Olhares sobre o ESC2016: ARJ da Macedónia



ARJ da Macedónia
Intérprete(s): Kaliopi
Tema: Dona



André Moreira - A aposta num regresso da aclamada Kaliopi pareceu-me rebuscada aquando o seu anúncio. Tendo em conta do que foi capaz em Baku senti que era muito cedo para regressar com uma nova música. O facto de existir o fator tendencial de comparação entre propostas prejudica-a imenso. Por um lado, tínhamos em 2012 uma música com garra, impactante, agitada e intensa – este ano temos uma música com pouca garra, repetitiva e pouco demonstrativa do espectro vocal desta maravilhosa cantora. É daquelas propostas que eu adoraria gostar mais e que, infelizmente, não a consigo considerar mais do que um médio-fraco. Creio que a final pode ser atingida devido aos dotes vocais da cantora, porém, não deve escapar de uma 20ª-26ª posição na final.

5 pontos


André Pereira - Olá, olá, bem vindos ao Festival da Eurovisão da Canção 1970… Atenção Kaliopi, estamos em 2016! Esta canção é tão má, mas tão má, que nem sei o que dizer! Bem, Kaliopi tem uma voz muito boa e canta excelentemente bem, mas eu esperava muito mais da Macedónia este ano! Fiquei muito desiludido.

1 ponto


Daniel Fidalgo - Infelizmente, Dona não tem nem metade da qualidade de Crno I Belo, tema representa de ARJ Macedónia, no ano de 2012, interpretada também por Kaliopi. A canção é daquelas baladas com influências rock, que já se ouviram vezes e vezes sem fim. O número de pontos atribuídos vai para a força do refrão e para Kaliopi, que apesar de tudo ainda possui um extraordinário potencial vocal e uma grande atitude em palco.

5 pontos


Fabiana Silva - Entendo que o público eurovisivo esperava outra coisa de Kaliopi, algo mais próximo de “Crno i Belo”, mas quem é fã da cantora sabe que “Dona” é exatamente o tipo de música que ela costuma fazer e que ela se sente confortável interpretando. Cada segundo da melodia tem a cara dela e, com certeza, o foco será colocado todo na performance ao vivo, que é seu ponto mais forte. A Macedónia tem um dos melhores vocais do ano e o final da música, com aquele falsete altíssimo, deve levar o público à loucura!

12 pontos


Hugo Sepúlveda - Quando se tornou conhecimento geral de que Kaliopi estaria de volta, acredito que as expectativas subiram, no geral e penso que Dona não esteja totalmente à altura das mesmas. As comparações a Crno I Belo são inevitáveis. O instrumental não é nada de novo, mas pelo menos é um pouco diferente das restantes músicas do certame. Cantar na sua língua materna é outro ponto que enaltece a proposta da Macedónia, mas sem dúvida que o grande ponto forte reside na intérprete. Detentora de uma grande presença e voz, Kaliopi traz uma nova dimensão a este “obrigado” e acredito que com a sua força na atuação, possa disputar um lugar na final.

4 pontos


João Diogo - Quando foi anunciado o regresso da Queen Kaliopi à Eurovisão fiquei muito contente e pus as expectativas lá no alto. Gosto de Dona mas não é um Crno i Belo, uma das minhas canções eurovisivas preferidas de sempre. Espero que ganhe muito com a interpretação ao vivo, algo que aconteceu em 2012, e que Kaliopi consiga pelo menos chegar à final. Talvez tenha sido um regresso muito precoce.

6 pontos

Nelson Costa - Crno i Belo” é uma das minhas canções favoritas dos últimos anos. Por isso, foi com muita surpresa e alegria que soube da notícia do seu regresso ao festival. Numa primeira audição, fiquei desapontado com “Dona”, contudo, o tema foi crescendo no meu top. Kaliopi oferece muita emoção ao tema e espero que, tal como em 2012, consiga no palco de Estocolmo o momento “wow” que lhe falta no videoclip.

7 pontos

Patrícia Gargaté - A Kaliopi está de volta e eu fui uma das contentes com esse facto. Adorei a apresentação em 2012 e gosto muito de Dona. A Macedónia vai representada com uma canção forte e uma performer ainda melhor! Sem dúvida uma passagem à final merecida. Dica para Estocolmo : apresentação simples, acho que o carisma da Kaliopi vale por si só.

8 pontos

Pedro Fernandes - Confesso que no início não achei piada nenhuma a “Dona”, mas foi-me conquistando aos poucos, muito por causa da incrível voz de Kaliopi que entrega-se de forma sublime e muito elegante ao tema e tenho a certeza que o fará em Estocolmo também. Apesar de achar “Dona” inferior a “Crno i Belo”, antecipo a qualificação pelos motivos acima mencionados, mas não vai obter o mesmo sucesso de 2012, desculpa Kaliopi...

6 pontos

Rui Ramos - Subirá ao palco a majestosa Kaliopi. Um regresso ao palco eurovisivo muito aguardado pelos fãs e que em nada irá desiludir! Uma música que marca porque é repetitiva e porque essa mesma repetição é universal. Dona Dona Dona!! Espero uma atuação soberba da representante da Macedónia que tem das vozes mais peculiares e apaixonantes desta ano. Está no meu top 15!

10 pontos

Sérgio Rego - Quatro anos depois, Kaliopi regressa à Eurovisão mas este é um daqueles casos em que mais valia a pena não ter tentado porque esta canção "Dona" é bem menos apelativa que "Crno i belo" de 2012. Não obstante o talento e carisma de Kaliopi, esta canção acaba por ser extremamente datada, quer a nível de melodia, quer a nível de arranjos. Parece uma balada italiana de há 20 anos atrás. Tenho a certeza que Kaliopi dará o seu melhor mas tenho sérias dúvidas que a Macedónia consiga passar à final este ano.

5 pontos


Total: 69 pontos


1 comentário:

  1. Não gosto dos temas musicais, o mesmo é dizer do tipo de música,que esta senhora interpreta nem do seu timbre de voz. A primeira vez que assisti a uma 1ª participação sua fiquei quase convencido que não passaria à outra fase, mas passou, em detrimento da portuguesa que era melhor, na minha opinião.Desta vez vem com uma Dona que parece que não a ouve, porque ela clama tanta vez Dona, Dona, Dona e esta não aparece nem se faz ouvir. Pela sua simpatia e beleza insinuante, atribuo-lhe 3 pontos.

    ResponderEliminar