Olhares sobre o ESC2016: Polónia



Polónia
Intérprete(s): Michal Szpak
Tema: Colour Of Your Life



André Moreira - O país dos mais descontentes fãs eurovisivos deste ano. Michal venceu a seleção que dava como certa a vitória a Margaret. “Color of Your Life” reflete-se por associar a excelente voz de Michal a uma letra que tem tanto de bom como de cliché. A ideia antitética do branco e do preto, a expressão da solidão a bater à porta – algo tão gasto neste certame, torna-a um pouco banal nesse sentido. Em contrapartida existem algumas reflexões “there’s no smoke without fire” que concretizam bons versos. Não é fácil gostar deste tema. Parece muito datado e sem potencial, porém, gosto imenso dele. A sua progressão está muito bem pensada e a melodia é muito interessante. Necessita de uma atuação impactante, sem grandes exageros e que foque na voz de Michal. Creio que não será difícil a passagem à final. Um lugar no TOP 15 parece-me possível.

6 pontos


André Pereira - Bem… Não era a Margaret que merecia o lugar dele e nem ele merecia vencer a final nacional. Claramente Ola Gintrowska com a canção “Missing” é que mereciam a vitoria mas aquela performance estragou tudo. Bem, sobre esta canção não há muito a dizer, eu não gosto e é bastante aborrecida, apesar de ter uma boa letra. Até me faz lembrar as músicas dos filmes da Disney.

1 ponto


Daniel Fidalgo - A voz de Michal é indiscutivelmente uma das melhores vozes masculinas desta edição e o seu estilo é marcante o suficiente para impedir que a Polónia passe despercebida no meio de tanta cantiga. Relativamente à canção, considero-a agradável, mas sem qualquer tentativa de inovação. O refrão de Colour of Your Life segue os cânones de centenas de baladas que já passaram pelo certame que, cada vez mais, exige variedade e tomada de risco, para que se mantenha vivo ao longo do tempo. No entanto, acho bastaste possível que a Polónia marque presença na final do concurso e com um bom resultado, devido ao apoio que a canção irá ter por parte do júri.

6 pontos


Fabiana Silva - Eu era uma das defensoras de “Cool Me Down”, mas soube que ela não tinha chances de vitória logo depois da primeira performance ao vivo. Michal me conquistou com um vocal consistente e com um carisma impressionante, que elevaram a relativamente corriqueira “Color of Your Life” a um nível altíssimo. Certamente o vejo na final e, quem sabe, até conquistando um merecido lugar no top-10 – contra tudo e todos, principalmente contra os fãs de Margaret.

8 pontos


Hugo Sepúlveda - A proposta polaca desagradou muita gente, mas, sinceramente, não concordo com o desagrado. O tema tem uma sonoridade que nos remete para o passado, mas não soa como tal, datado. Ainda que se torne um pouco repetitivo na parte final, é uma proposta que facilmente fica no ouvido. A nível de letra, foi das que mais me agradou este ano. A música pede uma atuação simples, mas ainda assim, às vezes “less is more” e acredito que Michal Szpak consiga proporcionar uma grande atuação. Além de ter presença de palco, o ponto mais forte da música centra-se na grande voz do intérprete. Este ano penso que a Polónia não precise de uma cadeira de rodas para passar à final. 

6 pontos

João Diogo - Se considero Malta um tema subvalorizado o que dizer da Polónia?  Só porque a favorita dos fãs não venceu, Color Of Your Life não tem recebido o apoio que merece (isto acontece vezes sem conta). É uma das melhores baladas do ano e que ganha vida graças ao Michal. Considero-o como um dos melhores intérpretes do ano, bem lá em cima ao lado do israelita, e é graças a ele que este tema fica ainda melhor. Acredito que vá surpreender muita gente em Estocolmo, basta ver pelo sucesso que está a fazer no YouTube, e espero que não cometam exageros na apresentação em palco. Porquê ser um favorito dos fãs quando podes ser um favorito do público?

8 pontos

Nelson Costa - A entrada da Polónia reduz-se a uma palavra: Michal. Excelente performer pop star, que poderá chamar a atenção pelo seu ar franzino e irreverente. É o look e a voz do artista que poderão salvar a noite da Polónia, que tem como base uma balada vulgar com uma letra muito pobre. “Tell me black or white/What color is your life” – branco e preto nem sequer são consideradas cores propriamente. Mas, ok, percebemos a ideia e a rima fácil. A emoção e a entrega de Michal ao tema quase nos convencem que estamos perante uma obra prima.

