Olhares sobre o FC10: Canção 17


Imagem: escportugal

Intérprete: Catarina Pereira
Canção: Canta Por Mim





André Marques: “Canta por mim” tem uma sonoridade banal, igual a tantas outras canções que já ouvimos. Apesar disso, tem grandes hipóteses de chegar longe com uma boa apresentação em palco. Carlos Coelho volta a mostrar que é um letrista talentosíssimo. Andrej Babic irrepreensível como sempre.

12 pontos

Diogo Silva: Dos mesmo compositores da canção "Senhora do Mar" que representou Portugal em 2008, esta canção é de longe bastante diferente.
Esta canção tem ritmos latinos, bastante atraente e sensual , uma das canções que mais se destaca do lote das 24 canções a concurso pela positiva, merece estar na Final.
Mas esta não é a canção mais indicada para nos representar no ESC em Oslo, este estilo musical já é bastante conhecido nas lides Eurovisivas, exemplos como Azerbaijão 2009, Turquia 2009, Turquia 2007, Arménia 2008 e muitos mais.
Sinceramente esperava mais desta dupla (Carlos Coelho / Andrej Babić).

10 Pontos

Eurico Alves: Esta canção tem ritmo, é original, fica no ouvido, é alegre, é bem interpretada e tem tudo o que é necessário para fazer um brilharete em palco. Caso não houvesse ESC, na minha opinião não iria fazer sentido haver FC. Tendo em conta que é para ir ao ESC, está é a minha favorita, e daí atribuir-lhe a pontuação que dou. Em Oslo pode-se transformar numa segunda Espanha09, contudo no ano passado dei 12 pontos à Espanha, e ainda não arranjei motivos para mudar de opinião. Normalmente uma balada exige menos do instrumental e mais da voz; estamos perante uma canção pop em que normalmente acontece o contrário mas esta canção exige bastante das duas partes. Os autores foram originais; criaram uma canção difícil quer vocal, quer tecnicamente e capaz de ser das mais exigentes na coreografia; nota-se perfeitamente que foi pensada para ir ao ESC; destaca-se de tal forma, que quem actua depois dela terá um peso acrescido, pois pode-se passar do 80 para o 8, e este ano, para mim, é um ano de oitos e oitentas. Como começa logo forte, faz com que o público tenha boas expectativas desde cedo, e a performance em palco terá de ser bem pensada para não desiludir (que Luciana Abreu no ano passado tenha servido de exemplo; a Catarina também tem a paixão de dançar e certamente vai demonstrá-la). Está tudo perfeito!

12 pontos

Fabiana Silva: A Catarina tem uma forte canção dance nas mãos, a única canção deste estilo em todo o festival. Outro ponto positivo é que a melodia foi composta por Andrej Babic, que tem muita experiência na Eurovisão e que faz uma óptima mistura entre ritmos balcânicos e outros estilos musicais. É a canção com mais probabilidades de vencer

12 pontos

Gil Silva: A primeira vez que ouvi esta música pensei “É esta!”. A música da Catarina é a que tem mais para vencer tanto o Festival da Canção e quem sabe a Eurovisão. Esta seria sem dúvidas a minha escolha para Oslo. A Catarina tem uma grande voz e isso aliada a uma boa encenação será o necessário para obtermos uma grande pontuação.

12 pontos

Gonçalo Pedrosa: Cá vou eu ser fuzilado. Em primeiro lugar, a letra é para mim o melhor desta música, fora a parte do título... Estou cansado de Dança Comigo (Sabrina e programa da RTP), já existia um Canta Por Mim (na TVI) e eis que agora um Canta Por Mim no FC... estou seriamente cansado de Canta/Dança Por Mim/Comigo... Tirando isto é das melhores letras neste FC... Agora o pior... não gosto da música... é orelhuda e tal e fica no ouvido... Contudo a música holandesa deste ano também me está no ouvido e não foi por razões positivas. Está claramente no espírito eurovisivo e irá facilmente à final e será um sucesso, contudo não gosto da música e acho que a letra merecia outra coisa (a minha pontuação será principalmente por saber que na Eurovisão pode fazer sucesso).

