Olhares sobre o ESC2016: Arménia



Arménia
Intérprete(s): Iveta Mukuchyan
Tema: LoveWave



André Moreira - Apercebemos-nos desde que surge um sussurro “Hey, It’s me” que não estamos perante um cliché eurovisivo. Iveta traz consigo um monólogo que inicialmente causa algum transtorno, mas com o qual nos acabamos por afeiçoar. Não bastando o talento vocal, que é evidente nas suas atuações já realizadas com a própria música, Iveta traz-nos uma letra satisfatoriamente elaborada. Um “terramoto” numa vida quando o amor lhe toca. Não obstante a voz e a letra, somos contemplados com um instrumental étnico que nos faz viajar até ao oriente. A música tem imensa qualidade, porém, não se tratando de algo com que habitualmente somos presenteados, considero que a Arménia poderá sofrer com essa condição. Uma excelente performance será necessária para que os corações dos telespectadores se unam à música. Tem tudo para correr bem, mas também para correr mal. Estou receoso com aqueles longos segundos, permitam-me chamar-lhes de “segundos de thriller”. É um momento em que se começa a aguardar uma explosão na música e a performance terá de dar resposta a esta solicitação. Passa à final na qual poderá tão facilmente ser um top 10 como ficar numa posição menos boa (abaixo do 20º) todavia é certo que estamos perante uma proposta muito superior à do ano transato.

7 pontos


André Pereira - Quando a canção foi apresentada eu não gostava nada da música, mas com o passar do tempo, e com mais audições, comecei a gostar! Iveta tem uma maravilhosa voz, bastante poderosa. O instrumental da música é talvez dos melhores deste ano, com uma grande composição e com diversos sons e a letra é bastante interessante! Arménia, como sempre irá conseguir lugar na Final e este ano não é excepção.

6 pontos


Daniel Fidalgo - Excesso! Demasiado potencial vocal e demasiada produção acabaram por tornar a aposta numa canção sobrecarregada. Destaque positivo para a influência musical do país, mesclada com o instrumental da canção. Apesar da sobrecarga, é de evidenciar que uma prestação em palco sólida e eficiente poderá levar Iveta à final e, quem sabe, a um top 10.

7 pontos


Fabiana Silva - É uma escolha muito arriscada por parte da ARMTV, pois, além de ser diferente de tudo o que Iveta já fez, é também diferente de tudo o que já passou pelo Eurovision. “LoveWave” me causou choque num primeiro momento e precisou de mais de uma ‘escutada’ para que eu começasse a me acostumar com ela. Ainda assim, acho que esse tema permite uma performance ousada, o que anda valendo bastante no Eurovision.

5 pontos


Fernanda Ribeiro - A Iveta, representante da Arménia, enfrenta este ano uma forte competição, mas, a Arménia tem por hábito de conseguir um bilhete para a final, mesmo quando menos se espera. Com uma voz poderosa ao longo dos 3 minutos, tambores bombásticos e alguns elementos étnicos introduzidos na medida certa, consegue o feito de não me convencer completamente. Aquele efeito alarme introduzido na canção, tentando partir para um climax que nunca acontece, é para mim um grande turn-off!


Hugo Sepúlveda - A Arménia traz-nos uma música com bastante força e um tema recorrente – o amor. A nível de letra, pelo menos não é recheada de clichés e no que toca ao instrumental, é bastante complexo e algo difícil de digerir, e apesar de não ser muito catchy, não fica indiferente. O seu ponto forte é a atuação ao vivo, que resulta muito bem e com a voz e presença de Iveta, acredito que consiga chegar à final.

6 pontos

João Diogo - LoveWave tem um dos instrumentais mais modernos desta edição e conjuga, de forma fantástica, o violino com sons típicos da Arménia. Não é um tema fácil de entender à primeira audição mas quando se ouve duas, três vezes acaba por se entranhar. O início, com a Iveta a sussurrar, é delicioso. No entanto, ao longo de todo o tema, ela parece arranhar um pouco a voz o que não cativa muito. A apresentação em palco pode catapultar esta LoveWave de um lugar muito modesto na final para um top10, e com uma música destas a Arménia tem de criar algo fantástico.

