Olhares sobre o ESC 2009: Finlândia


FINLÂNDIA

Waldo's People

Lose Control (música: A. Lehtonen, Karima; letra: Waldo, A. Lehtonen, Karima, A. Kratz Gutå)






Pedro Morais: Finlândia é a campeã dos últimos lugares ao longo de mais de 50 anos de ESC, mas candidata-se este ano a estar pela quarta vez consecutiva na final. A canção não é muito do meu género musical favorito, mas confesso que o refrão fica no ouvido.
7 pontos

Gonçalo Pedrosa: Só por não ser metal já merece pontos extra, contudo a mistura de tipos de música ficou aqui muito mal, o cantor tem má voz e as cantoras não ficam atrás. A pirotecnia usada na versão ao vivo é ridícula na música... talvez preferisse o metal afinal.
1 ponto

André Marques: Uma das minhas favoritas. Tem qualidade. E, principalmente, mostra que a Finlândia quer fazer desta canção um ponto de viragem relativamente ao rock e ao heavy-metal dos últimos três anos. Esta é a altura certa, a canção certa e o grupo certo para fazer isso mesmo. Merece, sem sombra de dúvida, uma classificação muito boa na Final.
7 pontos

Miguel Gomes: Arriscaria a dizer que os Santamaria vão representar a Finlândia. Não sou fã. Reconheço ao género, e à canção em particular grande potencial cénico, até porque o grupo funciona muito bem em palco. Tem um refrão cativante mas o instrumental é… um pouco “batido”.
5 pontos

Marina Rego: Adoro! Uma das mais canções mais catchy e festivaleiras deste ano, um pop cheio de power, digamos. Completamente viciante e fantástica! Os Waldo's People dão um grande espectáculo em palco e espero uma boa prestação em Moscovo. Acredito que consigam o passaporte para a grande final.
10 pontos

Ricardo Ferreira: A Finlândia joga este ano, novamente, para vencer. Esta entrada meio tecno/pop é oficialmente uma das favoritas e na minha opinião tem todos os ingredientes para voltar a colocar a Finlândia no rumo da vitória. Pessoalmente, aprecio alguns pormenores. Em comparação com as principais favoritas, perde na minha opinião muito facilmente frente a uma Noruega, Islândia ou Grécia.
8 pontos

Eurico Alves: Ora aqui está uma canção que não deixa ninguém indiferente. Já estou a imaginar ao público no Olimpiisky Indoor Arena todo de pé a pular enquanto esta canção é apresentada, mas apenas durante o refrão, porque no resto da música está tudo muito "igual". Os cantores não são lá grande coisa a cantar ao vivo pois há desafinação do princípio ao fim da música mas até ao dia da semifinal, ainda muito se pode corrigir.
7 pontos

Nelson Costa: Cá está o Eurodance tão ‘hot favourite’ dos fans do ESC, tal como foi a Islândia em 2008. O país do Rock e do Gothic dá uma reviravolta de 360º! Não desgosto da música, mas também não a adoro ao ponto de estar no primeiro lugar do meu ranking.
6 pontos


TOTAL: 51 pontos

Sem comentários