Olhares sobre o FC2011 - Embalo do Coração


Música: Embalo do Coração
Intérprete(s): 7saias



André Marques: “Embalo do coração” é música tradicional portuguesa no seu melhor. Para além de extremamente cativante e orelhuda, não esquece as referências a regiões portuguesas num piscar de olho à votação; no entanto, tais referências não parecem forçadas e enquadram-se bem na canção. Pede-se uma actuação dinâmica para fazer jus à boa música. O Festival começa, sem dúvida, da melhor forma.

6 pontos

Eurico Alves: Boas vozes e instrumental muito bem feito. As 7Saias trazem-nos algo refrescante mas um pouco excessivo. Com isto quero dizer que “Embalo do Coração” tem demasiados elementos característicos de Portugal, não chegando ao nível de “Todas as Ruas do Amor”, que era uma canção que mais facilmente se identificava com o resto da Europa, já que era mais abstrata. Esta canção agrada-me mas não me parece a mais indicada para nos representar.

5 pontos

Fabiana Silva: Uma música que representa muito bem a cultura portuguesa, que foi bem recebida no ESC 2008 e 2009. Com uma boa apresentação, ressaltando o folclore lusitano, essa música poderia lutar por um lugar na final - deixaria os portugueses orgulhosos. Vale saber como será a versão ao vivo. Pelos vídeos, elas cantam muito bem!

10 pontos

Fotis Konstantopoulos: Melodia agradável e indicada para o ESC. Trata-se de uma canção tipicamente portuguesa, com um som suave e alegre que faz com que quem a ouve a queira ouvir novamente. Como seria aceite no ESC2011? Bem os europeus parecem ter gostado das canções de Portugal nos últimos anos e isso pode ser bom e surpreendente para este ano.

8 pontos

Gil Silva: O FC deste ano abre de uma forma nada má. Uma música tradicional alegre e contagiante. Existem partes da letra que não me agradam, mas a música é tão alegre que acaba por me passar ao lado. Na minha opinião não será a melhor escolha para o ESC no entanto não ficaríamos mal representados com estas sete meninas.

7 pontos

Gonçalo Pedrosa: Parece que em 2009 os Flor-de-lis trouxe uma nova moda ao Festival da Canção... Não me agradando muito, esta música é, para mim, superior à das Seis Pó Meia Dúzia... Não prevejo que fique no top da tabela, mas também não ficará com os últimos lugares.

5 pontos

José Hernández: Regresso ao folclore e aos sons tradicionais portugueses que já representaram os Flor-de-Lis na Eurovisão. É um tema demasiado folclórico para levar à Eurovisão, tenho dificuldade em vê-lo a enquadrar-se dentro do festival de Düsseldorf, ainda que talvez seja aí, na diferença que pode marcar em relação ao resto dos competidores europeus, que radique o seu possível êxito. Ainda assim também o vejo como uma faca de dois gumes, como acontece com os Homens da Luta.

2 Pontos

Keith Mills: Ok tenho a certeza que não sou o único a ver as semelhanças entre este tema e o "Pássaro Saudade", a canção da Madeira no Festival da canção do ano passado. É outra representação regional cantada por um grupo de raparigas de trajos coloridos e, mais uma vez, a canção tem uma estrutura bastante invulgar, começando pelo refrão. Este tipo de canções étnicas peculiares valoriza a diversidade numa final nacional, mas acredito que jamais funcionaria para uma audiência internacional na Eurovisão. É um entretenimento agradável, mas provavelmente está apenas a fazer número. Uma boa abertura para o espectáculo, mas não um competidor.

2 pontos

Nelson Costa: Gosto! Se ganhar o FC, não haverá outra do mesmo género no ESC, disso não tenho dúvidas. A canção de raiz folclórico e étnico tem potencial para uma grande apresentação em palco.

10 Pontos

Nuno Carrilho: As representantes da música étnica portuguesa. Depois de Flor-de-Lis e de Seis Po’Meia Dúzia, chegou a vez de serem as 7Saias! Um bom tema, mas o resultado vai depender na presença em palco e ai tenho um certo receio que consigam manter a fasquia no nível em que coloquei o tema! Mas continuo a achar que é um dos grandes temas do FC!

8 pontos

Sanio Silva: As canções folclóricas costumavam ser uma boa opção para alcançar uma boa classificação no ESC. Entretanto, ano passado os temas desse estilo não tiveram muito sucesso. As 7saias podem até ser uma aposta arriscada, mas eu ainda acredito neste estilo. O grupo tem uma formação muito interessante, e pode obter uma boa classificação na Eurovisão, com uma boa apresentação que aposte nas cores e na beleza das intérpretes. Uma apresentação bem pensada e executada por transformar as 7Saias na versão portuguesa do famoso grupo irlandês Celtic Woman.

8 pontos

Theofilos Toronidis: Gosto mais ou menos deste tema. A melodia, a música e a voz principal são bastante agradáveis, mas não é muito memorável.

3 pontos

Total: 74 pontos

5 comentários:

  1. Na minha opinião, esta música é uma das melhores para nos representar. Como alguém escreveu, seria ÚNICA e primaria pela diferença, para além da experiência com "O meu coração não tem cor" e com "Todas as ruas do amor" já terem sido bastante positivas. Não se esqueçam que foi com a sonoridade parecida à do folklore que a Lúcia Moniz ficou nos lugares cimeiros. Este ano, esta seria uma excelente aposta. Tenho pena que os portugueses continuem a ter vergonha das suas raízes! A música tem um som excelente! (Bruno Carvalho)

    ResponderEliminar
  2. Este ano a escolha vai ser difícil, isto porque, e tirando casos muito particulares, que não valerá a pena mencionar, as canções que se encontram a concorrer para representar o nosso país na Eurovisão são boas e apelativas para o público Europeu.
    No caso em questão, eu, pessoalmente, gosto da música, mas creio que para ser levada à Eurovisão teria de ser bem trabalhada, isto porque a letra não é extraordinária mas os sons são bastante agradáveis e ficam no ouvido, principalmente para os países que têm sons similares na sua cultura.
    Não me cabe a mim dar nenhuma pontuação, mas, e enquanto Português, creio que esta música ficará bem qualificada na final, contudo tenho as minhas reticências quanto à sua ida a terras germânicas.

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo com o comentário do DSR. Acho o tipo de música bastante apelativa, um tradicional moderno será sempre bem recebido no ESC, mas era necessário algumas alterações, um pouco mais de imaginação, maior diversidade nas vozes, está muito "corridinho", ouve-se o primeiro minuto e meio e já sabe a mais do mesmo, demasiado previsível. E o pior é que o grupo já disse em entrevista que não vão haver alterações na música... é uma pena! :)

    ResponderEliminar
  4. Também vou na onde, de que esta canção é animada, e mostra o toque português sem cair em grandes exageros. Acho que a actuação delas não vai fugir ás das Seis Po Meia Duzia, fica só pelo engraçado.
    Este foi um dos temas que me agradou á primeira audição e isso é importante...

    7 Pontos

    ResponderEliminar
  5. Tudo depende da apresentação e da 2ª parte: se houver contenção e não demasiada cor ese a 2º parte não foi copy-paste da 1ª, não poderá vencer! Surpreendam e teremos uma excelente representante!

    ResponderEliminar