6 pontos

Nelson Costa - Cada vez mais os países apostam em seleções internas, com artistas e canções estudadas e pensadas diretamente para o concurso a que se destina. Este é um dos casos de sucesso: uma artista com A maiúsculo e uma das canções mais criativas deste Eurofestival. Esta canção destaca-se precisamente por ser diferente. Estranha, de uma certa forma, mas realmente original. Gosto particularmente do timbre da intérprete e dos sons que, facilmente, distinguimos como sendo provenientes do Cáucaso. Espero que Iveta consiga transportar, para o palco de Estocolmo, todo o suspense e drama patentes no videoclip.

10 pontos

Patrícia Gargaté - A Arménia leva ào palco da eurovisão "LoveWave", um tema que tanto promete um espetáculo fantástico como algo completamente desapontante. Fico sempre à espera de excelentes apresentações em palco por parte da Arménia, o que nem sempre acontece. Sobre "LoveWave", é um tema muito bom mas sinto especial irritação com o suspense inicial de cerca de 15 segundos (é muito tempo!!) para depois não haver algo explosivo, mas sim um simples uhuhhuhuhhhuh. Pontos positivos para os sons étnicos muito bem inseridos numa canção comercial, para (quase) todos os ouvidos. Quando à Iveta, tem potencial para a nossa rubrica Hot or Not do vidas e não só! Um poço de sensualidade. Dica para Estocolmo: Misturar uma fatiota algo sensual, sem ser vulgar, com os acessórios tradicionais da Arménia (como fez a nossa querida Sirusho AQUI), são giríssimos e resultariam muito bem.

10 pontos

Pedro Fernandes - O tema arménio é estranhamente interessante, um darkpop interessante e aquela intro na canção, além ser um ponto diferenciador nesta canção pode resultar muito bem em palco, já imagino as luzes a piscarem intensamente e a tensão a aumentar. A introdução de instrumentos arménios está feita de forma bastante interessante também. Resumindo, a Arménia tem uma proposta interessante e prevejo o TOP10.

7 pontos

Rui Ramos - Este país já levou de tudo e eu de quase tudo gostei. Este país tem vontade de vencer e isso é de louvar. Para marcar presença já bastam alguns. Este 'LoveWave' é do mais moderno e do mais interessante que se ouvirá por Estocolmo. Tem um instrumental original com a mistura do pop com intrumentos e melodias tradicionais A Iveta tem tudo para rebentar com o palco. Mantendo a voz potente que demonstra ter, mais uma apresentação estrondosa, este país regressa ao top 10.

7 pontos

Sérgio Rego - Uma balada misteriosa que não entra no ouvido logo à primeira mas que vai cativando aos poucos. Tem uma melodia interessante e penso que tem potencial para uma actuação memorável. Realço como pontos negativos a fraca dicção de inglês da cantora, assim como a sua voz que considero pouco atraente. Arrisco a dizer que a Arménia já está na final.

6 pontos


Total: 77 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

5 comentários:

  1. Não posso com esta canção

    ResponderEliminar
  2. No início detestei, mas agora a cada audição gosto mais! Espero que alcance, ao menos, o top 10! Uma lufada de ar fresco vinda da Arménia!
    8 pontos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito. Tem algo de estranho que me agrada

    ResponderEliminar
  4. Ouvi esta música 2 vezes e não consigo compreendê-la, torna-se muito confusa aos meus ouvidos. Onde está o ritmo, onde está a melodia, nem a voz da intérprete é suficientemente sedutora para disfarçar esta planície alentejana.

    ResponderEliminar
  5. uma grande confusão... que não me cativou(a) - 3 pontos

    ResponderEliminar