Olhares sobre o FC2011 - Sobrevivo


Música: Sobrevivo
Intérprete(s): Carla Moreno



André Marques: Creio que, este ano, no ESC, deveríamos fazer uma pausa das baladas e apostar em algo mais up-tempo. Mas será “Sobrevivo” a escolha certa para isso mesmo? Creio que esta canção traz algo de novo e diferente ao FC (e isso é de louvar) mas não traz nada de novo ao ESC.

6 pontos

Eurico Alves: Reconheço a sua qualidade técnica e a sua superioridade quanto à principal concorrente, “Tensão”. Parece-me que vem aí algo explosivo em palco contudo a sonoridade faz com que esta canção pareça igual a tantas outras. Parece-me óbvio que alcançará o top5 no FC, contudo, entre o restante leque de concorrentes, há canções mais indicadas para Dusseldorf.

6 pontos

Fabiana Silva: Acho o "uouououo" um tanto repetitivo e anos 90. Esperava mais de Andrej Babic e Carlos Coelho, que perderam o toque étnico que lhes era característico. É uma música muito comum, sem nada que possa atrair votos. É apenas, digamos, correta. "Canta por mim" era muito melhor e não conseguiu ganhar, não acho que será dessa vez!

6 pontos

Fotis Konstantopoulos: Esta canção é muito bonita, moderna e muito dançante. Se a Carla cantar esta música ao vivo como o faz nos segundos disponibilizados, teremos uma grande participação. Todos sabemos que tais participações têm a necessidade de uma coreografia perfeita e profissional, para que sejam consideradas fortes; “Sobrevivo” não foge à regra.

10 pontos

Gil Silva: Sendo sincero não gosto desta música. Percebo o “sucesso” que está a fazer, é uma música moderna porém apesar disso não gostava de a ver em Dusseldorf, pois apesar de ser algo novo no nosso festival, não será nada de novo no ESC.

5 pontos

Gonçalo Pedrosa: As participações da dupla Carlos / Andrej têm-me desiludido imenso, não é segredo que não fui fã do "Canta Por Mim" o ano passado, tendo pontuado bem a música na minha avaliação, por achar que até conseguia fazer algo a nível eurovisivo, neste ano acho a música uma simples imitação da Hera Bjork, para pior... A letra é má, a batita parece que remonta aos primórdios deste género musical... huntz puntz do início ao fim (muito básico)...
Sendo o Babic UM GÉNIO da grandes baladas, não entendo porque insiste neste estilo onde deixa muito a desejar... (L'Egoiste com a Evelyne estaria agora nas bocas do mundo se fosse participante do FC, For Eternety é BRUTAL, Tukaj Sem Doma é linda, já para não falar da Senhora do Mar)... Contudo a dupla terá votos garantidos dos seus seguidores mais assíduos... Mas atenção... para músicas mexidas temos uma bastante superior nas 12 finalistas.

4 pontos

José Hernández: Carla Moreno, com uma imagem atraente, apresenta um tema pop-dance, um dos mais europeus deste Festival da Canção, orelhudo, moderno, ainda que talvez pouco inovador. É uma aposta segura para a Eurovisão, com o handicap de que este tipo de temas tem tido resultados medíocres nos últimos festivais. Mas ao levar este tema, Portugal convidaria toda Europa a dançar, oferecendo uma imagem bastante moderna.

10 pontos

Keith Mills: Da mesma equipa de autores que produziu a famosa representante de Portugal em 2008, embora esta seja mais parecida com a canção de 2010, Canta por mim, interpretada pela Catarina Pereira, que ganhou o televoto. Pessoalmente acho que este tema é mais fraco do que os dois anteriores. Soa mais a algo que se ouviria numa selecção sueca e apenas a letra nos dá uma indicação sobre o país de onde esta canção nos chega. Seria uma boa canção para uma discoteca ou para conduzir ao sol, mas não tenho a certeza de que seja adequada para um concurso. Depende demasiado de como a a canção for apresentada.

6 pontos

Nelson Costa: Esta é daquelas canções que eu vou precisar de ver a actuação ao vivo para concluir se é esta que quero ver em Dusseldorf. O minuto e meio da demo mostra que aqui há originalidade, relativamente ao que estamos habituados a ver no FC.

10 Pontos

Nuno Carrilho: A Grande Surpresa do Festival! Outro grande tema da dupla Carlos Coelho/Andrej Bábic! Um tema divertidíssimo, original no Festival e muito promissor! No meu top pessoal, coloco o tema ex-aequo com outro tema, mas visto as opiniões dos eurofãs, acredito que será este tema a seguir para a Eurovisão! E se for essa a escolha fico contente, pois é um dos meus favoritos!

12 pontos

Sanio Silva: Apesar de ter sido bem recebida pelos fãs, esta é uma das canções mais fracas da competição. A música simplesmente chegou pelo menos 10 anos atrasada, e é uma grande surpresa ver compositores que já trouxeram grandes temas para o FC e para o ESC a ser responsáveis por algo assim. A refrão é antiquado, a produção deixa muito a desejar, o único ponto forte desse número será o vocal de Carla Moreno. Séria um candidato a alcançar um resultado similar ao da República Checa em 2008. Seria muito interessante se Portugal apostasse numa canção pop, mas é importante que seja um tema de qualidade.

2 pontos

Theofilos Toronidis: Não gosto mesmo nada desta canção. Não tem nada de especial que possa destacar. Também dá a sensação de já a ter ouvido antes. Talvez fosse uma canção agradável para ouvir no verão, numa discoteca, ou algo do género.

2 pontos

Total: 79 pontos

3 comentários:

  1. Bem... opiniões são opiniões e não passam disso. A minha é que Sobrevivo não nos vai conseguir levar lá. Pena pois é uma forte tentativa.

    ResponderEliminar
  2. É louvável a persistência da equipa supra mencionada pois, pelo que sei, e peço desculpa se erro o número, é a 3a vez que tentam representar Portugal na Eurovisão, e só pelo esforço, pelo empenho e pela dedicação merecem o nosso maior apreço e consideração.
    No que diz respeito à canção em si, honestamente não foi uma daquelas canções, como outras que estão a concurso, que me tenha chamado imediatamente à atenção. A letra, pessoalmente, não acho que se muito agradável, contudo alguns elementos da música são, para mim, interessantes. A ideia da equipa é levar algo similar ao que os nossos "vizinhos" Suecos enviam, mas não chega lá perto.
    De todas as formas, boa sorte e espero que obtenham uma boa qualificação.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito desta musica, a muito tempo que defendia os SantaMaria no FC, o Carlos Coelho fez-me o favor de levar uma canção na linha deles. É verdade que pode ser um estilo já um pouco visto na Eurovisão, mas quando bem produzido, interpretado e apresentado, não tem desiludido muito nos resultados. A Carla é uma boa cantora, a musica é catchy, tem um refrão orelhudo e se tiver uma boa produção (atendendo ainda que é uma demo), podemos ter a grande candidata aos 12 pontos do publico.

    10 Pontos

    ResponderEliminar