[Olhares sobre o JESC2021] Albânia


Albânia
Intérprete(s): Anna Gjebrea
Tema: "Stand By You"



Aan Branco - Um ano com mensagens fortes, e Albânia não escapa: com um beat captivante e um refrão bem conseguido e moderno, dou os meus parabéns à equipa albanesa. Para satisfazer miúdos e graúdos, esta mensagem de esperança para todos os que já sofreram de bullying é uma lufada de ar fresco. Esperemos que em palco consigam captar a essência do videoclip, especialmente a dança, que acho que pode fazer destacar “Stand By You” da competição. 

Fábio Ventura - Infelizmente, o bullying e a violência continuam a ser presenciados e sentidos demasiado de perto pelos mais pequenos. [I/We] “Stand by you” é uma canção bem produzida e interpretada, que veio definitivamente tentar a sua sorte num ano onde a competição é grande. “A união faz a força”, o ditado já é velho, e é precisamente essa a mensagem de empoderamento da canção. A Anna, já com experiência em performances televisivas, consegue facilmente captar as atenções. Será isso suficiente? Tenho algumas dúvidas. Mas ninguém poderá negar que é uma canção adequada ao festival, com um ritmo étnico-teen-pop bem conseguido – o que lhe poderá valer, diria, um top 5-9.

Gonçalo Canhoto - A Anna Gjebrea cabe este ano a tarefa hercúlea de tentar mudar a história pouco feliz da Albânia no JESC. Defendendo “Stand By You” a intérprete pretende transmitir um poderoso grito de alerta sobre o flagelo que é o bullying na nossa sociedade – e consegue fazê-lo de uma forma extremamente eficaz, presenteando-nos com uma das propostas mais comerciais do ano. A intérprete parece ter as doses de talento, carisma e de energia necessária para alcançar o público, mas o futuro das suas aspirações estará largamente dependente de uma apresentação em palco que cause impacto. É, na minha opinião, o maior esforço de sempre do país para triunfar no concurso infantil e considero-a uma das apostas mais fortes do ano.

Ivo Mendonça - “Stand by You” é uma proposta que combina dois elementos que considero fundamentais neste concurso: a apresentação de um tema relevante para a comunidade juvenil, como o Bullying, e uma sonoridade fresca e apropriada para o público-alvo que, sem parecer demasiado adulta e madura, prenderá o espectador ao ecrã. As fases do pré-refrão e do refrão são, em especial, muito cativantes e contagiantes, tornando a canção mais apelativa, fácil de ouvir e, ao mesmo tempo, transmitem a energia necessária para serem acompanhadas com alguns passos de dança. Sem dúvida que merece um lugar no lado esquerdo da tabela, e destaco adicionalmente o carisma da intérprete, Anna Gjebrea. Muita sorte, Albânia.

João Diogo - Boa aposta da Albânia para a Eurovisão Júnior 2021. Uma canção refrescante, bastante jovem e irreverente que poderá arrecadar um bom resultado em Paris. A mensagem da canção é muito importante e adequa-se perfeitamente ao público alvo deste concurso. O refrão é, sem dúvida, o ponto alto da canção e, sendo o mais importante, ajudará e muito a Albânia.

Luís Coelho - A Albânia traz-nos uma música com um toque balcânico. É uma canção divertida e da qual gosto das várias alternâncias. A Anna parece-me bastante profissional a cantar. Prevejo uma boa classificação para este país no Festival Eurovisão Júnior.

Nuno Carrilho - Com uma das mensagens mais importantes da edição deste ano, a Albânia leva "Stand By You" a Paris. Uma canção que tem tudo para resultar... e para falhar. Não é uma das minhas favoritas, mas admito que poderá ser uma das que mais subirá na minha classificação com a atuação ao vivo.  Curioso para ver a atuação.

Ricardo Matias - Admito que foquei surpreendido pelo estilo que a Albânia pretende levar este ano ao JESC, e pela positiva. A canção entra bem no ouvido, a Anna canta bem e transmite bem a atitude e a mensagem que é preciso indicar a todos os jovens e crianças, com uma parte pop que faz querer sair da cadeira e começar a dançar. É por estas razões que acho que a Albânia vai ter um bom resultado este ano, e chegar ao top10.

Pontuações:
Aan Branco - 8 pontos
André Pereira - 12 pontos
Diogo Martins - 2 pontos
Emanuel Filipe - 8 pontos
Fábio Ventura - 7 pontos
Gonçalo Canhoto - 10 pontos
Hélder Simões - 7 pontos
Huno Sepúlveda - 5 pontos
Ivo Mendonça - 8 pontos
João Diogo - 8 pontos
Luís Coelho - 8 pontos
Nuno Carrilho - 7 pontos
Pedro Caramba - 7 pontos
Pedro Dias - 12 pontos
Ricardo Matias - 8 pontos
Rodrigo Pinto - 10 pontos
Rui Duarte - 2 pontos

TOTAL: 129 pontos


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. Albânia- Um tema já estafado mas que convém não esquecer. Apresentado de forma ligeira com a participação de uma intérprete que irradia simpatia, tentando assim apelar aos jovens a quem principalmente se destina. A minha pontuação: 6 pontos.

    ResponderEliminar