5 pontos

Patrícia Gargaté - O Michal é encantador e dono de uma poderosíssima voz. Por mais que digam que este é um tema datado cai bem em 2005, 2010 ou 2020. Isto é o que se pode chamar de intemporal, é bonito e o performer ajuda. Se as qualidades do Michal podiam estar mais destacadas? Podiam mas assim vai muito bem. E por favor, esqueçam a Margaret que ela foi péssima na atuação ao vivo. Sem dúvida que a Polónia escolheu pelo melhor, a todos os níveis. Um dos meus temas favoritos. Dica para Estocolmo : adicionar alguns elementos em palco, por exemplo balões de ar, que tal? Algo simples como o próprio tema, a presença do cantor é o toque irreverente que se precisa para fazer diferença. Comparações a Conchita são ridículas, diga-se de passagem.

12 pontos

Pedro Fernandes - Eis que quando todos esperavam o regresso de Edyta ao ESC, a montanha pariu um rato. Michal andou pelas gotas da chuva e arrecadou a vitória da final polaca com o tema “Color Of Your Life”. É uma canção diferente das que costumamos ver no ESC, não sei como vai resultar, mas qualidade tem, será que isto vai funcionar? Brevemente iremos descobrir. Estou curioso para saber como vai resultar em palco.

7 pontos

Rui Ramos - Faço parte do grupo dos que chorou a derrota da Margaret. Mas que rapidamente digeriu isso e se apaixonou pelo Michal Szpak. Como não? Tem a melhor badala do ESC, tem das vozes mais arrepiantes deste ano, a melhor masculina mesmo, e ele enche o palco. Se eu estivesse em Estocolmo em maio, esta era a 2ª bandeira que eu levantava de apoio.  Torço pelo top 5!

12 pontos

Sérgio Rego - A Polónia perdeu uma grande oportunidade de ser uma "fan favourite" este ano ao não escolher a moderníssima "Cool me Down" de Margaret. Ao invés, o povo polaco escolheu uma baladeca muito antiquada que muito pouco me diz. Bom, para ser sincero, a canção não é má de todo mas também não acho nada de especial. Michał Szpak é um bom cantor mas esta canção não traz nada de novo à Eurovisão. No entanto, penso que a Polónia poderá passar à final pois existem vários países na 2ª semifinal que tradicionalmente votam neste país. O maior obstáculo será a ordem de actuação.

4 pontos


Total: 75 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

5 comentários:

  1. Não compreendo muito bem quando as pessoas dizem que esta ou aquela música são datadas, porque independentemente de isso poder acontecer o que está sempre em causa é a qualidade que ela possa ter, de estar bem construída, de ter uma melodia agradável e a interpretá-la uma grande voz que se encaixe bem nesse tipo de música. É precisamente o caso desta representação polaca, que a somar a todas as alusões que referi tem ainda um predicado que eu aprecio muito, a capacidade de me surpreender, ter um valor superior ao que eu esperava pois quando ao olhar para a imagem do Michal Spatz, que eu desconhecia de todo, pensei para dentro de mim que estava prestes a ouvir uma composição copiada da aparência dele. Mas logo aos primeiros acordes deixei-me conduzir pela harmonia daquela música romântica quanto baste, sem exageros, por uma letra simples e bem feita, em contraponto com aquelas que querem dizer muito mas acabam por não dizer nada. E que dizer da voz? Perfeita no tom e na diversidade. Além disso, acho-o uma pessoa genuína, o que ainda dá mais realce à interpretação e ao tema. Por tudo isto, concluo dizendo que aqui está uma canção perfeita e é, sem qualquer dúvida a minha favorita nº 1 para ganhar o festival. Dou 12 pontos porque não posso dar 20.

    ResponderEliminar
  2. Boa música. Não é música para ganhar a eurovisão na minha sincera opinião. Mas pode muito bem estar na corrida ao titulo....ou não. Mas temos uma Polónia com mais uma "balada" mas muitissimo superior á do ano passado.
    Pontuação: 8 pontos

    ResponderEliminar
  3. "Este ano penso que a Polónia não precise de uma cadeira de rodas para passar à final". Mas que comentário tão infeliz do Hugo Sepúlveda!!!

    ResponderEliminar
  4. Que avaliação dos comentadores do Olhares mais ressabiada....

    Esta é uma das melhores canções do ano....uma canção intemporal (nada antiquada), com uma voz estrondosa, uma letra muito marcante.... acanção evolui de uma maneira espetacular.... prende desde o primeiro segundo.

    Um defeito....Michal e a sua postura demasiado "diva".

    ResponderEliminar