Cosmos (Letónia): "Se as pessoas gostarem, já somos vencedores"

Com o apoio de Maira Upite

Olá a todos e, em primeiro lugar, parabéns pela vossa vitória na Final nacional da Letónia. Como se sentem sabendo que são os cantores do vosso país para a Eurovisão?
Cosmos:
É um sentimento muito bom o de saber que os letãos nos escolheram para os representar este ano, entre tão bons concorrente, com a nossa música. Como somos diferentes, não somos nem cantores pop, nem uma banda usual, é fantástico sentir que as pessoas gostam de nós e confiaram-nos uma enorme responsabilidade.

O que é o Festival Eurovisão da Canção para vocês? Seguem-nos habitualmente? Porque só decidiram tentar participar este ano?
C:
Achamos que todos têm sentimentos mixados sobre esta competição, mas depende da forma como olhamos para ela. Há muita diversão e negócios engraçados à volta da Eurovisão, mas também é trabalho. É uma boa forma de publicidade, por isso escolhemos participar este ano.

Foi difícil ganhar a vossa Final Nacional?
C:
A competição este ano foi complicada e dura, o que nos fez sentir a vitória com um gostinho especial. Ganhámos com uma margem muito pequena em relação a Marts Kristians Kalnins, com Melo-M, por isso foi um primeiro lugar que se sente, que vamos guardar como suada.

Como caracterizam I hear your heart, a vossa canção numa frase?
C:
É uma canção à cappella, vocal, e acho que isto caracteriza tudo...

E como surgiu ela? Qual a sua história?
C:
Dois dos membros do grupo, Andris e Reinis, que são primos e vivem em Jurmala lado a lado, decidiram, numa noite, escrever uma canção. Chamaram o nosso produtor Guntars Racs, que também é co-autor com o poeta americano Molly-Ann Leikin. E assim nasceu I hear your heart, nessa noite.

É uma nova forma de cantar na Eurovisão, à cappella. Como acham que este tema vai ser aceite?
C:
Pensamos que vai ser bem aceite. Os grupos vocais são muito prestigiados e esse estilo faz sucesso. Além disso, a nossa actuação será uma grande surpresa para muita gente. E também será um grande desafio para nós.

Vai haver alterações na vossa actuação, em relação à da vossa Final Nacional?
C:
Sim, mas isso é segredo... (risos)

Qual é o vosso objectivo e os prognósticos que fazem para a vossa participação no ESC?
C:
Queremos fazer uma boa actuação e se as pessoas gostarem, já nos vamos sentir vencedores, seja qual for a nossa classificação.

Já ouviram os temas com que vão competir? Que acham deles?
C:
Não vamos ouvi-los. Queremos conhece-los apenas em Atenas.

Os Cosmos já participaram noutras competições internacionais. Significa isto que gostam de competir?
C:
Os concursos são muito bons para nos dar experiência e para avaliarmos a fase de evolução em que estamos. Batendo-nos com outros cantores podemos sentir onde realmente estamos bem e onde falhámos. E sim, gostamos de competições, talvez porque nunca fomos realmente humilhados... (risos)

Obrigado Cosmos e boa sorte em Atenas

Sem comentários