Olhares sobre o ESC 2009: Portugal


PORTUGAL

Flor-de-Lis

Todas As Ruas Do Amor (música: Pedro Marques, Paulo Pereira; letra: Pedro Marques)






Pedro Morais: Eu gosto bué da canção da nossa velha Lusitânia, logo que a ouvi no Teatro Camões fiquei "in love". Tenho receio que seja esquecida nas votações, mas ao mesmo tempo julgo que seja uma forte candidata a passar à final. Só pelo nacionalismo "doentio" que tenho e por achar que a canção é linda dou 12 pontos e que se lixe!
12 pontos

Gonçalo Pedrosa: Agora vem a votação tendenciosa, deverá ficar nos 1.ºs lugares dos "Olhares", contudo, e embora adore a música, não é música que vingue na Eurovisão. Com muito suor e a ajuda de serem dos últimos da noite irão passar à final, contudo continuo a achar que teria sido mais sensato levar a Nucha ou mesmo a Luciana (com um "extreme makeover" na coreografia e guarda-roupa). De qualquer forma os Flor-de-Lis disseram querer surpreender em palco e só pela nova versão de estúdio que foi divulgada já surpreenderam, com mudanças discretas tornaram a música mais forte, com mais algumas mudanças na actuação e espero ver algo até bom. Agora vão dizer que o que disse não está de acordo com os votos, mas a música é mesmo boa (não tanto para o ESC)...
10 pontos

André Marques: Devemos todos sentir-nos orgulhosos por enviar qualidade à Eurovisão. A música é linda, a letra é soberba, mas os Flor-de-Lis vão ter de se esforçar em palco. Mesmo que fiquemos em último lugar já me sinto orgulhoso por ver o meu país ser representado com tanta simplicidade e autenticidade.
7 pontos

Miguel Gomes: É que nem vale a pena tentar ser imparcial. Não me apetece. A Eurovisão é o que é porque envolve sentimentos de identidade nacional, de preferência, saudáveis. Gosto! Gosto do instrumental, gosto da voz, gosto daquilo a que se pode chamar “onda”. É universal e, ao mesmo tempo, não é difícil vê-la como nossa. Gosto da sonoridade diferente do restante alinhamento e espero que isto funcione a nosso favor. Desejo algo de empolgante em palco para potenciar isto tudo. Seja como for, tenho muito orgulho em "Todas as ruas do amor" e vai ser muito agradável torcer por eles no dia 12 e, claro, na final.
10 pontos

Marina Rego: O que dizer da nossa prestação? Foi sem dúvida a melhor opção. Espero que a Europa se deixe contagiar pela magia do instrumental de “Todas as ruas do amor”, pelo espírito da actuação ao vivo dos Flor-de-Lis e pela suavidade e doçura da voz da vocalista Daniela. Tenho esperança que Portugal passe à final como tanto merece. Independentemente do resultado, estou bastante orgulhosa desta nossa representação. É claramente uma canção que dignifica o nosso país e que eleva a nossa alma lusitana. Boa sorte!
12 pontos

Ricardo Ferreira: Portugal tem este ano uma das melhores músicas a concurso. É oficialmente, uma das nossas melhores apostas de sempre. Tem carisma, sonoridade e respira de uma vasta lista de qualidades que a associam directamente à nossa (melhor) cultura musical. Em Moscovo, não haverão dúvidas que é Portugal que estará em palco... sem ser preciso recorrer à língua universal (2B - "Amar" - 2005) ou a um produtor estrangeiro (Vânia Fernandes - "Senhora do Mar" - 2008) que deram na minha opinião, as melhores prestações a Portugal desde a presença de Rita Guerra em 2003. Esta é uma entrada que merece ser apreciada e considerada no contexto Eurovisão, mas não só. Os Flor-de-Lis irão muito mais além depois disto, independentemente do resultado que consigam trazer para Portugal, que espero que seja igual ou superior ao resultado alcançado no ano passado. Aqui, o orgulho seria, finalmente, inteiramente Português.
12 pontos

Eurico Alves: Original; bem ao estilo português; não deixa ninguém indiferente. A apresentação em palco pode ser muito desenvolvida. É uma música festivaleira que não exagera na "batida". A cantora está bem afinada. O género musical não se deixa cair no folclore e tem um pouco de "glamour", logo identifica-se um pouco com cada português. A passagem à final está praticamente assegurada. No entanto, tenho que reconhecer que existem músicas com mais "garra", ou seja, com mais capacidade de prender o público a ouvi-la.
8 pontos

Nelson Costa: Portugal volta a apostar nos sons folclóricos e tradicionais locais, contrariando a tendência da maioria dos países em levar catchy pop, aparentemente mais ao gosto das massas. Do meu ponto de vista, uma canção como “Todas as ruas do amor” faz falta a um festival da Eurovisão porque será das únicas canções – se não a única mesmo – genuinamente nacional. Será que os tele-votantes e o júri serão sensíveis a isso?
12 pontos


TOTAL: 83 pontos

Sem comentários