Olhares sobre o FC2011 - Apresentação dos comentadores
Este é o painel de jurados do Olhares sobre o FC2011:
André Marques: (Portugal) Foi o responsável pela organização do Olhares sobre o ESC2009. Afirma que, como qualquer eurofã, o ESC faz parte da sua vida. Este certame é para ele uma fonte de entretenimento inesgotável, que mexe com as suas emoções e com o seu dia-a-dia. O FC faz parte dessa paixão. Considera-o um programa de televisão intemporal, que não tem de estar condenado à ideia da sua própria decadência e acrescenta que é preciso envolver mais a indústria musical portuguesa, continuar a dar espaço aos novos talentos, mas também promover os já estabelecidos.
Eurico Alves: (Portugal) Estudante de música e economia; está no escportugal desde de 2009. É um dos atuais administradores deste site (sendo também aquele que há mais tempo nele edita, entre os restantes elementos atuais claro), e responsável por iniciativas como: “Rumo a Oslo”, “Top10 dos leitores do escportugal”, “Diário da Votação Online”, bem como o “Olhares sobre o FC2010”, “Olhares sobre o ESC2010” e “Olhares sobre o FC2011”! O ESC é um dos grandes gostos da sua vida e afirma que sem o ele não faria sentido haver o FC. Considera que ainda há muito para fazer no que toca a estes certames em Portugal, contudo sente-se feliz pelos resultados dos últimos anos.
Fabiana Silva: (Brasil) É uma apaixonada pelo ESC desde 2002. Trabalha com o JanelaESC desde 2008, quando foi fundado, e colabora frequentemente com o Oikotimes. Acompanha o FC desde 2008 e crê que Portugal cresceu muito desde essa data. Pensa que o FC tem vindo a melhorar o seu nível ano após ano de tal forma que hoje é um país visto com muito respeito pela Europa e bastante cotado como finalista. Espera que a RTP tenha sempre consciência disso e que invista em artistas que podem elevar o moral lusitano dentro da competição e chegar o mais longe possível na final.
Fotis Konstantopoulos: (Grécia) É fundador do website www.oikotimes.com. Curiosamente, o que é hoje um dos maiores sites de fans da Eurovisão começou em formato de papel em 1985. Em 2004, o site ganhou vida, catapultado para a notoriedade em 2006 quando Atenas recebeu o Festival da Eurovisão. No ano de 2010, oikotimes.com atingiu o pico de audiências, atingindo mais de 135,000,000 de visitas em Dezembro (fonte DATAHOST.GR). Hoje, o site conta com cerca de 40 editores e correspondentes, fazendo a cobertura noticiosa em directo de várias finais nacionais. O site é totalmente gerido por voluntários, fans da Eurovisão. Pelo conjunto das canções, Fotis Konstantopoulos considera esta a melhor final nacional de Portugal em vários anos, contudo, gostaria de ouvir também a lingua inglesa para tornar o festival mais internacional.
Gil Silva: (Portugal) O ESC é um dos seus maiores vícios, motivo de prazer constante quando assiste, que o alegra no dia-a-dia e que causa o desejo de querer ver sempre cada vez mais e mais a qualidade aumentar. O Festival da Canção por estar directamente ligado ao ESC também é uma das suas grandes paixões. E um programa onde se dá espaço para ver/ouvir o que supostamente em termos musicais se faz de melhor no nosso pais. Inovação, Criatividade, Festa são as palavras-chaves com que este elemento do júri define os Festivais. É ainda de realçar que colabora com o escportugal desde a temporada de 2010.
Gonçalo Pedrosa: (Portugal) Tornou-se apaixonado pelos Festivais desde que um amigo o levou a assistir ao FC ao vivo. Viciou-se nas grandes produções feitas no ESC, no palco e nas atuações! Desde aí que se tornou fã e o FC bem como o ESC são tema de conversa constante entre o seu núcleo de amigos. Recentemente voltou a integrar o quadro dos editores deste site.
José Hernández: (Espanha) Sub-diretor e chefe de redação da página www.eurovision-spain.com. Gosta de assistir ao Festival da Canção, considerenado-o como uma das melhores finais nacionais.
Keith Mills: (Irlanda) É, desde 2002, o criador e administrador do site eurovisivo irlandês All Kinds Of Everything (AKOE), um dos mais seguidos da internet, durante as semanas anteriores ao concurso, e com bons resultados na previsão dos semifinalistas qualificados e resultados da final.Tem sido um grande fan do Festival da Eurovisão desde 1968, quando pela primeira vez o deixaram ficar acordado até tarde para ver o Festival. Durante os anos 90, quando residia em Dublin, pode acompanhar o espectáculo e os ensaios ao vivo. Como antigo DJ, em rádios e discotecas, adora musica pop mas o ponto alto de cada ano é a Eurovisão, e esteve sempre presente na plateia desde 2004. É um entusiasta de Portugal, já que gosta muito do nosso país e das pessoas, e nada lhe agradaria mais do que ver Portugal a vencer finalmente a competição. No ano passado esteve pela primeira vez no Festival da Canção e adorou. Este ano não vai estar por cá, mas vai estar atento e espera que Portugal escolha a melhor canção para Dusseldorf.
Nelson Costa: (Portugal) É editor, como voluntário, do site www.oikotimes.com desde 2007, cedo se destacando como fonte privilegiada das notícias eurovisivas sobre Portugal para vários sites e órgãos de comunicação nacionais e estrangeiros. Agora que já existem vários sites e blogues portugueses sobre a mesma temática, afirma que se vai retirando aos poucos para dar lugar "a outros fans e a outras pessoas". Não se lembra desde quando é fã da Eurovisão: "Talvez desde 1986", afirma hesitante. Sobre o FC 2011, é de opinião que este é o festival "com maior número de canções com possibilidades de representar Portugal em Dusseldorf" e, por isso, augura que o vencedor será "uma surpresa".
Nuno Carrilho: (Portugal) Descobriu a paixão pela Eurovisão em 2006 desde a emissão do programa "A Canção da Minha Vida". Em 2007 acompanhou o FC e o ESC, porém em 2008 foi quando ficou “totalmente fã”. Começou a escrever em 2009 no site escportugal, tendo feito já parceria com o site FestivaisRTP; foi ainda o principal dinamizador de "Francas Impressões", "Retornados" e muito brevemente de "ESC Portugal Awards".
Sanio Silva: (Brasil) É estudante de Psicologia, tem 22 anos, e nasceu na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Conheceu o ESC em 2007 e desde 2008 que trabalha com o JanelaESC. Posiciona-se a favor da diversidade e da modernização do festival, para que o evento se torne cada vez mais internacional. Considera o FC um grande evento, que tem melhorando muito nos últimos anos, fazendo frente às seleções nacionais mais tradicionais.
Theofilos Toronidis: (Grécia) Faz parte da equipa de um dos mais recentes sites internacionais dedicados à Eurovisão, o ESCDaily.com. Na sua experiência de três anos como jornalista conta com colaborações com a OGAE Grécia, OGAE Malta e ESCTime. Durante esse período escreveu sobre vários países membros da Eurovisão e teve a possibilidade de assistir a diversos eventos em diversas partes da Europa. O Festival da Canção é uma das suas finais nacionais preferidas. É um grande fã de Portugal e acredita que os dois países têm muitas coisas em comum.
Fonte: escportugal / Imagem: escportugal
Sem comentários