidão de sons modernos.

Posição no ranking de Paulo Lima: 32


Pedro Caramba - Mais um país que tomou a decisão interna de continuar com o mesmo intérprete do ano passado. E mais uma balada forte, que explora bastante o poder vocal do seu cantor. Uma forte orquestração. São estes, a meu ver, os pontos fortes desta canção. No entanto, acabo por vê-la como uma balada que poderia ser banda sonora de um qualquer filme de animação, como tantas outras que já passaram pelo palco da Eurovisão. 

Posição no ranking de Pedro Caramba: 35


Ricardo Rodrigues - Vasil é dos artistas que mais entusiasmo tem por estar na Eurovisão, e eu fico contente que a delegação da Macedónia do Norte o tenha convidado também para este ano. Contudo, infelizmente "Here I Stand" é uma canção muito datada para uma edição em 2021. Além de ter um toque musical e lembrar esse mesmo universo através dos vocais grandiosos e expansivos, é um tema que se perde no mix das 39 canções deste festival, tal como se perderia no meio de um qualquer musical visto em West End ou na Broadway. É mais próximo de uma canção de filler que de clímax.

Posição no ranking de Ricardo Rodrigues: 37


Tomás Nabais - Outra balada vinda de um país balcânico, desta vez com Vasil e o seu “Here I Stand”. Não me parece que vá colher bons resultados, ainda por cima numa semifinal muito forte como é a primeira. A voz de Vasil não me convence de todo, pois acho-a demasiada teatral, dramática em excesso e forçada. Paralelamente, este estilo de música à la Disney já cansa. 

Posição no ranking de Tomás Nabais - 33

 Média de Classificação: 31,93

Melhor classificação: 12

Pior classificação: 39

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

4 comentários:

  1. MACEDÓNIA DO NORTE - "Here I Stand" por Vasil: Ele tem uma boa voz mas a canção não me conseguiu impressionar. Votação: 4 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. João Diogo, eu estou com uma pequena dúvida. Diz o senhor que este tema é demasiado "depravado" de emoção. É mesmo isso que queria dizer ou há um pequeno lapso da sua parte? Se não estou a falhar julgo que talvez quisesse dizer "desprovido de emoção". Não quero que pense que estou aqui a armar-me em clever man, mas como noto que escreve bem daí estar com esta pequena dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão! Queria dizer desprovido e não depravado. Obrigado pelo reparo.

      Eliminar