Olhares sobre o ESC2010: Moldávia


Canção: Run Away
Intérprete: Sun Stroke Project & Olia Tira




André Marques: Esta é uma canção extremamente original, que mistura música dance com uma sonoridade jazz e ainda tem uns acordes de violino. Até pode ser um pouco repetitiva, mas já faz parte das minhas eleitas de 2010.

10 pontos

Diogo Silva: Uma das poucas canções deste ano com um ritmo pop/dance, com instrumental de luxo, e uma grande voz por trás. Apresentação em palco, muito boa, mas concerteza que podem melhorar e surpreender ainda mais. Uma das canções que vai por a Europa a dançar, uma das favoritas á vitória deste ano.

(8 Pontos)

Eurico Alves: A música é engraçada, tem ritmo, faz o público vibrar com ela, mas tem cada calinada técnica… “jasuus”! As vozes não são nada de especial (esganiçadas e desafinadas), mas o violino até fica lá bem. É original mas deve ser repensada, de modo a que no palco não seja feito algo muito exagerado que a torne fora de uso/azeiteira.

5 pontos

Fabiana Silva: A música da Moldávia destaca-se um pouco neste ESC, já que é um pop bem dançante no meio de muitas baladas. Apresentar-se na primeira posição da primeira semifinal pode ser um problema, pois eles não têm a ideia do que os outros podem fazer, aumentando o nervosismo dos artistas. Na final nacional, as vozes foram bastante fracas e provavelmente, não haverá muita melhora até Maio. Ainda assim, há grandes probabilidades de que Olia Tira vá para a final, pois muitos fãs do ESC amam pop e sentem falta disso em 2010. A Moldávia deve tomar cuidado com Kristina, Juliana Pasha e Hera Bjork, as outras canções pop da noite.

7 pontos

Gil Silva: Uma grande aposta da Moldávia, acho que é uma excelente maneira de começarmos o ESC, um instrumental excelente que fica no ouvido que não irá passar despercebido em Oslo. Penso que terá lugar na final, contudo não é das minhas músicas preferidas.

8 pontos

Gonçalo Pedrosa: oi???"quié" isto??? Sinceramente ainda bem que esta música é a primeira... se chegar atrasado a casa não perco nada. Voz fraquinha.

3 pontos

Nuno Carrilho: A Moldávia depois de apostar no étnico, onde conseguiu um orgulhoso 14º, participa este ano com um tema que é uma incógnita. Uma incógnita, porque tanto pode fazer sucesso no ESC como passar despercebido. O facto de este ano o ESC ser muito preenchido com baladas, esta música destaca-se mas o facto de ser o 1º a cantar no dia 25 pode fazer cair o sonho da Moldávia de chegar á final.

10 pontos

Pedro Correia: Run Away segue de muito perto modelo euro-dance apresentado pela Finlândia no ano passado. E apesar do ritmo apelativo tem tudo para correr igualmente mal: demasiados elementos em palco, vozes pouco sólidas e pouco harmonizadas. Sem os irmãos romenos, a Moldávia contará com o voto seguro dos vizinhos ex-soviéticos e da sua diáspora em Portugal e Espanha.

3 pontos

Pedro Morais: No meio de tanta balada começamos o ESC com o beatzito jeitoso... um pouco repetitivo com um refrão que poderá ficar no ouvido, o que gosto mais é do saxofone. De resto.... tem o calvário de ser a primeira. A ver vamos.

6 Pontos

Ricardo Ferreira: Esta é uma das músicas mais bem construídas deste ESC 2010. Tem uma instrumentalidade cativante e pode conquistar por completo a uma primeira audição. A performance em palco promete ser boa e portanto, penso que teremos aqui reunidas condições que bastem para fazer da Moldávia um dos (poucos) países que parte este ano em boa posição para obter um bom resultado final.

8 pontos

Sanio Silva: A ideia de combinar música dance com saxofone e violino é nova no ESC, o que é um ponto positivo para a Moldávia. Sem dúvidas, o arranjo tem originalidade e qualidade, porém existem grandes deficiências na apresentação de palco e no vocal. Os moldávios costumam fazer boas performances no ESC, então esse problema deve ser solucionado para Oslo. Já as vozes, não tenho certeza se haverá alguma melhora, o que pode impedir o país de ascender à final. A Moldávia não vencerá este ano, mas com uma melhora na apresentação e nas vozes pode conquistar uma vaga na final, e talvez uma posição entre os dez primeiros.

7 pontos

Total: 67 pontos

2 comentários:

  1. Gosto deste género de musica num festival, acho uma batida forte, dinâmica, bastante ritmada, fica no ouvido, com uma boa apresentação, muito original e actual.
    Também digo que o violino, e aliás o violinista dá um toque diferente e arrasador, com o saxófone, então fica brutal.
    Também a musica em ingles, será um ponto forte, na eurovisão.

    Os falhos em termos de coreografia e de apresentação tenho quase a certeza que vão ser bem colmatados.

    Em relação ás vozes, sim é verdade, existe um pouco de defeciencia, principalmente na voz masculina, e também existe um pouco de dificuldade de entrusamento das duas vozes, mas também creio que esses problemas até Maio, poderão ser pelo menos minimizados.

    Na minha opinião seria uma grande injustiça, se não passasse á final e não conseguisse um lugar nos 15 primeiros.
    Na minha modesta opinião seria uma surpresa para mim.

    ResponderEliminar
  2. Consideram esta uma das melhores músicas deste ano?! Com estas vozes esganiçadas?! Péssima capacidade vocal (e um dos votantes considera que há uma grande voz)... bem, é cada calinada! Se não percebem de música não escrevam nada! Alguns destes seleccionados para o "Olhares" quase parecem os membros do Júri Distrital do FC2010!

    ResponderEliminar