[Olhares sobre o FC2023] Bárbara Tinoco - "Goodnight"

 


Intérprete(s): Bárbara Tinoco
Tema: Goodnight


Adão Nogueira - Adoro a música e acho que é uma das melhores baladas da competição demonstrando o bom trabalho da Bárbara. A ideia do staging pode ter sido boa mas acabava por tirar a atenção à letra da música para se tentar perceber os pormenores do que ia aparecendo. Por vezes ficava parado sem qualquer sentido, percebendo-se que o intuito apenas era para ela se deslocar. Penso que faltou aqui um pouco de trabalho para isto se tornar bom. Apesar de tudo isto, foi mais que merecida a sua passagem e que boa noite foi podermos ouvi-la mais uma vez no festival.

8 pontos

Ivo Mendonça - Bárbara traz ao palco, na sua segunda tentativa, um staging diferente - a criação de um postal - se não soubesse quem ia interpretar esta canção, diria que este tipo de apresentação seria o da Bárbara Tinoco. Embora tenha achado a ideia muito original, faltou para mim um elemento fundamental: a câmara passou mais de um terço da atuação a filmar um cenário parado, sem mostrar a intérprete. De qualquer das formas acho, no todo, uma apresentação bonita e que, com o trabalho certo, pode resultar num produto muito completo e acima de tudo, cheio de amor. O contraste entre a felicidade e a realidade devia de ser melhor explorado nesta atuação, nomeadamente quando a Bárbara sai de dentro do postal para contar a sua história.

7 pontos

Nuno Carrilho - Bárbara Tinoco a ser Bárbara Tinoco. Ainda que "Goodnight" não seja a minha canção favorita deste Festival, nem mesmo da carreira da artista, é impossível dizer que estamos na presença de uma má canção... Relativamente à atuação, achei-a muito interessante (provavelmente das mais interessantes do ano), mas admito que, nalguns momentos, tornou-se "estranha". Com algumas mudanças (especialmente nos planos nas caras dos figurinos) acredito que possa melhorar para a Grande Final, mas, pessoalmente, colocaria fora da luta por Liverpool

8 pontos

Hugo Sepúlveda -  Bárbara Tinoco traz uma canção que é totalmente a cara dela, no entanto, vi que muita gente ficou algo desiludida pois esperavam uma canção em português. Não que para mim o idioma seja um problema até porque gosto da canção na mesma, mas neste caso, apenas sinto que em português iria soar muito mais “genuína” e com uma letra muito mais sentida. Quanto à actuação, a ideia estava muito engraçada e o conceito estava todo lá, mas o resultado não me pareceu que fosse o idealizado. Pelo contrário, alguns momentos foram estranhos e até a própria canção pareceu ficar para segundo plano, já que toda a gente estava a tentar perceber o que se estava a passar. Se no anúncio, Bárbara Tinoco era um nome de peso, neste momento não sinto que esteja num grande avanço na competição. Duvido que, ainda assim, tenha um resultado muito mau.

6 pontos

Cláudio Guerreiro - Bárbara Tinoco já não tem nada a provar a ninguém. Além de uma excelente intérprete, é igualmente uma grande compositora e autora. Sempre a apreciei pela sua forma de cantar em português com letras que chegam facilmente ao público. Por isso mesmo, foi para mim uma enorme desilusão quando percebi que iria cantar em inglês. E porquê? Porque senti que não se sente aquilo que é a sua magia enquanto cantora. É uma música de bom nível, mas que acaba por não impactar e não me faz ter grande vontade de carregar no replay. A atuação acabou também por não elevar a canção, ao contrário do que aconteceu na sua última participação no festival. Esperava muito mais a todos os níveis…

6 pontos

Patrícia Gargaté - Começo por agradecer à Bárbara pelo empenho e pela intenção de criar algo conceitual e coeso. Acredito que o tenha conseguido apesar de não ser propriamente fã da sua proposta. Os planos em “Freeze” são incomodativos e desconfortáveis. Dura demasiado tempo até à revelação o que faz com que o espectador não preste grande atenção à canção e fique completamente confuso com o que está a acontecer. Uma revelação antecipada e talvez alguns planos repensados podiam ajudar a Bárbara a ter um melhor resultado. 

