Olhares sobre o ESC 2009: Ucrânia


UCRÂNIA

Svetlana Loboda

Be My Valentine! (Anti-crisis Girl) (música: Svetlana Loboda; letra: Yevgeny Matyushenko)










Pedro Morais: Estamos nos mestres da Eurovisão. Eles têm a capacidade de pegar em canções sem grande impacto e transformá-las em autênticos êxitos eurovisivos. É a canção que me deixa com maior expectativa de ver no palco em Moscovo.
Pela canção em si:
6 pontos

Gonçalo Pedrosa: Não me deixou apaixonado com a versão ao vivo, contudo, depois das alterações gostei bastante da versão final, espero que em palco não volte ao que era antes... A música é gira, mas está longe de ser tão boa como Shady Lady. Não terá contudo grandes dificuldades em passar. Ficarei bastante surpreendido caso não passe.
6 pontos

André Marques: A Ucrânia tem-nos habituado a grandes produções e quase sempre com muito bons resultados. Este ano vai haver uma grande produção (espero eu), mas não sei se os resultados vão ser tão bons como têm sido.
8 pontos

Miguel Gomes: Medo! Musicalmente completamente ao lado daquilo que me agrada. No entanto não sou insensível à criatividade que os ucranianos tentam introduzir neste tema e, estou certo, que estes senhores de leste preparam algo de marcante para o palco do Moscovo. Não gosto mesmo nada mas, pela criatividade, 2 pontos!
2 pontos

Marina Rego: Inicialmente, não suportava esta canção. Neste momento, já consigo gostar um pouco, embora a continue a achar muito confusa. Parece que a Svetlana quer arrasar em palco, apesar de achar que está muito longe do poder da Ani Lorak, uma verdadeira bomba de palco. Pelo que se lê, estão a apostar forte na actuação em Moscovo, preparando uma encenação original, tal como a Ucrânia nos tem habituado. É daquelas músicas que contagia e por isso cada vez mais me convenço que esta canção vai ficar bem classificada.
4 pontos

Ricardo Ferreira: Uma das grandes desilusões deste ano na minha opinião. A Ucrânia apresenta sempre excelentes entradas, na minha opinião, com uma única excepção verificada nos últimos anos da entrada de 2007, que ainda que proporcionasse uma boa classificação para o país pelo espectáculo e «show bus» de Verka, deixou muita gente claramente espantado/a com tamanha e pura «palhaçada». Eu fui uma dessas pessoas. Este ano, chega-nos um tema a anos luz do apresentado no ano passado na Sérvia, e que na minha opinião, não conseguirá tão boa classificação para este país que procura desde 2005 fazer regressar, a Kiev, o ESC. Poderá também valer-lhe, e só, uma boa performance em palco. Não podemos esquecermo-nos que estamos a referir-nos a um país muito bem posicionado, com grande influência política nas votações deste certame, e que portanto, qualquer que seja a apresentação, tem garantida uma posição nos lugares cimeiros da classificação final. Sortes.
4 pontos

Eurico Alves: É a vez de comentar o país rei no que toca a capacidade de surpreender o público; penso que este ano a canção é um pouco pior que as dos anos passados mas não deixa de ser boa. Penso que o refrão não se encaixa muito no resto da canção mas fica no ouvido; o resto da canção é bastante repetitiva; estamos perante aquele país que, na minha opinião, pode ter a melhor prestação em palco.
8 pontos

Nelson Costa: A Svetlana traz-nos um 10 em 1, visto que esta canção tem tantas sonoridades e ritmos diferentes que me deixa bastante confuso. “Be my Valentine” chega a cansar-me, e a voz da miúda acaba por não ajudar de tanto “oversinging”. De realçar que uma grande produção e um grande marketing têm feito de uma canção má uma séria candidata à vitória.
3 pontos


TOTAL: 41 pontos

Sem comentários