8 pontos

Nuno Carrilho: Palavras Para Que???? A melhor música a concurso este ano! A música tem tudo… Esta nova música de Andrej Babic e Carlos Coelho, está no mesmo nível de “Cvet Z Juga” e “Senhora do Mar” apesar de ser em registo diferente. Mas é sem margem para dúvidas, a melhor deste ano.

12 pontos

Ricardo Ferreira: Esta é, à primeira vista e audição, a aposta mais credível a levar-nos a alcançar um bom resultado na Eurovisão. Gosto imenso do talento da Catarina e ao que me parece, tem evoluído bastante deste a sua participação pelo programa 'Familia Superstar', o que é bastante bom, principalmente no que diz respeito à sua segurança em palco. A música é bastante 'orelhuda' e pode 'destoar' de todas as outras na nossa final nacional...ainda assim, há alguns pormenores que devem ser mencionados. Apesar deste género musical já ter sido bastante premiado no contexto eurovisivo, tem vindo a perder algum 'fulgor' nos últimos 2 anos - relembro que em 2007 venceu uma balada (Molitva) e em 2009 uma música pop/étnico (Fairytale) - tendo estes géneros musicais ficado nos últimos anos entre os TOP's 10 (Turquia 2009, por exemplo), mas também, como foi o caso da Espanha o ano passado, na cauda de uma final...com uma música que tem, na minha modesta opinião, muitas nuances deste "Canta por mim". Não guardo grandes expectativas...é um risco que podemos obviamente correr...mas que em nada nos garante sucesso...até porque, nos últimos 2 anos, apresentámos à Europa musicalidades muito nossas, com traços e pormenores bem portugueses e apostando nesta entrada, por mais boa e 'orelhuda' que seja, estaremos a renunciar a muito do que de melhor nos caracteriza e diferencia no contexto eurovisivo. Estou expectante para ver a performance e resultados finais desta aposta da Catarina, que pode ser um 80 (já apregoado por muitos...) mas que também pode alcançar e tornar-se, no fim, em algo muito mais próximo de um 8...

10 pontos

Total: 88 pontos

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=xdkh__3Povg aqui esta a versão completa da maquete TESTE para que a catarina podesse ver como teria de interpretar a canção. Como é obvio e ja estava à espera, a msuica da catarina está muito boa...e para o que ja me apercebi a perfomance dela em palco vai ser da melhor. O que fica no ar é como é ela em questoes vocais. Mas isso é um outro caso a ver na semi-final. Mas concordo com a posição da catarina. Agora em relação à espanha do ano passado..podia ter ficado melhor classificada..mas de longe a sua perfomance não era das melhores...e ela nao cantou lá grande coisa....

    ResponderEliminar
  2. Estava ansiosa por ver quais eram as músicas na votação online...mas mais uma vez desiludi-me e lá vinha o típico pensamento de que não íriamos ganhar nada...até que resisti e tentei ouvir a maior parte das músicas...até que ouvi a música da Catarina e surpreendi-me! Nunca pensei que em Portugal se fosse capaz de fazer isto, já é um mérito pars esta música, pois acho que os que votaram ficaram no mínimo surpreendidos! Acho que esta música tem muito potencial, principalmente com a equipa Carlos Coelho/ Andrej Babic. Espero que esta música cative tanto público como a "Senhora do Mar"...acho que a única diferença é que esta música agrada à maioria do público...Ao que parece já escolheram quem vai estar no palco, espero que as minhas expectativas e de todos os portugueses em relação a estas músicas sejam as melhores! Boa Sorte!!!!

    12 pontos

    ResponderEliminar
  3. Acompanho daqui do Brasil há mais de 10 anos o Eurovision, curioso que Portugal nunca ganhou! Acho que se tentarem importar cantores daqui, talvez as chances de ganhar o ESC aumentem... Outra coisa: a música da Catarina Pereira tem boas chances de ganhar, mas parece ter sido feita com base na desafiante grega do ESC 2001, do grupo Antique (Die for You): http://www.youtube.com/watch?v=_XkoXFRE4XA

    ResponderEliminar