Olhares sobre o ESC2010: Finlândia


Canção: Kuunkuiskaajat
Intérprete: Työlki ellää



André Marques: Uma canção tradicional (que vai beneficiar e muito pelo facto de ser cantada em finlandês) e duas cantoras carismáticas. Não sei se tudo isto chegará para passarem à final, no entanto admito que poderá, provavelmente, sair daqui uma grande surpresa.

7 pontos

Diogo Silva: A canção da Finlândia é uma canção tradicional, com uma musicalidade forte e engraçada. A apresentação das duas cantoras em palco está em perfeita sintonia com a canção e demonstram bastante alegria e satisfação ao cantar, o que lhes pode valer uma passagem à final.

(7 Pontos)

Eurico Alves: Eu pessoalmente não gosto. Vejo esta canção como sendo algo muito finlandês incapaz de se identificar com o resto da Europa. Sei que é original, mas a ideia que passa é de ser “estranha/chata”...

3 pontos

Fabiana Silva: Aposta muito folclórica dos finlandeses, que deixaram o rock de lado, o que pode ser um perigo para a ida à final. Nunca se sabe se os fãs irão aceitar bem ou não este tipo de música que, de tão tradicional, chega a ser friki. O idioma é outra barreira, apesar de que o finlandês combinou bastante com o tema. Cantar entre a Eslováquia e a Letônia diminui ainda mais as chances do duo, mesmo que a performance vocal e a apresentação seja boa como na final nacional. O ponto positivo é que o tema é bastante animado e alegre.

5 pontos

Gil Silva: A Finlândia este ano aposta em algo completamente diferente daquilo que nos tem habituado, uma música alegre (embora não perceba grande coisa dela) e sem dúvida contagiante.

8 pontos

Gonçalo Pedrosa: Terrível... Não consigo gostar de nada nesta música... Contudo marca diferença e deverá passar... bahhh

3 pontos

Nuno Carrilho: A Finlândia deixa de fora o rock e aposta numa música étnica e muito divertida, que faz lembrar a participação portuguesa de 2009. Na minha opinião, a Finlândia fazia parte do lote dos 25 finalistas, mas a canção pode ou não causar sensação, mas isto tudo dependerá da sua actuação na Semi-Final.

8 pontos

Pedro Correia: Folk nórdico em estado puro. Työlki Ellää faz lembrar bailaricos de verão em aldeias rodeadas de lagos e montanhas, as noites brancas do norte europeu, flores, ovelhas, crianças loiras, roupa colorida, canecas de cerveja. As Kuunkuiskaajat são as herdeiras dos Flor de Lis, e representando a Finlândia têm, com certeza, a solidariedade necessária para chegar à final.

8 pontos

Pedro Morais: Gosto. Não sei porquê.... mas gosto! Faz-me lembrar um misto da eurovisão, quando exista a Eurovisão, ou seja os bons velhos tempos! Que saudade que tenho! Acho que no meio de tanta balada a Finlândia certamente passa a final. Violinos, acordeão e ritimo certamente carimba o passaporte para a final.

10 pontos

Ricardo Ferreira: A Finlândia aposta numa música com sonoridades muito características e diferentes. A simplicidade poderá desfocá-la no contexto. Parece que, apesar de não ser uma música de consumo próprio, uma mais valia para um espectáculo que se pede diversificado. Não mais que isso.

5 pontos

Sanio Silva: Este ano os finlandeses decidiram deixar o rock de lado e enviar uma canção folclórica para o ESC. A dupla apresenta-se muito bem, ambas são bem carismáticas, os pés descalços e o acordeom são um charme extra. Dentro de seu estilo, “Työlki Ellää” é uma ótima composição, mas é dificil prever se será bem recebida pela Europa, a opinião dos próprios fãs é bem dividida. Particularmente, gostei muito da canção, e torço pela sua classificação, mas acredito que a ordem de apresentação diminuiu bastante as chances da dupla.

7 pontos

Total: 64 pontos

Sem comentários