[Entrevista] Rumo a Oslo: Mia Rose fala ao escportugal




É fã do Festival Eurovisão da Canção?
Sim; na realidade não vejo todos os anos mas tento sempre informar-me da nossa posição.

Qual é, na sua opinião, o motivo que fez com que Portugal ainda não tenha ganho o Festival em questão?
As vezes é muito subjectivo e um tanto político. Ou seja, notamos que os países vizinhos tentam sempre votar uns nos outros. Penso mesmo que não tem haver com a qualidade da voz nem mesmo com a letra da canção.

Alguma vez achou que Portugal foi injustiçado na pontuação final obtida além fronteiras?
Acho que fomos sempre muito bem representados e gosto de acreditar que demos sempre o nosso melhor.

Alguma vez pensou em poder vir a representar Portugal na Eurovisão?
Se calhar um dia no futuro, pode vir a surgir essa oportunidade o que me orgulharia muito!

Caso participasse, que tipo de música levaria?
Levava música com um toque tradicional Português mas que se enquadrasse no meu meio acústico.

Para si, o que deve ter uma música para ganhar a Eurovisão?
Para mim deve ter uma letra, uma melodia, e uma harmonia muito bem desenvolvida, para que quem a ouça e quem a cantar o faça com paixão.

A participação da Mia Rose no FC ou no ESC, seria muito importante principalmente porque cativaria uma grande camada jovem para assistir a este Festival (camada essa que é a que menos vê; alguns não sabem mesmo que o Festival Eurovisão da Canção existe). Como se sente ao saber que muita gente a apoia?
Sinto-me lisonjeada e muito honrada. Saber que tenho o apoio de muita gente dá-me ainda mais motivação para continuar e dedicar-me ao máximo á minha carreira profissional!

Na sua opinião, todas as canções deviam ter nelas representadas a sua língua nativa?
Como estamos a representar o nosso país, para mim só faz sentido que se cante no seu próprio idioma.

Estaria disposta a passar pelas várias etapas que foram utilizadas para o Festival da Canção 2009 (selecção de 24 canções que vão a votos na Internet e só as 12 mais votadas é que são apresentadas numa gala em que o poder final está entregue metade ao público e a outra metade ao júri), ou apenas participaria se, tivesse já presença garantida na final nacional ou se fosse, assim como aconteceu em 2005, a escolhida para ir até Oslo, selecção esta feita previamente pela RTP?
Sinceramente, para mim não me fazia diferença! Qualquer das duas maneiras seria justa e aceitável.

Dentro daquilo que tem conhecimento, pensa que a RTP tem feito um bom trabalho para a divulgação dos nossos representantes? O que gostaria que fosse diferente?
Acho que sim. A RTP até hoje não tem falhado!

Estava disposta a concorrer contra outros grandes nomes da música nacional para ganhar o direito de ir defender Portugal?
Claro, é sempre um desafio.

A Mia, pertence a uma nova geração de talentos; Tem fãs em todo o mundo; Com o facto de ser reconhecida internacionalmente, pensa que isso a ajudaria a ganhar, pelo menos no voto do público?
Acho que poderia ter alguma influência mas ao ponto de ganhar duvido!

É da opinião que o vencedor devia ser escolhido 100% televoto, 50% televoto e 50% júri, ou 100% júri?
Penso que deveria ser 50% televoto e 50% júri para as pessoas também terem direito a escolher.

Peço-lhe agora que deixe uma mensagem para todos os seus fãs e UMA RESPOSTA no que toca ao assunto de poder concorrer a representar Portugal num ESC!

(Para os fãs) Nunca parem de sonhar e tentem fazer sempre o que vos dá mais prazer!

Um dia num futuro próximo acho que a possibilidade de concorrer a representar Portugal não será tanto um sonho mas sim uma realidade!

1 comentário:

  1. Andava a ver se encontrava algo da Mia Rose e/ou da Ana Free a dizerem se gostavam ou se não gostavam de um dia representar-nos no ESC e eis que encontro esta entrevista bastante antiga ahaha. Espero que a opinião da Mia ainda seja a mesma pois tanto ela como a Ana seriam boas hipóteses portuguesas. Gostava que de ver pelo menos uma delas em meios eurovisivos, pelo menos nem que fosse enquanto compositoras/letristas.

    ResponderEliminar