Olhares sobre o ESC2016: Croácia
Intérprete(s): Nina Kraljic
Tema: Lighthouse
André Moreira - A Croácia decidiu regressar ao Festival da Eurovisão da Canção e fê-lo com uma maturidade bastante inesperada por mim. Nina Kraljic traz em 2016 a melhor proposta croata de todos os tempos. Uma letra que se me dissessem ser de origem portuguesa eu acreditaria. O jogo com os elementos náuticos, os navios, os portos e os fenómenos climatéricos juntamente com um estado de espírito negro, em lágrimas, pronta para mudar… são muito próximos aos elementos utilizados pelo português quando nos fazemos representar. Andreas Grass e Nikola Paryla são os responsáveis pela introdução destes elementos na música e pela sua composição. Nina Kraljic tem uma imagem forte e um timbre muito bonito. Precisará de muita atitude e de uma performance pouco estática. A imagem da Nina Kraljic na mesma posição em palco não pode acontecer ao vivo quer na semifinal quer na final. A música por si não me cativa a 100% mas observo-lhe qualidade evidente para este 2016 algo dececionante em comparação com o seu antecessor ano eurovisivo. Embora seja considerada uma das favoritas à vitória não a consigo observar além de um 5º lugar – com uma boa performance.
André Pereira - Melhor música que a Croácia leva á Eurovisão, e também uma das melhores músicas que participam na Eurovisão. A minha favorita deste ano, e claro espero que consiga um TOP5! Nina tem uma voz bastante doce, que me deixa todo arrepiado, e tem um grande carisma a interpretar esta maravilhosa canção. Quanto à composição e à letra estão ambas bastante boas! Este ano sim a Croácia vai conseguir uma grande classificação! Muitos Parabéns Croácia!
12 pontos
Daniel Fidalgo - A Croácia volta ao certame mais forte do que nunca. Nina possui a voz mais carismática desta edição. Com uma canção mágica e espiritual, Lighthouse encontra-se na linha da frente e a disputa pelo pódio pode não ser apenas uma mera ilusão.
12 pontos
Fabiana Silva - Uma das melhores propostas do ano, que merece muito o posto altíssimo em que está nas casas de apostas. “Lighthouse” lembra mesmo “Only Teardrops”, porém, a voz aguda e suave de Nina eleva o conjunto a outro nível, muito mais misterioso e interessante. Já sabemos que a cantora croata tem um vocal muito preciso e excelente presença de palco, contudo me preocupa o que a HRT fará no palco da Globen Arena – ainda tenho na memória a apresentação de 2012, que acabou destruindo parte das chances de classificação de Nina Badric.
12 pontos
Fernanda Ribeiro - Se um farol fosse música, e, se algures no mundo, existisse um farol que não está devidamente colocado no melhor ponto da costa, esse farol poderia ser esta canção da Croácia. A canção tenta ter um som dos balcãs: às vezes parece que o tem, mas efectivamente, não tem. A Nina tem uma voz lindíssima, a melodia é bonita, tem espiritualidade, mas, vai continuando um pouco plana. Isto poderia ter ficado muito melhor? Claro que sim! Contudo, não deixa de ser uma bonita melodia!
Hugo Sepúlveda - A Croácia é um país que este ano regressou à competição, surpreendendo muito com o tema Lighthouse. Não sou propriamente um grande fã, gosto da temática da música e o instrumental não é mau de todo. A nível de atuação, espera-se certamente (e algo previsível) um fundo escuro com efeitos luminosos; vocalmente, Nina não surpreende, mas considero que a sua voz se adequa ao tema. Poderá chegar à final, mas dependerá muito da atuação.
5 pontos
João Diogo - Lighthouse é uma das melhores canções do ano. Tem um instrumental fantástico, que combina muito bem sons balcânicos com modernidade e que se nota que foi feito a pensar na Eurovisão. Para além disso a Nina tem uma voz fantástica e, do que vi das suas performances no The Voice, não desilude nada ao vivo. Se a Croácia souber apostar na apresentação em palco pode sair de Estocolmo com um grande resultado.
10 pontos
Nelson Costa - “Lighthouse” é um pequeno tesouro por revelar, com um instrumental fantástico e uma interpretação mágica por parte de Nina, que tem uma voz única, cristalina e inconfundível neste festival. A adição de instrumentos dos balcãs ainda tornou esta canção mais poderosa. Estou perfeitamente convencido que a Croácia regressará à final da Eurovisão 7 anos depois. Tal como algumas canções da Eurovisão do passado, soa-nos a algo genuíno: uma canção e uma voz! Não será preciso muito mais para encantar em Estocolmo.
12 pontos
Patrícia Gargaté - Uma boa aposta por parte da Croácia este ano, isto tem um potencial daqueles (que pode correr bem ou mal). Sinceramente desejo o melhor a esta música, tem personalidade, tem voz e presença. A Nina é um exemplo de quem não precisa de se bandolear para causar impacto. Dica para Estocolmo: Não precisa de haver movimento nem danças desnecessárias, um bom jogo de câmeras resolve e deixa a atuação muito mais sincera e eficaz!
Pedro Fernandes - Que grande regresso da Croácia! Há que se congratular o facto de estarem a arriscar e do meu ponto de vista muito bem pois acho que esta canção, apesar de ser um tanto ou pouco imprevísivel de saber como irá resultar em palco, pode surpreender de forma muito positiva! O arranjo é muito moderno, com o bass e os elementos étnicos a conjugarem-se muito bem, para além da Nina ter uma voz bastante agradável. O espírito do tema leva-me a "Only Teardrops" de Emellie de Forest que venceu a edição de 2013 e não há nenhum motivo para achar que isso não possa acontecer com a Croácia se souberem aproveitar bem o palco em Estocolmo! Boa-sorte Croácia!
10 pontos
Rui Ramos - Não sei se mais alguém tem o mesmo sentimento mas 'Lighthouse' tem um instrumental que me leva para os tempos da Disney e que dá gosto ouvir. Uma sonoridade marcada com elementos étnicos que nos remetem obrigatoriamente para os balcãs.
Quanto à representante, Nina Kraljic nesta música não consegue mostrar nem metade do que fez no The Voice croata. Certamente que não irá fraquejar, nem desiludir num live que necessitará de um estrondoso background para se realçar e não cair no esquecimento. Por agradável que seja de ouvir, não lhe daria um lugar na final.
1 ponto
Sérgio Rego - A Croácia regressa à Eurovisão com uma canção muito agradável, com claras influências de Ellie Goulding e Emmelie de Forest. Pode não trazer nada de novo à Eurovisão mas acaba por ser das minhas canções favoritas. Como tal, espero que a Croácia passe à final.
12 pontos
Total: 103 pontos
Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.
Não foi este vídeo que eu vi, gosto até mais do outro, mais paisagístico, onde se ouve esta música que me soa bem como uma música de fundo para um documentário. Gosto mas não adoro e julgo que tem potencialidades para se misturar no grupo de prováveis finalistas. Dou: 8 pontos.
ResponderEliminarConsidero a proposta croata agradável; gosto, sem dúvida, da voz da intérprete e de todo o potencial que ela encerra - 6 pontos e lugar garantido na Final
ResponderEliminar