Olhares sobre o JESC2015: Bulgária



Bulgária
Intérprete(s): Gabriela Yordanova & Ivan Stoyanov
Tema: Colour of Hope




Fabiana Silva - Depois do show dado por Krisia e os irmãos Hasan & Ibrahim em Malta, seria muito difícil para os búlgaros manterem o nível em 2015. Gabi e Ivan são ótimos cantores, sabem se apresentar ao vivo, são bastante expressivos... mas não têm aquele algo a mais que o trio de 2014 tinha para enfeitiçar o público. Além disso, a música desse ano é mais fraca e não empolga.

06 pontos

Gonçalo Vieira - Chega o tempo do país organizador do certame. Este ano, a Bulgária apresenta-nos um duo que promete ser uma peça importante nos resultados do próximo sábado. Ao ouvir esta canção pela primeira vez, nada contudo me chamou à atenção. Apenas parecia ser uma balada bonita com duas crianças a cantar. Mas é daquelas canções que depois entranham... Acredito que possa ser uma aposta bem sucedida por parte da Bulgária, tendo em conta que joga em casa. Para ganhar, a história já pode ser outros "quinhentos"! Há que ter em conta que a Bulgária tem concorrência pesada, o que poderá dividir votos.

08 pontos

João Diogo - O país da casa traz-nos uma proposta um pouco cliché. Baladas sobre a paz é coisa que não falta (não querendo tirar qualquer importância ao assunto) e esta é apenas mais uma. A música não é má, mas também não se destaca, correndo o risco de poder ficar esquecida.

05 pontos

Jorge Leiria - Este ano a Bulgária volta a apostar numa balada, desta vez um pouco mais serena e não tão heróica. É uma canção que fala da esperança pela renovação do mundo. Musicalmente bem estruturada, sempre em crescendo mas com boas diferenças nas dinâmicas e secções. As duas vozes combinam bem, tanto a solo como em fusão. No final, as harmonias nas vozes são uma boa escolha, pois deixam a ideia de esperança que a música quer passar.

08 pontos

Nuno Carrilho - Depois da grande prestação de 2014, a Bulgária mostra-nos que ‘passar de cavalo a burro’ é uma tarefa bastante simples! É das piores candidaturas do ano, onde nada encaixa, começando pelos cantores: se a Gabriela foi a vencedora da final nacional, porque raio o Ivan, segundo classificado, foi incorporado no tema? Além disso, o tema passa totalmente despercebido e muito difícilmente conseguirá cativar o público e o júri. Parece-me que estamos na presença do último classificado do JESC2015!

03 pontos

Patrícia Gargaté - A Búlgaria leva ao palco do JESC a mítica canção sobre paz. Não sei até que ponto ao vivo as vozes dos cantores não irão tornar-se irritantes ao ouvido... estarei cá para ver. Vale pela mensagem, melodia e pelo final onde sei que vão fazer o coraçãozinho com as mãos!

05 pontos

Pedro Fernandes - Depois do sucesso do ano passado, este ano os anfitriões arriscam-se a repetir a proeza do 2.º lugar novamente, mas a contar de baixo! A proposta da Bulgária é antiquada e deixa muito a desejar! Não vejo muito sucesso nesta participação e, se isso acontecer, vai ser uma grande surpresa!

04 pontos

Pedro Madeira  – Um dueto que não funciona. Música banal, letra banal, interpretações banais. Mais um tema fraco, produção dos anos 90 que desvaloriza ainda mais o que já não é bom. Fim da tabela!

05 pontos

Salomé Silveira Pessoalmente, nem sei o que diga sobre o tema da Bulgária. A música está longe de ser das minhas favoritas... é demasiado morta! É bastante monótona... Sobre os cantores, prefiro ouvi-los em dueto que em solo!

06 pontos

Total: 50 pontos 

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

1 comentário: