[OLHARES SOBRE O ESC2021] França

França
Intérprete(s): Barbara Pravi
Tema: "Voilà"


Aan Branco - O retorno da chanson francesa, pelas mãos de Barbara Pravi, no auge da sua vitória na Eurovisão Júnior, onde ela foi co-compositora, é uma lufada de ar fresco no meio de baladas e canções pops convencionais. Uma letra intimista, à la Salvador Sobral, onde a cantautora reflete sobre as suas próprias inseguranças e culmina com um: aqui estou eu (“voilá”), num compasso cada vez mais apressado que acompanha a urgência da voz de Barbara. Extremamente emocional, num som tradicional modernizado e um carisma inabalável, “Voilá” é a canção que surpreende tudo e todos, todas as vezes que se ouve. Desde a sua participação em “Eurovision France, c'est vous qui décidez!”, que se sabia que muito dificilmente não seria Barbara a representante francesa do certame eurovisivo. E é bem possível que seja Barbara a primeira pessoa a conseguir dar a França a Dupla Vitória nos dois principais certames europeus, Eurovisão Júnior 2020 e Eurovisão 2021. Em palco já demonstrou uma visão artística, que sabemos que será refinada para Roterdão. Basta aguardarmos para sabermos que truques e magia nos espera vindas da atuação francesa.

Posição no ranking de Aan Branco: 1


Inês Nunes -  “Voilà” não me conquistou logo de início e passou meses no fundo do meu top, mas finalmente vi a luz e agora é dos meus temas favoritos. Acho que inicialmente não gostava assim tanto desta música porque é muito diferente daquilo que costumo ouvir e muito melancólica. Contudo, agora são essas mesmas características que me fazem adorar este tema – há um certo conforto no meio da melancolia. Para além disso, toda a construção instrumental é excelente, e a voz da Barbara encaixa perfeitamente neste registo. Se a apresentação em palco for semelhante ao que vimos na final francesa, acho que a França é uma forte candidata à vitória.

Posição no ranking de Inês Nunes: 10


João Diogo - Cliché, mas é a minha favorita deste ano! É absolutamente sublime, soberba, de uma melodia que enfeitiça, que vai em crescendo até ao climax final, com uma interpretação no ponto que não podia ser melhor. Quando a ouvi pela primeira vez senti logo que era muito especial e nada mudou desde então. Sim, é uma canção que não se adequa a todos os momentos e que não queremos ouvir em qualquer altura do dia mas isso não é necessariamente mau. "Amar Pelos Dois" também não é esse tipo de canção, também temos de estar num certo mood para a querermos ouvir, e isso não a impediu de vencer. "Voilá" tem todos os ingredientes para vencer a Eurovisão 2021. É diferente, é memorável, tem uma apresentação em palco muito boa, tem uma intérprete carismática e que respira a canção, e, mais importante que tudo, tem aquele "je ne sais quoi" que não conseguimos explicar mas que faz uma canção vencedora. É especial e isso ninguém lhe tira. 

Posição no ranking de João Diogo: 1


João Vargas Não entendo todo o hype em torno desta canção. Desde o primeiro instante que "Voilà" não me agradou e não senti aquela conexão emocional, como muitos falam. Confesso que não consigo ouvir a canção até ao fim. Na minha opinião, não vai lutar pela vitória, como muitos estão convictos. Top 10 sim, Top 3 tenho as minhas dúvidas.

Posição no ranking de João Vargas: 33


Paulo Lima - Renasce a canção francesa, evocam-se estrelas, Piaff, Mathieu e Kaas. Foi em 2009 a última vez que tivemos o prazer de cheirar o charme da “chanson francaise” com Patricia Kaas. Evocam-se sentimentos escondidos e melancólicos. Barbara Pravi, não tem a voz de Edith Piaff, mas agiganta-se. Maravilhosa atuação ao vivo, estará certamente no Top10.

Posição no ranking de Paulo Lima: 12


Pedro Caramba - Com os gauleses conseguimos viajar à essência da canção francesa dos tempos da grande Edith Piaf. Esta é daquelas canções que não passa nem passará indiferente no palco de Roterdão.
A elegância da voz da cantora Barbara Pravi, juntamente com uma belíssima  orquestração são os pontos mais fortes desta canção. A sua interpretação na final nacional foi de uma qualidade superior. É, a meu ver, a minha favorita à vitória. 

Posição no ranking de Pedro Caramba: 1


Ricardo Rodrigues - Barbara Pravi entrega-nos a melhor canção deste ano na Eurovisão. "Voilà" é uma inteligentíssima e bela canção que joga com os estereótipos associados à música francesa e a memória coletiva de todos nós de melodias clássicas francesas, fazendo com que se conecte de imediato e fique connosco a partir do momento em que a ouvimos pela primeira vez. É uma excelente entrada da França e com um grande potencial de "parar" a Grande Final e ser o grande momento da mesma - um pouco como o efeito Salvador Sobral em 2017 quando a Arena de Kiev ficava em total silêncio para o ouvir. É uma canção frágil mas ao mesmo tempo extremamente forte. É única.

Posição no ranking de Ricardo Rodrigues: 1


Tomás Nabais - A melhor canção deste ano. Barbara Pravi com a sua melodiosa e sentida voz interpreta de forma mágica e magnífica este tema sem truques nem malabarismos, remetendo-nos à Chanson francesa e aos tempos áureos da Eurovisão (anos 50 e 60). Segundo as casas das apostas é uma das favoritas para vencer a edição deste ano, mas esperemos até Maio para ver como será a atuação francesa, pois podemos estar a criar falsas expetativas (penso que não!). Independentemente do resultado, acho que a França deve  orgulhar-se deste tema muito bonito e cheio de sentimento. 

Posição no ranking de Tomás Nabais - 1

 Média de Classificação: 6,34

Melhor classificação: 1

Pior classificação: 33

Aceda AQUI à classificação na integra

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. FRANÇA - "Voilà" por Barbara Pravi: Estou fascinado com esta bela música francesa, que honra e faz renascer o meu interesse por este festival.Vraiment émouvant. Votação: douze points e entrada no Quadro de Honra dos meus favoritos.

    ResponderEliminar