Olhares sobre o ESC2010: Lituânia



Canção: Eastern European Funk
Intérprete: Inculto



André Marques: Uma pura "joke entry"... Gosto do ritmo, gosto do humor, só não gostava é que isto se desse bem no Festival. Terá mérito por trazer boa-disposição à sua semi-final, no meio de 17 canções. Mas por aí se devia ficar...

4 pontos

Eurico Alves: A canção é engraçada e razoável, mas levar isto ao ESC? Brincadeira a mais...

2 pontos

Fabiana Silva: Esta pode ser considerada o friki do ano, mas com uma qualidade bastante aceitável. A letra é mais do que polêmica, falando sobre a desigualdade entre o leste e o oeste da Europa, o que pode gerar desconforto entre os fãs e perda de votos preciosos, que tirariam a Lituânia da final. Abrir a semifinal é outro ponto negativo, eles podem não serem tão lembrados pois cantarão antes Eva Rivas e de Harel Skaat, um dos grandes favoritos do público. O maior ponto positivo é a performance alegre e descontraída da banda, que promete fazer todo mundo dançar o Eastern European Funk. Não deverá ter apoio do júri.

4 pontos

Gil Silva: A Lituânia traz-nos uma música bastante cómica, porém a mim não me agrada. Não tem grande qualidade para passar à final nesta semi-final onde a qualidade é superior.

5 pontos

Gonçalo Pedrosa: Ai não... Eu não consigo entender o que raio é isto... Nem sei que dizer, estou sem palavras. A letra, os instrumentos enormes e coloridos, aquelas pessoas a cantar com um cheirinho a Holanda09... NÃO!!!

1 ponto

Nuno Carrilho: A Lituânia leva este ano um tema muito desinteressante mas que no mesmo momento é super interessante. Estão confusos?.... são como eu. Esta música traz muito boa energia a esta edição e se não estiver na final, será muito injusto. Mas a semi é muito renhida mas o lituanos merecem outra passagem á final.

8 pontos

Pedro Correia: A ligação aos LT United é clara e assumida. Mas se “We are the winners” se limitou a ser provocador e impertinente, a proposta dos InCulto é irreverente, despudorada, comprometida. “Eastern european funk” é uma das poucas canções a concurso que tem conteúdo. E não se limita a copiar modelos pré-formatados. E alia uma grande qualidade musical a um grande sentido de espectáculo. Pelo caminho brinca com estereótipos e ideias feitas, e em tom de brincadeira diz algumas coisas sérias. Talvez demasiado sérias para o eurofã comum. Por mim ganhava.

12 pontos

Pedro Morais: Sem comentários... Para mim vale 1 ponto pela participação.

1 ponto

Ricardo Ferreira: É na originalidade que assenta a participação da Lituânia. "East Europe Funk" tem uma sonoridade engraçada e pode resultar ao vivo...mas tem de melhorar, e muito, face ao que apresentou na final nacional. De um modo geral, não se pode dizer muito mais...a não ser que para além do facto de viver da intensidade, energia e boa disposição dos seus interpretes, não lhe resta muito mais 'conteúdo'. Na minha opinião qualificar-se-á para a final.

5 pontos

Sanio Silva: Este ano a Lituânia resolveu apostar novamente numa canção divertida, mas desta vez com uma mensagem social na letra. Mesmo comprometida com o social, a proposta lituana não deve ser bem aceita pelo júri, já que a canção em si não tem muita qualidade e a apresentação é muito caricata. Possivelmente receberam votos de muitos imigrantes do leste europeu, mas a sua classificação seria uma surpresa para mim.

3 pontos

Total: 45 pontos

1 comentário:

  1. Pessoalmente não gosto deste ano da música que a Lituânia decidiu enviar ao ESC.

    Tem estilo, e creio que talves vá marcar pela diferença.
    Boa Sorte.

    ResponderEliminar