6 pontos

Pedro Dias - Uma canção agradável de ouvir, que nos deixa com um sorriso nos lábios. Achei fantástica a ideia da atuação acontecer dentro duma foto. Bravo! Menos fantástico foi o decote e o vestido que a nossa Bárbara levou. Sem dúvida o aspeto mais negativo da atuação. Não acredito que vá vencer a final, mas é uma proposta que merece pelo menos o top 5. Não menos importante, é de louvar que artistas como a Bárbara Tinoco concorram ao Festival da Canção. São artistas talentosos e profissionais como ela, que este evento necessita. Obrigado

10 pontos

Pedro Maia - A Bárbara é uma excelente cantora e foi isso que mostrou no palco do festival, porque de resto acho que fica tudo muito aquém das expectativas que tinha dela, uma canção muito básica, um staging que tem muitas partes “mortas”. No geral foi um momento muito morno, e não é isso que queremos tanto no festival como na Eurovisão. Acho que está de fora da corrida pelo primeiro lugar!

5 pontos

Gonçalo Canhoto - Três anos após a sua última participação, a minha favorita em 2020 volta ao Festival da Canção em busca da justiça que lhe tem faltado em concursos musicais. Arriscando em inglês, mas mantendo a doçura e a suavidade que caracterizam as suas composições, apresenta-nos “Goodnight” - uma bonita e elegante balada, bastante comercial e feita para soar na rádio até nos cansarmos dela. A Bárbara Tinoco idealizou um conceito diferente para a sua atuação e executou aquela que, na minha opinião, é a apresentação em palco mais bem conseguida da edição. Compreende-se ter existido esmero e atenção até aos mais pequenos detalhes. Sem tirar mérito à canção, que figura nitidamente entre as melhores da edição, acredito que “Goodnight” não conseguiria o apelo suficiente para ultrapassar a forte semifinal 1 em Liverpool, sobretudo quando será inteiramente decidida pelo público. 

10 pontos

João Diogo - A atuação em palco de "Goodnight" está extremamente bem pensada. Não sei de quem partiu este conceito mas para mim acertaram em cheio. É, sem dúvida, uma ideia original para apresentar uma balada e ainda mais original o facto de ser uma festa apesar da canção ter uma letra tão triste. A única coisa que mudaria seriam os planos de câmara porque há alguns que são demasiado longos e creio que mais dinamismo resultaria melhor. Com isto dito, acho que "Goodnight" não seria a nossa melhor escolha para a Eurovisão mas é, sem dúvida, um regresso muito positivo da Bárbara Tinoco ao Festival!

7 pontos 

Márcia Santana - A canção não é nada de especial para aquilo que a Bárbara Tinoco enquanto songwriter consegue fazer. É até decepcionante vê-la a apresentar isto. O staging é conceptual, a ideia está lá, mas a execução foi absolutamente desastrosa. Seria extremamente injusto que Goodnight estivesse a lutar pela vitória apenas por ser a Bárbara Tinoco a cantá-la.

5 pontos 

Ricardo Matias - Apesar de na minha opinião a Bárbara apresentar este ano uma canção mediana e algo aquém de tantas outras canções espetaculares que já compôs, posso dizer que gostei do conceito da performance, ao captar uma memória através de uma "foto". Contudo, sinto que tal perceção só se transmitiu após o 2º refrão, levando a que pudessem existir momentos algo constrangedores entre os figurinos. Não obstante, em termos musicais é uma canção muito encantadora, perfeitamente adequada à voz da Bárbara Tinoco, e mereceu a sua qualificação, apesar de na minha opinião não ser a ideal para representar Portugal na Eurovisão.

7 pontos 

Total: 85 pontos

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter Instagram. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: RTP

Sem comentários