[Entrevista] Rumo a Oslo: Vanessa Silva fala ao escportugal




É fã do Festival da Canção e da Eurovisão? Que melhores recordações guarda destes festivais?
Sim, sou mesmo muito fã, e tenho várias recordações…acho que se fizeram algumas das melhores músicas de sempre nos festivais.

Felizmente, com estas duas passagens sucessivas de Portugal à final da Eurovisão, que o ESC e o FC têm vindo a ganhar mais relevo em Portugal. No entanto Portugal nunca ganhou. Acha que Portugal alguma vez foi injustiçado na pontuação final obtida além fronteiras?
Claro que sim, a maior parte das vezes não obtivemos o lugar que merecíamos.

Na opinião da Vanessa, o que deve ter uma música para ganhar a Eurovisão?
Alma e convicção..se quem canta não acredita, não vale a pena…

Na sua opinião, a língua nativa de cada país, é algo que deve estar presente em cada canção de cada país?
Honestamente, não acho que seja necessário…uma boa musica faz-se em qualquer língua mas não nos podemos esquecer algumas são menos melódicas…

A Vanessa, facilmente canta uma balada, facilmente canta uma canção pop, etc. Existe algum estilo de música que, na sua opinião, é o adequado a ganhar na Eurovisão?
Não, se houvesse um método perfeito não haveria concurso….acho que o festival, tal como o mundo da musica em geral “é de modas”…o que acho é que quem interpreta tem de sentir a musica como se fosse sua e senti-la perfeita…

Agrada-lhe o facto de agora a RTP abrir inscrições a todo o público, para que este possa participar no FC?
Claro que sim.

Como vê o facto de agora os júris de cada país, decidirem metade da pontuação que esse país atribui aos outros? Concorda com o facto dos júris serem utilizados nas semi-finais? Não acho que existam métodos perfeitos, acho até, que no fundo vão sempre existir lobbies e interesses portanto...mas sim, concordo com o facto de haver um júri.

Certamente tem conhecimento da petição, que tem como objectivo incentivar a Vanessa a concorrer a representar Portugal na Eurovisão. Essa petição conta com centenas de assinaturas; outros colegas seus como Ricardo Soler, afirmaram que a Vanessa seria uma boa representante nacional. Como se sente ao saber de tudo isto?
Sinto-me muito feliz, por saber que conto com o apoio de tanta gente e também de colegas.

Estaria disposta a passar pelas várias etapas que foram utilizadas para o Festival da Canção 2009?
Se participasse, iria faze-lo fosse de que forma fosse o regulamento, eles existem para serem respeitados e quem os cria certamente saberá o que faz.

Dentro daquilo que tem conhecimento, pensa que a RTP tem feito um bom trabalho para a divulgação dos nossos representantes?
Prefiro não opinar…

Se participa-se, de que teria mais receio: do júri ou do público?
Estaria num “camadão” de nervos (ehehe), mas não teria receio de nada. Se participasse é porque estaria convicta que a música era perfeita, tal como achei das duas vezes que concorri…não mudaria nada.

No caso de participar no FC, vai escolher Nuno Feist para compor a canção?
Obviamente que sim, nós somos uma equipa e uma boa equipa nunca se separa.

Para finalizar, peço-lhe que deixe uma resposta quanto à possibilidade de concorrer ao FC2010 e uma mensagem a todos os seus fãs!
O meu muito obrigada a todos por não deixarem de acreditar, eles sabem que o meu sonho não existe sem eles e que é para eles que o faço, quanto á possibilidade de concorrer, continua de pé…logo se verá.
Beijosssss a todos e obrigada mais uma vez.

1 comentário: