Olhares sobre o ESC 2009: Moldávia


MOLDÁVIA

Nelly Ciobanu

Hora Din Moldova (música: Veaceslav Daniliuc; letra: Nelly Ciobanu)













Pedro Morais: Uma "misturada" de sons ao qual eu gosto muito. A cultura moldava em força em Moscovo. Estou convencido que a Moldávia irá mais uma vez fazer parte da Final.
10 pontos

Gonçalo Pedrosa: Início à la Sirusho, mas parece que está em agonia em certas alturas. A música não é má... também não é genial... uma boa actuação deverá ser suficiente para chegar à final.
5 pontos

André Marques: Música tradicional. Resulta quando é bem utilizada e aproveitada. Não me parece que vá conseguir passar à Final, mas eu posso estar redondamente enganado.
2 pontos

Miguel Gomes: Sou um grande fã deste género musical na eurovisão. Em termos instrumentais, este em tema faz me lembrar um pouco alguns temas da banda do Kusturica. O timbre da intérprete dá ao tema um toque que potencia o conceito musical. Com uma presença em palco adequada penso que poderá atingir uma classificação interessante. No entanto, a Croácia em 2006 tinha um tema com algumas semelhanças e com uma excelente interpretação e acabou por ficar aquém das expectativas. Por mim, 7 pontos!
7 pontos

Marina Rego: Não suporto os berros iniciais. Não entendo como misturaram tantas coisas e tantas sonoridades de uma forma tão má! Uma confusão total. Não gosto. Uma das piores deste ano.
1 ponto

Ricardo Ferreira: Mais espectáculo em palco. Mais promessas de grandes encenações e coordenações sonoras e luminosas. É uma música que se assenta maioritariamente no factor performance... ao que... poderá, ou não, beneficiar com isso no televoto. As hipóteses de resultar junto de um júri são na minha opinião nulas. Em suma, os potenciais são os evidentes, as qualidades... questionáveis.
2 pontos

Eurico Alves: O início desta canção é péssimo; depois de a ouvir bastantes vezes consegui confirmar a minha ideia de que esta canção, embora original e que soube utilizar bem alguns elementos estilísticos do seu país, não tem muitas pernas para andar; ainda não consegui perceber algumas partes de canção, pois não têm nada a ver com o resto da música; a cantora "berra muito"; a canção fica pouco no ouvido, e dificilmente conseguirá arrecadar a maior parte da atenção dos espectadores; em palco até pode ter uma boa prestação mas a música em si estraga tudo. No meu entender estamos perante "uma palhaçada sem piada".
1 ponto

Nelson Costa: “Hora Din Moldova” faz-me lembrar, em parte, o “Wild Dances” que levou a Ucrânia à vitória do ESC 2004, muito à custa dos seus ritmos étnicos fortes e à conjugação de sonoridades tão diferentes. Uma canção que pode proporcionar uma grande encenação em palco.
5 pontos


TOTAL: 33 pontos

Sem comentários