Olhares sobre o ESC 2009: República Checa


REPÚBLICA CHECA


Gipsy.cz

Aven Romale
(música e letra: Radoslav „Gipsy“ Banga)







Pedro Morais:
Este ano a Rep. Checa já pensou “à Eurovisão”, pegou num ideia original na tentativa de surpreender, mas confesso que a canção não me atrai muito, e aquela figura em fato de licra também não ajuda. A ideia poderia ser melhor estudada e na minha opinião ainda não é desta que a Rep. Checa chega à final.
3 pontos

Gonçalo Pedrosa: Parece música de desenho animado de 2.ª categoria. A música até podia aproveitar-se minimamente (em algumas partes, embora eu não goste dela), mas com aquela roupa e actuação em palco ou tem o efeito NonStop (muito negativo) ou o efeito Chiki Chiki (não tão negativo). Pessoalmente espero que tenha tanta sorte como tiveram as NonStop.
PS - Devia avaliar apenas a música mas temos de ter em conta que na Eurovisão cada vez mais a actuação em si e roupas podem ajudar uma música má, ou tramar uma música boa.
2 pontos

André Marques: A "canção-paródia" deste ano. Não é preciso dizer mais nada.
0 pontos

Miguel Gomes: Não sei se sou eu que sou demasiado conservador mas… não tenho muita paciência para este tipo de “palhaçada” musical. Acaba por ter alguns momentos interessantes especialmente nos coros mas outras que até “dói” ouvir.
5 pontos

Marina Rego: A República Checa aposta num estilo não muito visto no mundo eurovisivo. Trata-se de uma proposta original e diferente, mas mesmo assim não tem hipóteses de passar à final. Não gosto desta canção, uma vez nunca gostei deste estilo hip hop e não vejo qualquer qualidade na mesma. Possivelmente a pior canção deste ano.
1 ponto

Ricardo Ferreira: Teremos aqui, certamente, espectáculo em palco, ainda que isso não signifique, necessariamente, que estejamos perante uma boa entrada da República Checa. Ainda que seja um tema ao estilo ESC, e com todas as componentes necessárias para dar um bom espectáculo em palco, não me enche as medidas no que diz respeito ao meu gosto musical pessoal. Ainda assim, é na minha opinião, uma presença 'quase' certa na final... resta-me esperar que existam muitas pessoas por essa Europa fora com um mínimo bom gosto musical apurado.
5 pontos

Eurico Alves: Em relação à canção checa, não tenho muito a dizer. Penso que é "brincalhona" demais. Apenas o refrão fica, mas não muito no ouvido; a batida de fundo até é engraçada mas a presença em palco pode parecer muito "acriançada". Não é de todo uma canção para os lugares da frente pois não me parece que consiga cativar a atenção dos espectadores e também devido às razões que já referi.
0 pontos


Nelson Costa: A ‘joke entry’ de 2009 vem deste país da Europa central. Sério candidato a último lugar da Semifinal 1… ou talvez não. Existem sempre aqueles que preferem a canção que, aparentemente, ninguém gosta! O gosto pela música é subjectivo como qualquer forma de arte.
0 pontos



TOTAL: 16 pontos

1 comentário:

  1. Esta canção desiludiu-me um bocado. Não era rap que eu estava à espera de ouvir, quando se soube que seria um cantor de origem cigana a representar a Rep. Checa. Também não esperava uma canção em ingles. Eu queria algo mais folk, mais musica tradicional, mais musica cigana. Ainda assim a canção não é ma, o cantor tem alguma piada e parece conseguir desempenhar bem a sua função. Vai sem duvida conseguir a melhor classificação de sempre para a Rep. Checa (o que não sera dificil depois dum ultimo e dum penultimo lugares), mas não acredito que consiga passar à final. E no entanto, se no ano passado os piratas letões conseguiram passar à final (com 8 pontos de Portugal na final), porque não também este super-heroi?

    2 PONTOS

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar