Olhares sobre o ESC2013: São Marino
Intérprete(s): Valentina Monetta
Tema: Crisalide
Eurico Alves: São Marino,
ao contrário do ano passado, decidiu levar uma canção ao ESC. De facto a canção
deste pequeno principado tem muita qualidade mas entra no campo do previsível e
a certa altura leva a crer que já ouvimos isto antes. Quase que dá para dividir
esta canção em duas. A primeira parte pouco ou nada tem a ver com o final,
podendo deixar o ouvinte um pouco confuso. Acho que se devia ter seguido um
único caminho e tê-lo explorado ao máximo. Assim esta canção acaba por ser uma
incógnita com sabor a pouco, além de que vem de São Marino, meio caminho andado
para não passar à final.
5 pontos
5 pontos
Fabiana Silva: É a canção
sobrevalorizada da temporada, porém, diferente de "Euphoria" (que
ganhava vida com a voz e a 'excentricidade' de Loreen), "Crisalide"
não tem nada de original, de bem produzido ou de impressionante. O maior ponto
positivo é a técnica vocal de Valentina Monetta, que nem combina com o estilo
da segunda parte da música. Por sinal, o grande erro foi essa segunda parte,
uma bonita balada orquestrada ter virado um dance sem graça e sem criatividade
- no Eurovision 1999, talvez, essa música ficasse no top-10 com algum
merecimento, mas hoje em dia, soa velho como seu compositor (polêmica!). Deve
passar pela sua popularidade inexplicável, mas tirará o lugar de muitos que
tentam fazer algo mais criativo e dentro de seu estilo.
1 ponto
Guilherme Santos: A canção surpreende especialmente em comparação com 2012.
2 pontos
2 pontos
João Carvalho: A língua italiana é
sempre irresistível e apesar de esta música da Valentina ser bastante melhor
que a música das redes sociais do ano passado, escusava de ter duas partes tão
distintas, parece mesmo que estamos perante duas músicas numa só, o que é um
pouco estranho.
5 pontos
João Diogo: Estava à espera de uma música
dedicada a outra rede social mas a Valentina resolveu surpreender. Com mais
audições já lhe consigo achar mais piada mas continuo a não gostar do facto de
começar com um rumo e acabar com outro completamente diferente. Há um ponto em
que parecem três músicas numa só.
5 pontos
Nuno Carrilho: Na minha opinião, a grande surpresa
do ESC2013! Aquando do anúncio de Valentina Monetta como representante de São
Marino em Malmö, nunca pensei num tema deste calibre! Não é daqueles temas
perfeitos, verdade seja dita, mas tendo em conta o que foi apresentado em Baku,
este é sensacional. Além disso, foi muito bem recebido pelo público, sendo que
por isso, acho que São Marino estará na Grande Final, mas onde não acredito que
consiga um lugar acima do 15ºlugar, infelizmente.
12 pontos
Patrícia Gargaté: Parece que a Valentina se tornou o
novo amor dos eurofãs. É verdade que ela é capaz de muito melhor do que fez no
ano passado, o que se verificou com a canção deste ano. Apesar da boa mudança
não é de perto das minhas favoritas. Merece uma ida à final, sim, mas sem
grandes aparatos.
8 pontos
Paulo Morais: E será que à segunda é de vez? Depois
de um Network assim mastigado, chega-nos agora uma Crisalide à la Siegel.
Nota-se que foi feita e pensada para o ESC, tem os clichés típicos eurovisivos,
imagino a Valentina a ser fustigada pelas famosas ventoinhas. Pessoalmente gostava
que voasse até à Final.
8 pontos
Pedro
Sá: Isto é bastante
interessante…durante 2 minutos. Depois, poupem-me a semelhante tortura. O
minuto mais camp do ano.
Insuportavelmente disco no pior que
essa adjetivação tem.
5 pontos
Sânio Silva: São
Marino volta a apostar no italiano, e pela primeira vez é um dos candidatos
mais fortes a classificação. Tentando tirar da memória do público a péssima
canção do ano passado, Valentina volta ao Eurovision com uma dramática balada
que termina como um pop disco. A música parece misturar o típico schlager do
Eurovision com a tradicional música italiana, e o resultado é muito bom - mesmo
pecando um pouco na originalidade. A apresentação promete ser bombástica, e o
pequeno país pode realmente sonhar com uma classificação.
8 pontos
Total: 59 pontos
Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.
A canção de São Marino vai muito bem até ao minuto final, altura em que parece metamorfosear-se em algo foleiro e desagradável. Concordo, preparem-se para uma ventania em e quilómetros de tecido esvoaçante em palco. LOL Há fans que vibram com tudo isto. Ao menos, que alguém se divirta. Boa sorte.
ResponderEliminarP.S.: os dois primeiros minutos merecem ir à final.
Já toda a gente sabia que o Nuno ia dar 12 pontos.
ResponderEliminaradoro ventoinhas do ESC. YUPIIIIIIIII
ResponderEliminarUma composição estranha que evolui realmente sem voltar atrás, ou seja não tem uma construção clássica com o refrão pelo meio e no final. Por isso tem mais interesse do que as baladas clássicas que pululam nesta Eurovisão. Mas isso é também o ponto fraco porque o ouvinte à primeira não se pode agarrar ao que lhe é dado a conhecer no intróito instrumental. No fundo, é uma tentativa do Siegel agradar a gregos e troianos arriscando a ficar-se pela eliminação (num concurso onde o seu rival também está presente e cheio de mel). Ele também quer ficar como o Sr. Eurovisão mas tem mostrado bastantes dificuldades. No entanto, a construção musical aqui tem bastante lógica, partindo do som de crisálida até som de voo da borboleta... de facto, não se pode voltar atrás, tem de ser progressivo se há dinamismo melódico a sublinhar a letra. Mas quem não compreende o italiano entenderá esta crisálida transformada? Uma incógnita.
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