[Olhares sobre o JESC2021] Arménia


Arménia
Intérprete(s): Maléna
Tema: "Qami Qami"



Aan Branco - O que seria uma excelente entrada para o certame sénior, acho desajustada para uma competição com uma audiência juvenil. E de certa forma, um pouco de desperdício de uma boa canção de rádio e do carisma da Maléna. Não acho uma canção por aí exigente e acredito que Maléna fará uma excelente prestação em palco. Infelizmente foi uma interpretação que não me chamou muito à atenção.

Fábio Ventura - “Qami Qami” parecia-me inicialmente um pouco matura a mais para o JESC, depois percebi que não. Super moderna, “Qami Qami” segue um estilo muito em voga da Gen-Z: apelativa às massas, mas única; moderna mas com toque tradicional. Gostei bastante dos visuais do videoclip e acredito que, conseguindo fazer a transposição para o palco em Paris, Maléna de 14 anos poderá ter um excelente resultado pelo público jovem (mas não tão jovem). A mensagem é simples: o de alguém que procura descobrir-se e ultrapassar os traumas do passado. A nível vocal, podemos todos reconhecer o enorme talento de quem em 2020 nos apresenta uma balada, belíssima diga-se, e agora um ritmo upbeat contagiante? Já a quero ver num palco ESC num futuro próximo!

Gonçalo Canhoto - A Arménia foi o último país a divulgar a sua aposta para o concurso infantil e é caso para dizer que… o melhor ficou mesmo para o fim. Com uma sonoridade a aproximar-se a alguns dos maiores hits do disco homónimo de Dua Lipa, “Qami Qami” é puramente irrepreensível. Hipnotizante, surpreendente e com uma estética sublime, a proposta arménia roça o excecional. Depois do pior resultado da sua história, o país do Cáucaso quer repetir o triunfo de 2010 e faz-me acreditar que tudo fará para que a apresentação do tema em palco esteja ao mais elevado nível. Coloco a Arménia no lote de potenciais vencedoras da edição e arrisco-me a considerá-la a minha canção favorita de sempre do concurso infantil.

Ivo Mendonça - “Qami Qami” poderia estar no concurso principal da Eurovisão, que teria um ótimo resultado. Maléna apresenta-nos uma performance que vive do batimento viciante e urgente, combinado com visuais e luzes que vão alinhar-se com as várias vozes que acompanham a performance. A proposta como um todo está muito bem conseguida, e será certamente uma das favoritas a vencer, seguindo uma linha de performances muito comerciais e modernas como as vencedoras de 2018 e 2019. Pessoalmente, esta canção leva-me a descontrair, a estar em outro lugar, a perceber que a sua sonoridade nos causa uma leveza e uma facilidade em mover os nossos pensamentos entre as caixinhas da nossa mente. Muito curioso para ver como tudo resulta em palco, espero o melhor. Arménia, boa sorte!

João Diogo - Wow wow wow! Que grande hit este em que a Arménia aposta para a Eurovisão Júnior 2021. Tem uma produção de nível internacional, tem um beat contagiante, o vídeo é muito bom...tem tudo para vencer em Paris. Beneficia muito de ter uma intérprete mais madura em comparação com muitos dos outros participantes, e que lhe permite trazer uma canção que também funcionaria na Eurovisão. Excelente aposta!

Luís Coelho - A Arménia aposta muito forte este ano, via esta música na Eurovisão dos adultos. Canção extremamente bem cantada e com um instrumental excelente. 

Nuno Carrilho - A Arménia recuperou a sua artista de 2020 e leva uma das canções favoritas à vitória no Festival Eurovisão Júnior 2021. Contudo, "Qami Qami" diz-me rigorosamente... nada. Não consigo gostar da canção, que me parece mais ajustada à Eurovisão "dos crescidos", ainda que esteja bastante curioso para a proposta em palco. No meu entender, ficaria num dos últimos lugares. Nota positiva para a cantora (podem já escolher a Maléna para uma das próximas edições do ESC?)

Ricardo Matias - Na minha opinião, a canção atrai tanto crianças como jovens como adultos, sendo uma canção bem produzida, que entra bem no ouvido, e que capta a atenção não só pelo instrumental como também pela atitude e performance madura mas ao mesmo tempo juvenil da Maléna. Acredito num top10, e talvez top5, mas para mim acho que ainda falta algo para poder dizer que a Arménia é a vencedora deste ano.

Pontuações:
Aan Branco - 1 ponto
André Pereira - 12 pontos
Diogo Martins - 12 pontos
Emanuel Filipe - 12 pontos
Fábio Ventura - 10 pontos
Gonçalo Canhoto - 12 pontos
Hélder Simões - 10 pontos
Huno Sepúlveda - 10 pontos
Ivo Mendonça - 12 pontos
João Diogo - 12 pontos
Luís Coelho - 12 pontos
Nuno Carrilho - 6 pontos
Pedro Caramba - 12 pontos
Pedro Dias - 8 pontos
Ricardo Matias - 8 pontos
Rodrigo Pinto - 12 pontos
Rui Duarte - 7 pontos

TOTAL: 168 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. Arménia-Não me parece de todo uma composição para um concurso de jovens e muito jovens, transpira uma sensualidade que só é admissível num espetáculo de erotismo dedicado sobretudo aos adultos que se interessam por esse tipo de espetáculos medíocres. Não acredito que possa ganhar um concurso onde há cancões muito boas para jovens nem lhe noto nível suficiente para nele participar. A minha
    pontuação: 0 pontos.

    ResponderEliminar