[Olhares sobre o JESC2021] Polónia


Polónia
Intérprete(s): Sara James
Tema: "Somebody"



Aan Branco - Sara James é incrivelmente talentosa: desde o seu carisma à sua voz. Contudo, penso que a canção escolhida não faz jus ao enorme talento da intérprete polaca. “Somebody” é uma canção competente, mas não é muito original. Contudo Sara James é capaz de transformar uma canção um pouco aborrecida em algo muito especial e por isso espero um excelente staging e atuação em palco por parte da Polónia.

Fábio Ventura - Mais uma vencedora do The Voice Kids (curiosidade: a canção que cantou na final desse concurso foi “Husavik (My Home Town)” do filme Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga), desta vez do país polaco. Sara James apresenta-se numa voz muito controlada e capaz ao cantar “Sombedoy”. A mensagem de empoderamento nos tempos mais difíceis, de paciência, entreajuda e de solidariedade por aqueles em nosso redor, num ritmo upbeat, poderá vir a resultar muito bem se a Sara conseguir transmitir a energia que a canção pede para o palco parisiense. Ficou apenas a faltar um momento ainda mais enérgico. Mas talvez ao vivo corra melhor.

Gonçalo Canhoto - A Polónia volta a dar provas porque é uma potência do concurso infantil. “Somebody” é uma canção pop extremamente eficaz, acessível e que facilmente capta a atenção do público à primeira audição - um aspeto que joga muito a seu favor. A Sara é uma vocalista muito competente, carismática e confortável com o tema que defende. Com as últimas prestações polacas na Eurovisão Júnior a revelarem uma preparação cuidada e inteligente das suas apresentações em palco… estarão reunidas as condições para rumarmos à Polónia pela 3ª vez em 4 anos?

Ivo Mendonça - “Somebody” acaba por ter a melodia mais comercial de todas as performances de este ano, sendo extremamente bem interpretada pela Sara James. É mais uma performance que poderia estar no concurso principal. O timbre da Sara acaba por dar um corpo ligeiramente distinto, com muita segurança e alguma atitude necessária para acompanhar estes estilos mais correntes. A parte em Polaco acaba por ser a minha parte favorita da canção. No entanto, entendo que esta performance merecesse um ponto alto bem mais interessante e impactante. Acabo por considerar que faltou “meter a água quente a ferver” para que esta performance se tornasse única. Já sabemos que é uma nação muito forte no seu televoto, será que volta a conquistar um lugar cimeiro no concurso? Somebody will know, Polónia.

João Diogo - A Polónia voltar a apostar forte na Eurovisão Júnior. Seguindo a linha das apostas dos últimos anos, temos mais uma canção pop muito bem produzida e polida, ainda que esta tenha um lado um pouco diferente. Não sei se será uma vencedora como aconteceu em dois dos três ultimos anos, isso dependerá muito da apresentação em palco. 

Nuno Carrilho - A Polónia ganhou duas edições consecutivas e está lançada para conseguir a terceira vitória em quatro participações. É uma grande canção, com grande potencial e, acima de tudo, com uma grande intérprete. Sara James tem tudo para brilhar e acho que é uma fortíssima candidata à vitória. Veremos como corre em palco.

Luís Coelho - Sara tem uma voz excelente, e interpreta divinamente esta música. Pena a Polónia não investir assim musicalmente na Eurovisão dos adultos. Mas preferia que a música fosse totalmente cantada na língua polaca. 

Ricardo Matias - A canção perfeita para um JESC, e que consegue agradar todas as idades. Na minha opinião a canção tem tudo: um excelente instrumental, com uma boa produção, uma admirável amplitude vocal da Sara, uma mensagem encorajadora e extremamente positiva e animada, e é sinceramente uma canção que não me canso de ouvir, e que quero voltar a ouvir. É tão boa! E independentemente de a Polónia ter ganho 2 vezes nestes 3 últimos anos, não me importo nada em voltar a ver a Polónia a organizar o JESC em 2023. É a minha favorita.

Pontuações:
Aan Branco - 4 pontos
André Pereira - 12 pontos
Diogo Martins - 7 pontos
Emanuel Filipe - 8 pontos
Fábio Ventura - 7 pontos
Gonçalo Canhoto - 10 pontos
Hélder Simões - 8 pontos
Huno Sepúlveda - 8 pontos
Ivo Mendonça - 7 pontos
João Diogo - 8 pontos
Luís Coelho - 5 pontos
Nuno Carrilho - 8 pontos
Pedro Caramba - 5 pontos
Pedro Dias - 6 pontos
Ricardo Matias - 12 pontos
Rodrigo Pinto - 10 pontos
Rui Duarte - 5 pontos

TOTAL: 130 pontos

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. Polónia - A intérprete tem uma boa presença mas a canção que nos traz não me seduz nada. A minha pontuação: 3 pontos.

    ResponderEliminar