Olhares sobre o ESC2010: Islândia



Canção: Je Ne Sais Quoi
Intérprete: Hera Björk



André Marques: Um vozeirão chamado Hera Björk. Tem tudo para dar um grande espectáculo em Oslo.

7 pontos

Eurico Alves: Não sei porquê mas esta canção soa-me a algo fora de uso... no entanto, gosto da canção, é das minhas eleitas e dentro do seu estilo está muito bem feita; gosto muito da voz, não admiro muito o início, mas estou curioso para ver a performance da Hera no palco de Oslo. Para surpreender obviamente que terá de se mexer mais, pelo menos o suficiente que a canção exige (muito ritmo, “orelhudez”, mas nada exagerado). Há que repensar no look!

8 pontos

Fabiana Silva: O schlager do ano - um timo representante da classe, por sinal. A Hera Bjork tem experiência no ESC, já que foi backing vocal por dois anos consecutivos (2008 e 2009), conseguindo o vice-campeonato junto com Yohanna. Além disso, a falta de canções pop este ano supervalorizam "Je ne sais quoi". Os fãs provavelmente enlouquecerão com a boa presença de palco da cantora, com os agudos perfeitos e com a key change do tema. Ser a última a se apresentar na primeira semi-final é outro ponto positivos da canção islandesa. O que pode atrapalhar é estar na mesma semi-final de uma das favoritas, a também pop, mas com elementos étnicos, "Horehroníe".

10 pontos

Gil Silva: Esta música não me chamava nada a atenção antes de sair a versão final, digamos que no meu ponto de vista continua a não ser perfeita porém ganhou mais vida. Não é das minhas preferidas mas talvez mereça um lugar na final.

7 pontos

Gonçalo Pedrosa: Hummm. Agrada-me! A música é cativante e dou por mim a cantarolar "Je Ne Sais Quoi... oh oh", é este o efeito que se quer numa música para o ESC de forma a cativar votos facilmente. Só um reparo negativo: mudem a roupa da senhora sff.

8 pontos

Nuno Carrilho: A Islândia é outra das minhas favoritas deste ano. Depois de um excelente 2º lugar em Moscovo, parece que a Islândia quer ganhar o ESC. O talento da Hera toda a gente já conheci mas a música encaixa-lhe como uma luva. Será uma finalista e deve ocupar um lugar cimeiro na tabela.

12 pontos

Pedro Correia: Não há Eurovisão sem schlager. E este ano cabe à Islândia defender a honra do pimba nórdico. Dentro do género já ouvi pior, mas depois de This is my life (’08) e Is it true(’09), Je ne sais quoi sabe a pouco. A nova versão, em ritmo euro-dance, vai fazer a delícia dos eurofãs, mas o exemplo da Suécia já deixou bem claro que os eurofãs não representam o gosto dos europeus.

3 pontos

Pedro Morais: Para muitos a grande favorita... eu tenho algumas dúvidas quanto a isso. Acho que passará à final e ficará perto do 10º lugar. Mas a favorita????? Não sei.. este ano ando um pouco baralhado, ressaca do FC2010 talvez... Mas duvido que tenha o sucesso da do ano passado.

8 pontos

Ricardo Ferreira: Penso que este tipo de músicas está efectivamente muito gasto e saturado no contexto da Eurovisão. Tendo em conta o 2º lugar atingido no ano passado pela Yohanna e pelo seu inesquecível "Is it true", penso que esta é uma das grandes decepções quando avivados do passado. Ainda assim...fica a incógnita se conseguirá assegurar a presença na final.

5 pontos

Sanio Silva: Mais uma vez a Islândia tem uma das melhores vozes do ano, mas desta vez com uma canção de qualidade muito menor. Trata-se de uma música no tradicional estilo schlager, que conseguiu óptimos resultados no início da década de 2000, mas que vem tendo resultados cada vez piores. Não estou certo de uma apuração, acredito que tudo dependerá de como a música será vendida no palco, já que a apresentação na final nacional deixou a desejar em diversos pontos, como coreografia e figurino. A maior vantagem da Islândia é ser uma das poucas músicas agitadas na semi-final 1, devendo ser apoiada pelo público, mas nem tanto pelo júri.

6 pontos

Total: 74 pontos

2 comentários:

  1. 74 votos, menos que Portugal?? Como é possivel :O

    Não me parece que isso vá acontecer na verdade.
    Música completamente eurovisiva e triufante.

    De certeza que vai estar num dos primeiros lugares.

    ResponderEliminar
  2. Adoro a voz da cantora! Isto sim é que é uma música eurovisiva! Com tanta balada no meio, esta pode-se destacar! E mais, acho perfeita a introdução de versos em francês no refrão. Grande música!

    ResponderEliminar