Olhares sobre o ESC 2009: Roménia


ROMÉNIA

Elena

The Balkan Girls (música: Laurenţiu Duţă, Ovidiu Bistriceanu, Daris Mangal; letra: Laurenţiu Duţă, Alexandru Pelin)







Pedro Morais: Uma canção que bem poderia ser cantada pela nossa Micaela, Ana Malhoa ou até pela Romana traduzindo o título para “As moçoilas Algarvias” por exemplo. Mais uma canção gira para vermos “gajas boas” e bater o pé. Julgo que é a canção romena mais fraca dos últimos anos... mas a Roménia ganha muitos pontos no televoto ocidental... quem sabe. No meu ponto de vista semi-final é o lugar dela!
4 pontos

Gonçalo Pedrosa: Música igual a muitas por esse Mundo fora. As roupas e coreografia tanto me lembram as Nonstop como a Kalomira, portanto ou terá um efeito muito positivo ou muito negativo. A música apenas peca pela vulgaridade, mas enfim... Deverá passar a final.
4 pontos

André Marques: Mais uma que não é nada de especial. É mais do mesmo… Se não fossem as mudanças de roupa que a Elena faz durante a actuação (e que eu espero que se mantenham da final nacional para a Eurovisão), esta bem poderia ser mais uma canção monótona. Mas não é, pela razão que já referi. A imagem e o espectáculo, na Eurovisão, podem fazer verdadeiros milagres a canções, à partida, “perdidas”.
2 pontos

Miguel Gomes: Vão chover votos… pelo arrancar de roupas, pelo apelo ao voto balcânico e pelo estilo de canção que é garantidamente do agrado de uma ampla fatia do público. Não é coisa que queira ouvir todos os dias mas não me repugna. É o estilo que é mas é bem executado.
7 pontos

Marina Rego: Inicialmente não ligava muito a esta canção mas agora gosto bastante. É verdade que é um pouco básica e tem uma letra banal, mas tem um refrão catchy que fica facilmente no ouvido. Acredito que os romenos vão apostar numa boa coreografia e apoiarem-se ainda no visual da Elena. Certamente passará à final.
8 pontos

Ricardo Ferreira: Vai passar sem quaisquer dúvidas. As entradas da Roménia, já por si, têm um imenso potencial devido aos factores que todos já conhecemos e que escusamos de referenciar. A música é engraçadita, mas na minha opinião simplesmente 'mais do mesmo', ainda que fique muito facilmente no ouvido, o que significa que é uma música boa e com potenciais no ESC. Espero que suba ao palco melhorada a níveis instrumentais e vocais. Uma boa coreografia virá ajudar à festa.
7 pontos

Eurico Alves: Na minha opinião, penso que quase todo o público é capaz de gostar desta canção. Não é de todo uma música com garra suficiente para ocupar os lugares do topo do ESC, mas até é capaz de conseguir passar à final, embora hajam canções na semifinal 1 ainda melhores. O refrão até vai ficando no ouvido; de início a canção até chama à atenção mas depois deixa-se cair ao longo do tempo.
4 pontos

Nelson Costa: A Roménia é daqueles países que tem a vida facilitada nas semi-finais do ESC, mas desta vez vai entrar em competição directa com a Turquia. A base de ambas as canções é a mesma e o seu público-alvo prioritário – as enormes comunidades de emigrantes – também! Se ambos os temas actuassem um a seguir ao outro, penso que se anulariam mutuamente. Sobre a canção em si, não posso dizer que desgoste, bem pelo contrário. Mas onde é que já ouvimos isto antes?
5 pontos


TOTAL: 41 pontos

Sem comentários