[ENTREVISTA] Rui Andrade

Canção nº 4 - Em Nome do Amor
Intérprete: Rui Andrade
Letra: Carlos Meireles
Música: Artur Guimarães


ESCPortugal - Antes de mais, e mais uma vez, parabéns pelo apuramento para a grande final do FC2011.
Rui Andrade - Ola Gil, obrigado pela entrevista e pela oportunidade de expor ideias sobre a minha musica. Parabéns pelo trabalho do Esc Portugal que sigo regularmente.

ESCPortugal - O Rui ficou conhecida pela participação na serie juvenil “Morangos com Açúcar”. O que é que tem feito musicalmente posteriormente a esta participação?
Rui Andrade - Depois dos morangos continuo na Plural, a dirigir a nova serie dos Morangos com Açúcar mas na equipa de direcção vocal, ou seja, trato das canções que se cantam na serie, ajudo os novos moranguitos a melhorarem as suas prestações vocais; durante a noite estou no teatro Politeama a fazer o Violino no Telhado que me da imenso gozo também de fazer.

ESCPortugal - Em que medida é que o reconhecimento publico foi importante para a sua carreira?
Rui Andrade -Os Morangos foram sem duvida das melhores experiências da minha vida... O reconhecimento é óptimo, é sinal que apreciam o nosso trabalho... e o contacto com o publico não me intimida pelo contrario é algo que valorizo e gosto.

ESCPortugal - Como surgiu a ideia de concorrer ao Festival da Canção?
Porque decidiu participar no Festival da Canção? Surgiu um convite ou a iniciativa de participar foi sua?
Rui Andrade - Bom, eu adoro o festival da canção, adoro a Eurovisão... é um mundo que sigo desde pequeno e que sempre sonhei poder entrar... este ano foi o primeiro ano possível. Eu desafiei o autor da musica, que aceitou logo, e a partir daí foi tudo muito rápido ate aparecer "Em nome do amor"...

ESCPortugal - Já tinha pensado em participar num outro ano?
Rui Andrade - Sim, mas sempre sem oportunidade. Vivo em Lisboa desde 2009, portanto ate então vivia no norte... em que as coisas são bem difíceis de conseguir no ramo musical.

Numa palavra, o que significa para si participar no FC2011?
Rui Andrade - Sonho.

ESCPortugal - Acha que para os jovens da sua geração o Festival da Canção é um evento com interesse?
Rui Andrade - Pelo contacto que tenho de jovens não ligados à musica, definitivamente não. Mas quero acreditar que a minha participação possa arrastar mais jovens e crianças para espectadores assíduos do festival e que se tornem fiéis fãs de um dos espectáculos de maior notoriedade ainda hoje no nosso pais.

ESCPortugal - O apuramento para a final correspondeu às suas expectativas?
Rui Andrade - Da minha canção? Sim. Sonhei chegar à final... mas fui vivendo as coisas muito calmamente e fase a fase. Quanto às restantes canções, houve algumas surpresas, mas sim correspondem às minhas expectativas.

ESCPortugal - O que é que sente a cantar “Em nome do Amor”? Que mensagem é que quer passar com a sua música?
Rui Andrade - Sinto uma emoção enorme. Acho que não canto a canção só com a voz, mas sim com a alma, com força. Quero que acreditem nela como um pedaço da nossa historia como portugueses, como o povo peculiar que somos e que marcamos pela diferença seja com que pais for.

ESCPortugal - A sua música é uma balada étnica, é grande apreciador deste género de música?
Rui Andrade - Sim sem duvida... acho que as orquestrações grandes, os ambientes escuros e os sentimentos que se passam neste tipo de canções tem tudo de mim...

ESCPortugal - Em relação ao sorteio da final, ficou satisfeito por ser a 4ª a actuar?
Rui Andrade - Só não queria cantar nos dois primeiros números confesso... de resto ficaria contente... e estou tranquilo quanto a isso.

ESCPortugal - Podemos contar com alguma surpresa durante a sua apresentação em palco no FC? Irá apresentar-se sozinho em palco?
Rui Andrade - Surpresa........ Prometo o melhor de mim...

