[Olhares sobre o JESC2022] Albânia

 

Albânia
Intérprete: Ketjlin Gjata
Tema: "Pakëz Diell"

Aan Branco - A Kejtlin Gjata da Albânia traz-nos uma balada albanesa como tão bem estamos acostumados: com talento vocal forte, sons carecteristicos e letra impactante. A própria Kejtlin é um raio de luz que ilumina este certame juvenil, puxando-nos, tal como a sua música, da escuridão para a claridade, e, como tal, espero uma boa actuação por parte desta cantora petiz que certamente brilhará para além da Eurovisão Junior. 

Diogo Martins - Este ano, a Albânia apresenta uma balada bem poderosa, mas que demora muito até chegar à "explosão". O início da canção é bastante aborrecida e perdemos logo o interesse em continuar a ouvir e acho que esse vai ser um dos fatores que poderá levar o público esquecer a canção. Penso que não há nada de especial nela. Somente o poder vocal da Kejtlin que poderá agradar os jurados.

Gonçalo Canhoto - Se o ano passado ficara extremamente satisfeito com o esforço e com a atualidade e pertinência da canção albanesa, este ano a história escreve-se de forma (bastante) distinta. “Pakëz Diell” é uma balada bem ao estilo albanês, à qual falta uma evolução em crescendo e um momento memorável que permitam evocar estes três minutos ao fim de 16 canções. O ponto forte da proposta albanesa consiste na sua intérprete, Kejtlin Gjata. Detentora de uma poderosa voz, a artista mostra-se inteiramente confortável na defesa da sua canção, sem conseguir evitar que a mesma caia numa maçadora monotonia e previsibilidade. Considero a proposta da Albânia como uma das mais esquecíveis da edição e muito dificilmente escapará aos últimos lugares da classificação.

Hugo Sepúlveda - Albânia traz-nos um pouco de luz do sol para o JESC e é só mesmo isso: um brilhozinho que não chega a ofuscar. Kejtlin Gjata e “Pakëz diell” (“A Bit of Sunshine”) são as representantes albanesas e, apesar de Kejtlin ter uma boa voz e esta ser muito bonita, não chega para se destacar entre a maior parte do lote de canções do JESC deste ano. “Pakëz diell” é uma balada “fofinha” que apenas é elevada pela voz da intérprete. É uma pena, pois acredito que com outra canção, Kejtlin Gjata brilharia muito mais no palco!

João Vargas - Uma balada típica albanesa, mas que pouca frescura ou novidade traz ao JESC. A Kejtlin possui uma grande voz e este é o ponto alto desta canção. Na minha opinião, a Albânia vai lutar pelos últimos lugares...

Nuno Carrilho - A Albânia continua sem me conseguir convencer com as participações no Festival Eurovisão Júnior... Não a acho uma má canção (ou o que isto quererá mesmo dizer), mas está longe de conseguir agradar-me. Vejo-a a ficar num lugar entre o 10.º e o 14.º, mas tudo poderá mudar com a atuação (não, não tenho esperanças!), sendo que o ponto forte da candidatura é a GRANDE voz da cantora.

Patrícia Gargaté - Que estamos perante uma excelente voz creio que não há dúvidas, contudo acredito que a concorrência possa aniquilar esta canção, deixando-a sem destaque. A Albânia irá precisar de um esforço extra para conseguir uma boa posição.

Ricardo Matias - Com uma mensagem forte e um instrumental impactante, a voz da Kejtlin complementa muito bem todo o espírito que a canção pretende transmitir. Apesar de não estar nas minhas favoritas, bem como pelo facto de existirem na minha opinião canções mais impatantes neste ano, acredito que fique no top 10 deste ano.

Aceda AQUI às pontuações na íntegra

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: JuniorEurovision.tv

Sem comentários