[Entrevista] Ménito Ramos ao escportugal

Olá Menito, bem-vindo a este ciclo de pequenas entrevistas aos produtores convidados para o Festival da Canção (FC) 2008. Antes de mais os nossos parabéns por esta participação.
Qual foi a sua reacção ao convite da RTP? Aceitou de imediato ou teve que ponderar a sua participação?

Claro que fiquei satisfeito com o facto de saber que era um dos 10 produtores convidados pela RTP. Inicialmente ponderei até que ponto poderia participar e aceitar o convite da RTP, sem que isso afectasse os timings de outros trabalhos que estou a produzir, mas depois de concluir que seria possivel conciliar com os restantes trabalhos, aceitei com todo o gosto.

O mundo do FC e da Eurovisão (ESC) é algo que conhece mais ou menos de perto? Fazia parte dos seus planos profissionais participar neste evento?
Verdade seja dita, desde 2003, ano em que escrevi uma canção para a participação da Rita Guerra, não estive muito atento ao FC e à Eurovisão, também devido ao facto de, desde essa altura, ter estado ligado a vários projectos, enquanto produtor, autor e compositor, que me têm ocupado bastante o calendário de trabalho.

O Ménito tem uma carreira como intérprete e era apontado por muita gente como um possível participante no FC. Chegou a ponderar ser o Menito a defender o seu tema ou a decisão de convidar outro intérprete foi tomada logo de inicio?
A decisão de convidar outro intérprete foi tomada de imediato, pelo simples facto de eu, enquanto autor/compositor/produtor, (e foi nessa perspectiva que fui convidado, embora não houvesse nenhum impedimento caso eu quisesse interpretar), achar que para o
FC/Eurovisão, existe um conceito musical que gostaria de apresentar numa canção para este fim, e para apresentar esse resultado, iria fugir da linha musical que tem definido o meu trabalho enquanto intérprete.

Como é que surgiu o nome Tucha? Foi a sua primeira escolha? Foi fácil convence-la a participar no FC2008?
A TUCHA era uma das escolhas que tinha ponderado, e após ter explorado as possibilidades que tinha, concretizei o convite, uma vez que faria sentido voltarmos a trabalhar juntos, já que num passado recente eu produzi 6 temas no mais recente álbum dela! Claro que ela aceitou prontamente o convite.

Os rótulos são sempre artificiais e, muitas vezes, injustos mas é também quase impossível ignora-los. A Tucha está, de certa forma, conotada a um estilo de música relativamente específico, amado por uns e odiado por outros. No final, acha que isso será uma influência positiva ou negativa?
Não é minha preocupação estar obcecado em colocar rótulos musicais nos estilos musicais que cada intérprete ou músico decide para a sua carreira. Pessoalmente, ou gosto e oiço, ou não gosto e reservo-me ao direito de não ouvir, é tão simples quanto isso. Cada um tem o poder de decidir o que ouve ou não, exerçam esse poder!! As pessoas que criticam e rotulam, certamente nunca se deram ao trabalho de tentar compreender a escassez musical que o nosso mercado apresenta, e as decisões e compromissos que, quem vive deste mercado, tem que tomar em função de garantir a sua subsistência e sobrevivência num mercado tão pequeno e fechado. Costumo responder a algumas criticas com uma frase bem simples, prática e construtiva: "...Não percam tempo a criticar em vão, apresentem melhores resultados, todos estamos interessados em ouvir e aprender...". Eu, felizmente, com o tempo, vou podendo, cada vez mais, aceitar aqueles trabalhos que me interessam fazer enquanto músico, mas compreendo que há quem não o possa fazer, acreditem que não é fácil...eu nem sempre o pude fazer!!

Conhecemos ainda pouco sobre o tema que o Menito está a produzir. Quem é o autor da letra? De que “poder” e de que “mensagem” nos fala este tema?
A letra é de minha autoria, e o poder de que falo, é o poder da união, do facto de, juntos, termos mais força para conseguir atingir os nossos objectivos comuns, e mesmo quando a vontade de desistir se apodera de nós, mais uma vez, juntos, podemos ultrapassar as dificuldades em função do objectivo supremo, vencer!!!

Quem é o responsável pela música? Que ambiente sonoro e instrumental é que vamos ouvir quando a 9ª canção subir ao palco do Teatro Camões?
A música é também de minha autoria, quanto ao ambiente sonoro e instrumental, ainda estou em produção, pelo que há que esperar pelo dia 9 de Março para ouvir o resultado final, a titulo de surpresa!!

Bons temas e bons intérpretes podem não ser suficientes hoje em dia para ganhar um festival com estas características. Que trunfos terá a actuação da Tucha? Quem vai estar com ela em palco e como é que vai ser a actuação?
Não estamos á procura de trunfos, queremos apenas participar, apresentar uma canção que, acima de tudo, sirva o propósito de um FC/Eurovisão, e o que tiver de ser, será!! A acompanhar a TUCHA, estarão mais 5 elementos em palco.

Estou certo que está confiante no trabalho que está a produzir mas, tendo em conta o que conhece dos seus concorrentes e o panorama geral do concurso, o que é que será um mau resultado para si?
Mau resultado seria não participar, não ser convidado!!!Como sempre, confio no meu trabalho e no trabalho de todos aqueles de quem me rodeio, pois faço-o por conhecer as qualidades dos profissionais que convido para trabalharem comigo, sempre assim foi!! Conheço muito bem cada um dos músicos de quem me faço acompanhar no meu trabalho enquanto produtor, e não será um resultado menos bom que fará com que mude de ideias acerca deles ou do meu trabalho!!E vice-versa, um 1º lugar não fará de mim melhor produtor ou músico, dado que temos sempre que lembrar, que os resultados neste tipo de concursos, são em função do panorama geral do concurso, e são decididos com base em vários factores, não tem só que ver com a musicalidade!!

Já ouviu algum dos temas entretanto seleccionados para Belgrado? Que opinião tem sobre os temas eurovisivos já conhecidos?
Ainda não ouvi!!

Acompanhou, em 2007, o trabalho desenvolvido pela Sabrina e pelo seu produtor Emanuel? Qual a sua opinião sobre o desempenho do representante português em Helsínquia?
Não acompanhei!!

É quase inevitável esta última pergunta. Há algumas semelhanças entre a Sabrina e a Tucha. Esta sua escolha tem que ver com isso? Procura aproveitar o efeito Sabrina/Emanuel?
Não tendo acompanhado, é dificil comentar ou encontrar semelhanças!!!Ainda assim, cada músico tem a sua identidade musical, eu tenho a minha, as áreas musicais em que tenho trabalhado nos últimos anos, são de tal forma variadas, que mostram a minha versatilidade!!Não devemos fazer comparações, são trabalhos musicais completamente distintos, cada um com o seu valor musical.

Muito obrigado pelas respostas, boa sorte e votos de bom trabalho para o Menito, para a Tucha e restante equipa.

Sem comentários