ESCPortugal - Acha a forma de selecção 50/50 (júri e televoto) a mais adequada para a escolha do vencedor?
Rui Andrade - Acho que a escolha da musica que nos vai representar na Eurovisão, deve ser uma escolha do publico, publico esse que ira ver a canção que o representa e sentir-se bem representado, mas acho que faz falta também o parecer técnico e musical do júri.

ESCPortugal - Qual a sua será a sua reacção caso seja o vencedor desta edição do Festival da Canção?
Rui Andrade - Nem quero pensar... eu acho que se ganhar, não vou conseguir cantar pela segunda vez a canção... estarei provavelmente desmaiado, sei la... :) tou a brincar... Isto é um sonho de criança e sempre sonhei realizá-lo, daí a importância que dou a este certame... se ganhar será das coisas mais importantes que fiz e irei fazer na vida... estarei plenamente realizado.

ESCPortugal - Caso pudesse escolher um concorrente deste FC para dueto, quem escolheria? Porque?
Rui Andrade - Há vozes fabulosas este ano. Se tivesse de escolher, talvez a Carla Moreno. Uma voz incrível, de quem sou amigo e acho que ainda Portugal não lhe deu o devido mérito.

ESCPortugal - Para além do Festival da Canção, que outros projectos tem em mãos?
Rui Andrade - Neste momento continuo na direcção vocal dos Morangos com Açúcar VIII e o Violino no Telhado... mais umas outras coisas, que ainda não estão confirmadas...

ESCPortugal - E representar Portugal no ESC2011 está nos seus planos?
Rui Andrade - Se o publico e o júri me deixarem esta certamente com toda a minha garra e força.

ESCPortugal - Costuma acompanhar o Festival da Canção e da Eurovisão? Qual ou quais as suas canções favoritas de ambos os certames?
Rui Andrade - Não sei tenho varias. Senhora do Mar, Deixa-me sonhar, das mais recentemente... Da Eurovisão, "My number one" e "Shine".

ESCPortugal - Nos 3 últimos anos Portugal tem sido elogiado pela qualidade das canções apresentadas na Eurovisão. Acredita na possibilidade uma vitória brevemente?
Rui Andrade - Eu acredito que se Portugal apostar em algo nosso, algo que nos caracterize, que mostre a nossa identidade de portugueses nos iremos sair bem... ganhar não sei... ate porque sabemos que as fronteiras geográficas poe-nos algumas dificuldades, já que os "vizinhos" gostam de votar nos vizinhos... e nos não temos grande sorte, já que só poderemos receber votos dos nossos únicos vizinhos, os votantes de Espanha... mas eu acredito que é possível.

ESCPortugal - Na sua opinião, porque acha que Portugal nunca ganhou um Festival da Eurovisão?
Rui Andrade - Na minha opinião e durante a ultima década por exemplo, as canções nunca foram capazes de competir na Europa. Salvo uma ou outra excepção. Mas não consigo muito bem explicar. Acho que vários factores que podem ter feito com que nunca nos tivesse tocado um primeiro lugar... não sei... Mas acredito que Lisboa era uma cidade encantadora para receber a Eurovisao...

ESCPortugal - Quer deixar uma mensagem final aos nossos leitores e aos seus fãs?
Rui Andrade - Quero agradecer o apoio de todos os fãs da minha canção... Prometer que darei o meu melhor para que continue a ser a vossa favorita e que vos marque com a minha interpretação... Aos que ainda não acreditam nela, espero conseguir fazer-vos mudar de ideia :)...
À equipa do Escportugal, muito obrigado pela entrevista... e viva a Eurovisão.

Imagem(c): Paulo César

1 comentário:

  1. O nosso favorito para vencer o festival.

    Gostamos que Portugal vá para o ESC acreditando que pode mesmo ficar no pódio, e não só com uma música engraçadinha que possa passar simplesmente à final, com sorte.

    E acreditamos que, de todas as músicas no festival deste ano, embora hajam algumas de notar, a do Rui é a única que nos pode deixar com a esperança de termos uma classificação no TOP5 da final.

    Contudo, estamos a torcer por uma segunda parte da música que seja arrebatadora e que tire qualquer dúvida.

    Boa sorte Rui,

    Rafael Andrade e Inês Gaspar

    ResponderEliminar