Olhares sobre o ESC2010: França


Canção: Allez, Ola, Ole
Intérprete: Jessy Matador



André Marques: Não é muito usual termos na Eurovisão este tipo de canções, construídas para serem hits de vendas e de rádio. Dizem que esta canção é para o Mundial de Futebol e está no Festival para ser promovida. Não importa… O importante é que a França aposta diferente e aposta bem.

7 pontos

Eurico Alves: Para mim cá está um… “cromo”! Canção tipicamente já ultrapassada sem grande futuro, demodé, chata, que embora seja alegre, é algo já pouco habitual que pode ser encarado como falta de gosto ou como um daqueles cantores de sucesso num país quando ele era ainda muito fechado já vivendo numa democracia.

1 ponto

Fabiana Silva: Apesar de considerada a mais fraca do Big-4, a escolha da França é a mais arriscada de todas e pode dar certo. É uma das minhas preferidas e a mistura de ritmos africanos promete colocar todo mundo para "buger les fesses" (mexer as nádegas). É uma música bem diferente do que nos acostumamos a ver no ESC e, pela falta de canções dançantes, deverá ficar melhor colocada do que se espera. Terá apoio dos imigrantes africanos espalhados pela Europa pois Jesse é congolês. O que mais atrapalha a França é ser do Big-4 e ter uma canção que pode ser bem incompreendida pelos eurofãs.

8 pontos

Gil Silva: Esta música vai animar sem dúvida a noite. Música com ritmo que consegue agradar muita gente. Penso é que trazer futebol também para o ESC não é nada bonito.

6 pontos

Gonçalo Pedrosa: Mais uma música terrível por parte dos BIG4... Não tem ponta por onde se pegue... E não me digam que é dedicada ao Futebol, porque já vi outras músicas para o efeito bem melhores. A sério, nem sei que dizer desta... desta... hmmm... música???

2 pontos

Nuno Carrilho: A França traz a música mais divertida desta edição. Se os jovens tiverem atentos o televoto pode colocar a França num lugar muito bom mas o júri irá pô-la num lugar mais abaixo. Mas a França merece um bom lugar quer pela música quer pela coragem de arriscar numa música desse género.

10 pontos

Pedro Correia: A França atingiu o ponto máximo da excelência em 2009, com Patrícia Kaas. Acontece que o ESC tem menos a ver com qualidade do que com popularidade. E em ano de Mundial, a França, fingindo-se desinteressada, opta por apresentar, a uma Europa galvanizada pelo “desporto rei”, um hino ao futebol. O género de “Allez Olá Olé” não é a minha praia, mas não me é indiferente, e acho que pode ser a grande surpresa de 2010. É uma proposta que marca pela diferença, e o televoto europeu já demonstrou ser muito sensível ao ritmo e ao sentido de espectáculo.

8 pontos

Pedro Morais: A França certamente vai repetir este ano o feito do ano passado e sair dos últimos lugares. Quem não bate o pé e abana o rabinho?

10 pontos

Ricardo Ferreira: A França aposta no Mundial de África do Sul, efectivamente...e poderá, em tudo, lucrar desse feito. É um estilo diferente que abrange as «tendências da moda». Os consumos de grandes massas. "Allez Olla Olé" fica facilmente no ouvido e na cabeça de qualquer ouvinte...independentemente da qualidade ou qualquer outro factor. Em termos de ESC, isto parece-me um produto que facilmente vinga e deixa impacto. A França está, efectivamente, de volta ao ESC.

7 pontos

Sanio Silva: Os franceses fazem uma aposta bem diferente este ano, mas bastante arriscada. Acredito que o resultado deverá ser mediano, entre 8º e 18º lugar, mas duvido que chegue ao fundo da tabela. Ainda não foi vista nenhuma apresentação ao vivo de Jessy, o que dificulta a avaliação do seu vocal, mas em termos de dança e presença o cantor parece estar apto a impressionar em Oslo. A música deve arrecadar votos de imigrantes africanos ao redor da Europa, já que se trata de um estilo bem comum na África, além de ser muito bem produzido.

7 pontos

Total: 66 pontos

Sem comentários