Olhares sobre o ESC 2009: Malta


MALTA

Chiara

What If We (música: Marc Paelinck; letra: Gregory Bilsen)






Pedro Morais: Longe das canções que cantou anteriormente, Chiara consegue dar potencialidade a uma canção "fraca". Longe de conseguir levar a sua voz ao que nos habituou, a rapariga consegue fazer algo de bom a uma canção que contada por outra pessoa tornava-se numa banalidade. Chiara deve conseguir confirmar a sua presença na final de Moscovo... nem que seja por ser a Chiara. Pessoalmente gosto da canção mas falta algo para brilhar.
10 pontos

Gonçalo Pedrosa: Gostei bastante, embora prefira o estilo "Vodka", a música não é muito forte, mas não terá de se preocupar com poder cair no esquecimento visto ser a penúltima a entrar em palco nessa noite, o que trará pontos extra. Sem muito mais a dizer, é uma balada como muitas (embora eu goste de baladas).
4 pontos

André Marques: Chiara volta pela terceira vez ao palco da Eurovisão representando Malta. Mas era melhor ter ficado em casa… Em 2005 conquistou o 2.º lugar devido a dois motivos essenciais: a sua estatura física, que a destaca imediatamente, e a sua poderosa voz, também. E é aqui que está o problema. What If We é uma canção fraca, que não permite absolutamente nada a projecção da voz para tons mais elevados. Para além disso, se a escolha do guarda-roupa se ficar por um vestido preto (que dissimula as tais gordurinhas a mais) então é que está tudo estragado. Tenho um pressentimento que Chiara nem sequer da semifinal vai passar… Existem baladas este ano bem melhores.
0 pontos

Miguel Gomes: A intérprete tem uma excelente voz. Inegável. É reconhecida em termos eurovisivos, ok. Mas isso começa a soar um pouco a falta de imaginação. A canção nem sequer é muito empolgante e perde na comparação de outros temas levados pela cantora.
4 pontos

Marina Rego: Balada bastante bonita, doce e tocante, embora inferior a “Angel”. Gosto da melodia intimista. Quanto à excelente voz da Chiara, isso nem se discute. Como costumam dizer, esta canção parece saída de um filme da Disney. Já tem um passo na final. Contudo, prefiro as baladas da Islândia, Reino Unido e Polónia.
10 pontos

Ricardo Ferreira: A Chiara está de volta com uma balada bastante bonita. Ainda que a sua voz potente continue a arrepiar e que a sua postura em palco prometa, mais uma vez, fazer 'estremecer' a Europa, esta música é efectivamente de uma qualidade inferior à aposta da Malta em 2005, com o fantástico "Angel". Nesse ano, a Malta conseguiu um espectacular 2.º lugar com 'cheirinho' a vitória. Este ano, não me parece que tal vá acontecer, ainda que a balada seja, como já referi anteriormente, bastante bonita. Se continuarmos com o "Angel" de 2005 bem presente na nossa mente, facilmente o nosso consciente encarregar-se-á de não sobrevalorizar esta entrada da Malta, que de resto, não nos traz nada de novo.
6 pontos

Eurico Alves: Dentro do género, a música maltesa até está bem feita; no entanto é um pouco morta (ou seja, há partes em que não passa da mesma coisa), o refrão então podia ser mais forte, mas se assim o fosse não se enquadraria no resto da música; não fica muito no ouvido mas dentro do seu género, é natural que não fique. A cantora até canta bem. Tenho dúvidas em relação ao facto de passar à final, mas no caso de passar, acho que seria uma das mais votadas pelos júris, pois todos sabemos que uma boa balada, quase sempre resulta bem.
5 pontos

Nelson Costa: Chiara está de volta ao palco do ESC pela 3.ª vez. Depois de três flops, parece que só Chiara pode salvar a honra deste arquipélago. Contudo, a 3.ª balada desta cantora sabe a ‘dejà vu’, embora a História possa vir a repetir-se: em 2005 Chiara ficou à frente das Top-favourites Luminita e Shiri Maimon.
1 ponto


TOTAL: 40 pontos

Sem comentários